Uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), neste ano, mostrou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam esportes. Ao falar em atividade física, muitas pessoas associam a prática à musculação, modalidade que muitos não gostam ou não se adaptaram.

No entanto, existe uma variedade de atividades físicas para quem deseja começar a se exercitar, seja para emagrecer, para hipertrofia ou pensando na saúde a longo prazo. A GQ Brasil conversou com José Corbini, personal trainer do app Personal Virtual, que afirma que todos podem encontrar o exercício físico ideal para suas necessidades e expectativas.

Quais são as atividades recomendadas para perda de peso?

José explica que todas as atividades físicas combinadas com uma alimentação adequada vão contribuir para a perda de peso.

No entanto, podemos citar algumas opções: artes marciais, como muay thai e boxe, corrida, aula de spinning (bicicleta), natação, danças de variados ritmos e os esportes na areia, como beach tennis e futevôlei, que estão em alta. Estes são exemplos de atividades que gastam muitas calorias.

“Vale ressaltar que para perder peso, o consumo de energia deve ser maior do que aquele que é ingerido diariamente através da alimentação e, nesse caso, é recomendado fazer um acompanhamento com um nutricionista também”, acrescenta o personal.

É possível ganhar massa muscular sem musculação?

A musculação ainda é a opção mais eficaz para ganhar massa magra, por ser necessário “forçar” os músculos, ou seja, trabalhar as fibras musculares em específico. Entretanto, existem atividades que também auxiliam as pessoas com esse objetivo.

“O crossfit é uma delas, pois se trata de um esporte que leva o músculo ao limite com exercícios de sobrecarga. Os exercícios funcionais, que usam o preso do próprio corpo e são comuns em academias, também podem contribuir para o ganho de massa magra”, explica Corbini.

O crossfit e o funcinal são ótimas opções para quem precisa fazer treino de força, segundo o profissional. São modalidades geralmente mais dinâmicas, sendo uma boa escolha para quem acredita que a musculação é uma atividade monótona.

Atividades para quem não curte musculação
  • Natação: é uma atividade de baixo impacto, que pode ser praticada por todas as idades. Ajuda a fortalecer os músculos, aumenta a flexibilidade, a circulação sanguínea, queima calorias e pode ser muito interessante para quem tem problemas respiratórios, como asma.
  • Muay Thai e boxe: as artes marciais são muito procuradas por ter algo gasto calórico, ajudando na perda de peso, mas os benefícios vão além, melhorando a resistência corporal, coordenação motora, além de trabalhar diversos grupos musculares em um único esporte.
  • Dança: é fácil de encontrar nas academias e é uma forma de se exercitar de forma divertida. É uma atividade que também melhora o condicionamento físico e coordenação motora, melhora a saúde cardiovascular e a pressão arterial, além de ajudar na perda de peso.
  • Funcional: além de contribuir com o ganho de massa muscular se aliado a uma alimentação correta, o exercício funcional é fácil de encontrar, ajuda no equilíbrio, força, potência, resistência e estabilidade.
Como encontrar a atividade física ideal?

Corbini explica que a atividade física ideal é aquela que a pessoa sinta prazer em fazer, pois, assim, as chances de desistir diminuem consideravelmente.

“Não adianta insistir em uma modalidade que não goste, pois o menor dos motivos será o suficiente para boicotar o treino. Para encontrar o melhor exercício físico, vale experimentar as modalidades que mais te interessam, o importante é manter-se ativo para a saúde, pois a estética é consequência”.

Vale lembrar que todos os exercícios são benéficos para a saúde de maneira geral, ajudando também a evitar quadros de depressão, ansiedade e outros problemas envolvendo a saúde mental.