Desenvolver um novo estilo de vida é, para muitas pessoas, um desafio enorme. Entre a mudança dos hábitos alimentares e a prática constante de atividade física, é comum se sentir desmotivado e deixar de lado um dos seus principais objetivos: ter mais qualidade de vida. O fato é que, encontrando o exercício certo, fica fácil garantir a energia diária necessária para não desistir. Uma técnica que vem encantando diversos alunos é a aula de cross training, você já a conhece?

Capaz de estimular todas as regiões do seu corpo e os grupos musculares em pequenos circuitos, essa atividade envolve exercícios aeróbicos e anaeróbicos, misturando técnicas de força e aptidão física que auxiliam você a manter o foco no seu objetivo. Assim, você tem mais disposição não só para se manter ativo, como também para enfrentar o dia a dia pessoal e profissional.

Mas, afinal, como funciona esse exercício e como é possível praticá-lo? Neste artigo, separamos as principais informações sobre a aula de cross training para você se entregar ao mundo esportivo e alcançar de vez seu propósito. Acompanhe!

O que é a aula de cross training?

Para saber como funciona o cross training, é preciso compreender o seu conceito, você concorda? Como comentamos, essa atividade estimula o seu corpo a treinar diversos grupos musculares a partir de diferentes exercícios. Para isso, o educador físico divide o seu treino em exercícios aeróbicos e de força que precisam ser repetidos em pequenos circuitos.

Quer um exemplo para facilitar? Um corredor que busca aprimorar sua técnica pode investir em aulas de pedaladas ou braçadas na piscina, pois muda a estratégia de movimentação muscular sem deixar de lado a melhora do preparo físico e do seu desempenho cardiorrespiratório.

Além disso, você pode utilizar o cross training para complementar o treinamento funcional da musculação, já que ela visa somente o trabalho de músculos isolados. Isso faz com que todo o seu corpo trabalhe em conjunto, potencializando os seus resultados.

Como funciona essa atividade?

Com o conceito em mente, está na hora de conhecer como funciona a aula de cross training. De maneira geral, a duração de cada sessão depende do seu objetivo e, é claro, do seu preparo físico. Isso quer dizer que atletas de alto rendimento tendem a realizar treinos longos justamente por conseguirem suportar exercícios intensos por mais tempo.

Nesse sentido, para quem está começando, o ideal é investir em circuitos de 30 minutos, três vezes na semana. Assim, no segundo mês de prática, você já consegue perceber as melhorias no sistema cardiorrespiratório, a diminuição de medidas e de retenção de líquidos e o aumento da força muscular.

Você lembra que comentamos sobre a existência de exercícios aeróbicos e de força? Pois é, ao longo da sessão, o educador intercala atividades de maior intensidade muscular, para fortalecer grupos específicos, com técnicas que aprimoram o seu sistema cardiorrespiratório.

Em outras palavras, cada atividade apresenta um tempo certo de realização, normalmente dividido em 30 ou 60 segundos para as práticas mais intensas e cinco minutos para os exercícios de descanso. Assim, é possível intercalar um agachamento com peso e um tabata, ou uma flexão e a corda de pular.

Existe diferença entre cross training e CrossFit?

Com nomes parecidos, uma das maiores dúvidas de quem ainda não praticou cross training é a sua relação com o CrossFit. Afinal, existe diferença entre os dois? Se você acredita que a resposta é positiva, então acertou em cheio! CrossFit é uma marca registrada que só pode ser inserida em academias afiliadas, enquanto que o cross training é uma modalidade da educação física.

Isso quer dizer que quem busca o CrossFit não pode realizá-lo em instituições que não tenham associação com a marca. Assim, você precisa encontrar uma academia ou box para ter um acompanhamento de qualidade, além de equipamentos novos com manutenção constante. Isso faz com que você previna lesões e mantenha a sua saúde em dia.

Por outro lado, se você pretende iniciar o cross training, saiba que pode realizá-lo em qualquer instituição ou até mesmo em casa, desde que tenha um bom acompanhamento para que todos os exercícios sejam realizados da forma certa. Afinal, a maioria dos circuitos não demandam o uso de aparelhos específicos, utilizando somente o peso do seu corpo para potencializar as atividades.

Quais são os exercícios de cada treino?

Até agora, comentamos bastante sobre a existência de circuitos e seus diferentes exercícios para treinar cada grupo muscular de forma integrada. Mas, então, quais são essas atividades e por que elas são tão importantes? Antes de responder essa pergunta, você precisa entender que cada treino apresenta a sua particularidade.

Isso quer dizer que nem sempre você realizará os mesmos exercícios em casa sessão, muito pelo contrário: como a técnica busca o aprimoramento muscular e cardiorrespiratório, o educador físico deve explorar novas atividades para que diferentes regiões sejam estimuladas a fim de potencializar seus resultados.

Assim, é muito comum intercalar algumas atividades, como salto com agachamento, escada e flexão, barra de tração e TRX, uso de kettlebelts e boxe etc. Tudo depende da disposição do grupo e do seu nível de preparo. Além disso, existem outros exercícios que podem aparecer em diferentes práticas esportivas, como:

  • spinning: aula de bicicleta ergométrica;
  • tabata: técnica para melhorar a potência cardíaca e a qualidade do sistema respiratório;
  • kickboxing: une as técnicas de artes marciais com exercícios aeróbicos;
  • pilates e yoga: com exercícios mais pausados e de alta intensidade.

Há benefícios?

Quem pensa em aprimorar a sua qualidade de vida sempre busca benefícios ao começar novos hábitos. Um dos pontos positivos da aula de cross training é que ela oferece não só vantagens estéticas, como diminuir o percentual de gordura e definir a musculatura, mas também ganhos de saúde.

A seguir, listamos os principais benefícios que você conquistará ao praticar essa atividade com acompanhamento profissional e, é claro, com uma boa alimentação:

  • superar os seus limites;
  • saber trabalhar em grupo;
  • tonificar a musculatura e esculpir o corpo;
  • reduzir os riscos de lesões musculares;
  • desenvolver um novo estilo de vida;
  • melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, além da muscular;
  • aprimorar a força, a flexibilidade, a velocidade, a agilidade, a coordenação e o equilíbrio.

Como começar a praticar cross training?

Para finalizar o nosso conteúdo, respondemos uma das perguntas mais importantes: diante de tantos benefícios, como começar a praticar o cross training? Além de buscar circuitos na academia e conversar com seus professores, você também pode pesquisar aulas online e utilizar aplicativos virtuais que ensinam a realizar cada exercício.

Assim, além de garantir mais qualidade de vida, você tem horários flexíveis e pode adaptar a sua prática física de acordo com a sua rotina. De quebra, é possível usufruir de todos os benefícios da atividade e atingir o seu objetivo com sucesso!

Você percebeu como a aula de cross training é uma excelente alternativa para potencializar seus resultados e conquistar uma vida mais saudável? Lembre-se, no entanto, de investir em aulas com professores especializados para que você realize todos os exercícios corretamente e consiga ter mais qualidade de vida.

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para entrar em contato conosco e descubra como realizar o cross training em casa!