A ansiedade atinge grande parte da população – 18,6 milhões de pessoas só no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse tipo de transtorno pode aparecer de diversas formas e com intensidades diferentes, mas muitas delas podem atrapalhar o processo de emagrecimento saudável.

“Entre os sintomas da ansiedade, podemos destacar a alteração no apetite, seja para mais ou para menos. Além disso, muitas pessoas que estão tendo uma crise de ansiedade, podem acabar descontando na comida, ou seja, passam a ter descontrole alimentar, que nada mais é do que ingerir grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo, trazendo muitos malefícios”, explica Ana Beatriz Rodrigues de Araújo, psicóloga do app Personal Virtual. 

Como já se sabe, a pessoa que tem o objetivo de emagrecer precisa diminuir o consumo de calorias, estando em déficit calórico (gastar mais energia do que consome), ou seja, quando a ansiedade passa a aumentar o apetite ou desencadear o descontrole no consumo dos alimentos, o objetivo fica mais longe.

De acordo com a profissional, um acompanhamento psicológico vai ajudar muito a encontrar as causas e possíveis gatilhos. “Vale deixar claro que o descontrole alimentar e o alto consumo de alimentos ainda podem causar mais prejuízos para a  saúde de maneira geral, como o sentimento de culpa, podendo evoluir para outros transtornos alimentares”, comenta ela.

Apesar de não ser simples, a ansiedade pode ser controlada junto a um acompanhamento profissional. Os sintomas que envolvem o apetite podem diminuir através de estratégias nutricionais alinhadas com a terapia, mas Ana Beatriz alerta que, em casos mais graves, é necessário procurar um psiquiatra. “Caso o psicólogo sinta necessidade, poderá encaminhar esse paciente para um médico”, finaliza.