Quando falamos em academia, é inevitável não pensar também em alimentação, afinal, o que comer antes e depois da prática de exercícios? É claro que isso pode variar muito, mas dentro do assunto, existe ainda uma outra dúvida a respeito do treino em jejum, que de acordo com Jaqueline Albino dos Santos, nutricionista do app Personal Virtual, deve ser adotado com muita cautela e sempre por algum profissional.

“Treinar em jejum pode ser sim uma opção, mas é preciso ter cuidado com essa estratégia, pois não são todas as pessoas que se adaptam”, comenta 

Jaqueline, que ressalta a importância de consultar um profissional.

Treinar em jejum emagrece?

Algumas pessoas acreditam que a prática de exercícios em jejum emagrece, mas esse é um mito. “Não adianta treinar de estômago vazio se, depois do treino, você consome mais calorias do que gasta”, explica a nutricionista. “O segredo para emagrecer não é o que comer antes ou depois do treino, mas sim o déficit calórico”, complementa.

Entretanto, segundo Jaqueline, treinar em jejum pode ser uma boa estratégia para quem busca a queima de gordura e, consequentemente, o emagrecimento, mas outras refeições precisam ser adaptadas para que não falte energia na hora de treinar depois de um longo período sem se alimentar.

Hipertrofia x jejum

Quando falamos em hipertrofia, precisamos de uma combinação de dieta hipercalórica, ou seja, consumir mais calorias do que gastar, e de um treino de musculação intenso. “Realizar um treino intenso exige força e energia, adquiridos através da alimentação, no entanto, o treino em jejum pode ser uma estratégia para quem deseja ganhar massa muscular em alguns casos”, explica ela.

“Uma pessoa que treina de manhã, por exemplo, e não consegue comer, pode treinar em jejum se o jantar da noite anterior for composto por uma quantidade adequada de carboidratos, mas, ao mesmo tempo, deve tomar cuidado para não sentir-se mal na hora de dormir”, comenta.

É interessante que no caso da hipertrofia, a pessoa se alimente bem antes do treino e, caso não consiga comer, tome algum suplemento indicado por um nutricionista. “Sem energia, o treino pode não evoluir, mas se a pessoa se sente bem e não perde energia, pode encaixar o treino em jejum”, pontua.

Resumindo, pode sim treinar em jejum, mas muitos fatores precisam ser levados em consideração e, principalmente, é necessário saber como a pessoa se sente durante a prática de exercícios após um longo período sem se alimentar.