A hipertrofia muscular é o objetivo de muita gente. Seja para ganhar músculos e aumentar o volume do visual, para definir a musculatura ou mesmo para ter um corpo mais saudável e preparado para o dia a dia. No entanto, algumas pessoas simplesmente não conseguem atingir os objetivos desejados, e o motivo é simples: elas devem estar cometendo algum erro nesse processo.

Por conta disso, a seguir nós vamos passar por um breve guia de como alcançar a hipertrofia muscular com métodos seguros e saudáveis. Cada dica desse procedimento é essencial, por isso, tenha em mente que não basta realizar ótimos treinos e se dedicar na academia, já que outros pontos como alimentação e descanso são tão importantes quanto.

O que é a hipertrofia muscular?

Em uma abordagem simples, a hipertrofia muscular é basicamente quando você estimula os músculos em um treinamento, eles então sofrem pequenas lesões — rupturas nas fibras musculares. Depois do treino, essas fibras musculares são reconstituídas cada vez mais espessas e em maior número, dando mais volume aos músculos.

Esse processo de reconstrução, portanto, é essencial para alcançar o objetivo final, sendo que dormir o suficiente e se alimentar bem são pontos cruciais na hipertrofia.

Qual treino ideal para hipertrofia muscular?

Aqueça e alongue seus músculos

O primeiro foco deve ser na prevenção, já que uma lesão pode te tirar da academia por um bom tempo e jogar por água abaixo boa parte dos seus ganhos musculares.

Por conta disso, tenha em mente que é preciso alongar e aquecer os músculos antes do treino. Assim você consegue dar estímulos iniciais e preparar a musculatura para o processo citado no tópico anterior, além de prevenir lesões. Faça o que tiver vontade — uma caminhada, breves corridas leves, uma sessão simples de alongamento.

Faça treinos curtos, mas intensos

Com o objetivo da hipertrofia muscular em mente, os treinos mais indicados são aqueles intensos, com pequenos intervalos entre as séries e com carga de moderada para cima, sempre estimulando a região muscular e trabalhando a capacidade cardiovascular.

Varie seu treino

Muitas vezes, pela repetição dos mesmos movimentos e do estímulo sempre nas mesmas fibras musculares, a hipertrofia pode ser prejudicada. Variar o treino de tempo em tempo, com novos exercícios e aparelhos, é necessário para atingir outras fibras dentro de um grupo muscular, e você vai sentir isso na hora. Busque sempre aprender para enriquecer o seu treino.

Quanto tempo leva até a hipertrofia muscular?

Essa estimativa depende exclusivamente do perfil de cada um. E o perfil passa pela dedicação dentro e fora da academia — volume de treinos, qualidade da alimentação, suplementação e do descanso. A hipertrofia muscular é um processo contínuo e os seus ganhos vêm de acordo com o seu esforço em todas as fases.

Nessa avaliação individual, contar com um personal é muito importante, já que ele pode ser um guia para otimizar a hipertrofia muscular, indicando quais caminhos devem ser tomados em cada momento.

Além dos pontos citados acima, uma alimentação adequada (com foco nos macros: proteínas e carboidratos), suplementação básica e o descanso adequado (idealmente 8 horas por dia, no mínimo 6) são grandes aliados na busca pela hipertrofia muscular.

Tudo isso é um processo natural, ou seja, qualquer um pode alcançar. Por isso, mantenha seu objetivo em mente e trabalhe duro que os resultados virão.

E se você curtiu nosso post sobre hipertrofia muscular, precisa assinar agora mesmo nossa newsletter para não perder mais conteúdos como esse!