Você sente alguma dificuldade ao agachar ou pegar objetos no fundo do armário? Essencial para executar as tarefas diárias, a flexibilidade corporal envolve a capacidade de mexer certas articulações com a devida amplitude de movimento. No entanto, tal aptidão pode ser perdida em decorrência do avanço da idade e do sedentarismo, entre outros fatores.

Para desenvolver uma boa elasticidade, é importante adotar estratégias que auxiliem no processo. Independentemente da atividade exercida, é preciso alongar-se diariamente. Além de melhorar a postura e reduzir a rigidez muscular, ter um corpo mais flexível ajuda a prevenir o surgimento de possíveis lesões.

Neste post, abordaremos a importância da flexibilidade corporal e como é possível desenvolvê-la. Boa leitura!

Quais condições possibilitam uma boa flexibilidade corporal?

Seja na época de calor ou frio, nosso corpo precisa estar em constante movimento. Praticar um esporte ou exercícios regularmente prepara a musculatura para suportar as tarefas do dia a dia, além de contribuir com uma melhora na qualidade de vida.

Entre os principais benefícios de desenvolver uma boa flexibilidade, podemos citar:

  • um melhor desempenho nas modalidades esportivas;
  • a redução do risco de lesões;
  • a maior amplitude dos movimentos;
  • o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos e outros tecidos.

Entretanto, existem várias razões para sentirmos algum desconforto muscular ao longo do dia. Ficar muito tempo sentado, ter uma postura incorreta e não se alongar antes ou depois do treino causam a redução do nosso nível de flexibilidade.

Além disso, é importante termos consciência da maneira correta de realizar o exercício e do seu impacto em nossa resistência física.

Como melhorar a flexibilidade corporal?

Uma boa flexibilidade pode ser conquistada por meio de atividades simples. Dentro das rotinas de treinamento, os exercícios de alongamento têm como finalidade ajudar na prevenção de lesões e promover um ganho de força.

Além disso, podem ser realizados no conforto de casa, sendo ótimas opções para quem não tem tempo de frequentar a academia, e até mesmo no local de trabalho. Porém, assim como ocorre com a maioria dos exercícios físicos, é indispensável estar atento ao risco de executar o alongamento de maneira equivocada e se lesionar.

O ideal é realizar uma caminhada de cinco a dez minutos, para que o corpo esteja aquecido antes de se alongar. Portanto, é necessário começar pouco a pouco, principalmente se o praticante estiver meio enferrujado e com pouca flexibilidade.

A seguir, confira alguns exercícios que ajudam a melhorar a flexibilidade corporal.

Alongamento do quadríceps

Você conhece o músculo quadríceps femoral? Ele fica localizado no topo das coxas e é responsável por impulsionar o movimento de se levantar. Entretanto, ao passarmos muito tempo na posição sentada e não estimularmos o fortalecimento desse músculo, dores e problemas de flexibilidade podem se manifestar.

Comece o alongamento colocando a mão direita para trás. Em seguida, dobre a perna e segure o segmento superior do pé direito, aproximando-o do glúteo. Enquanto isso, é importante manter o corpo ereto e encolher a barriga.

Assim, é possível trabalhar também os músculos do abdômen, fortalecendo a porção de cima do quadríceps. Mantenha o movimento por 15 a 30 segundos e depois repita-o com a perna esquerda.

Alongamento do trapézio

O músculo trapézio está localizado na parte superior das costas (nas regiões lateral e posterior do pescoço) e nos ombros. Permanecer muito tempo em frente ao computador ou dirigindo pode acarretar uma tensão nesse músculo, o que provoca dores na cabeça e no pescoço.

Para iniciar o alongamento, incline sua cabeça na direção do lado direito, como se fosse encostar a bochecha no ombro. Segure por 30 segundos e, em seguida, retorne à posição normal. Repita o movimento com o lado esquerdo.

Alongamento dos glúteos

Para a pessoa que passa longos períodos sentada, o alongamento dos glúteos é uma ótima opção, pois evita o aparecimento de dores no nervo ciático e na parte inferior das costas — causadas por inflamações nos músculos e tendões das nádegas. Inicie o exercício sentando-se no chão da sua casa, sobre um tapete ou esteira, com as pernas estendidas.

Em seguida, dobre a perna direita e coloque o pé atrás da perna esquerda, próximo à coxa. Direcione a parte de cima do corpo para a direita e coloque a porção de trás do seu braço esquerdo sobre o joelho direito. Mantenha essa posição por alguns segundos (e repita do outro lado).

Quais cuidados são necessários durante o alongamento?

As atividades físicas proporcionam muitos benefícios à saúde, porém não podem ser realizadas sem o auxílio de um profissional. A maioria das pessoas não dá a devida atenção aos exercícios de alongamento que antecedem o treino, mas isso acaba provocando dores e lesões musculares.

O alongamento consiste em aumentar a elasticidade e flexibilidade muscular, preparando o corpo para as cargas que vai receber durante a execução da atividade. Cada organismo apresenta suas limitações e, por isso, é necessário tomar alguns cuidados durante essa etapa.

Postura e temperatura corporal

É essencial manter a postura correta e realizar os movimentos dentro do seu limite, visto que a prática constante propicia uma melhora na flexibilidade. Outro fator que pode influenciar em nossa elasticidade é a temperatura corporal.

Isso acontece devido ao fato de o alongamento favorecer o aumento do fluxo sanguíneo e a elevação da quantidade de oxigênio disponível nos músculos. Tal processo resulta no relaxamento da musculatura, reduzindo a sensação de desconfortos após a realização das atividades físicas.

Os exercícios são fundamentais para adquirir uma boa flexibilidade — assim como os aeróbicos melhoram a resistência. O sistema aeróbico utiliza como principal substrato a gordura, característica que o torna uma estratégia eficiente para quem deseja emagrecer.

Em contrapartida, a musculação também trabalha a capacidade cardiorrespiratória, possibilitando um aumento na temperatura do corpo e no gasto energético.

Por fim, é importante destacar que o caminho para uma boa flexibilidade corporal envolve adotar hábitos saudáveis, além de introduzir na rotina a prática de alongamentos específicos. Como resultado, será possível aumentar sua qualidade de vida.

Agora que você já sabe como melhorar sua flexibilidade corporal, não deixe de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e levar informação para seus amigos!