Treinar com fones de ouvido é muito comum entre os frequentadores de academias. De acordo com o estudo The Social and Applied Psychology of Music, a música é capaz de distrair da dor comum de um treino por meio de estímulos concorrentes.

“É difícil chegar na academia e não ver a grande maioria das pessoas usando seus fones de ouvido. De fato, essa prática pode ajudar, principalmente aqueles que não gostam de treinar, mas é importante ficar atento a alguns detalhes”, opina José Corbini, personal trainer do Personal Virtual.

De acordo com o profissional, existem muitos benefícios em colocar os fones para treinar: distrair da dor, motivar, melhorar o bom humor e tornar um momento “difícil” mais agradável.  “O problema é que além da música distrair da dor, ela pode distrair do foco no exercício, diminuindo o desempenho em algumas situações”. 

Dê play no som, mas tome cuidado 

Sim, a música pode atrapalhar seu desempenho durante o treino. Se você se distrair ao ponto de descansar tempo demais entre as séries, executar o exercício de forma incorreta, podendo acarretar até mesmo em uma lesão, ou se distrair e esquecer quantas séries ou repetições de já realizou de determinado exercício, estará prejudicando seus ganhos.

“A dica principal nesse caso, é que você tenha em mente que a música não é mais importante que seu treino. A prioridade neste momento é treinar, então você pode deixar a música tocando em um volume razoável. Além disso, evite ficar trocando de música, pois pode ser mais uma distração, opina José.

Outro dica que pode ajudar a não comprometer o desempenho, é usar apenas um lado do fone, assim você poderá ouvir se, por exemplo, algum professor falar você para te corrigir durante algum exercício.

Em resumo, ouvir música durante o treino pode sim atrapalhar seu desempenho, mas se você tomar alguns cuidados, é possível conciliar os dois: aproveitar seu som favorito e treinar.