Para quem mantém uma rotina regrada de treinos, independentemente do esporte praticado, ficar doente vem sempre junto com uma dúvida: posso continuar treinando durante esse período? Muitas pessoas optam por ficar em casa descansando, mas há quem insista em continuar, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde, de acordo com José Corbini, personal trainer do Personal Virtual.

“Quando estamos doentes, especialmente quando é uma gripe ou um resfriado, nosso corpo precisa de energia para combater a doença e quando treinamos estamos gastando uma energia que poderia estar sendo usada para a recuperação”, comenta o profissional. 

Isso significa que se seu corpo está precisando de energia para combater um problema de saúde, todas as suas energias devem estar voltadas para isso, e somente isso. “Treinar nesse período, além de postergar a recuperação, pode fazer com que o quadro piore em casos de treinos muito intensos”, explica Corbini.

Outro agravante nessas situações, é o fato de que dependendo da doença, a pessoa, que normalmente já poderia estar contaminando outras, têm mais chances de proliferar vírus e bactérias com o suor e a respiração mais ofegante causada por esforço físico.

Descanso faz parte do treino

José Corbini ressalta que descansar faz parte do processo de treinamento estando doente ou não. “Por isso é muito importante sempre praticar exercícios físicos sob orientação de um profissional, pois será ele o responsável por indicar, além dos exercícios, a frequência de dias de treino, o grupo muscular e a quantidade de dias de descanso, variando de pessoa para pessoa, de objetivo por objetivo”, explica. Segundo o personal, as chances de ficar doente são reduzidas com a prática de exercícios aliados a uma alimentação balanceada.

“A dica é descansar, se alimentar muito bem e beber água para que seu corpo se recupere o mais rápido possível e você volte a treinar o quanto antes”, finaliza.