A busca por alimentos sem glúten está aumentando a cada dia que passa. Podemos dizer que existem algumas razões para isso: preocupação com a saúde e a boa forma e a intolerância à proteína. É válido ressaltar que o glúten é um dos principais vilões do momento, pois sua restrição pode ajudar na redução de gordura corporal e inflamações.

Contudo, a única situação em que o glúten deve ser eliminado da dieta se dá no caso de pessoas que apresentam doença celíaca, mais conhecida como intolerância ao glúten.

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo para conhecer 10 alimentos sem glúten e descubra as vantagens desse tipo de dieta!

1. Frutas

As frutas são fundamentais para a alimentação de qualquer pessoa, além de apresentarem sabores incríveis e irresistíveis. Felizmente, elas não representam problemas para quem deseja alimentos sem glúten. Veja, a seguir, alguns exemplos:

  • abacaxi;
  • açaí;
  • amora;
  • banana;
  • figo;
  • uva;
  • goiaba;
  • maçã;
  • entre outras.

2. Legumes

Os legumes também são considerados alimentos sem glúten e, assim como as frutas, também devem estar presentes em uma dieta balanceada e equilibrada.

3. Verduras

Uma boa dieta e uma boa salada, não podem existir sem a presença de verduras, não é mesmo? Esses alimentos são capazes de nos fornecer excelentes nutrientes, possibilitando uma infinidade de receitas para o nosso dia a dia, além de serem alimentos sem glúten.

4. Tapioca

A tapioca é outro alimento sem glúten que merece destaque. Ela é extraída da farinha de mandioca e apresenta alto valor energético. Pessoas que são adeptas de treinos intensos, certamente devem utilizá-la como um alimento poderoso.

5. Arroz de couve-flor

Não, você não leu errado. O arroz de couve-flor é uma excelente maneira de substituir o arroz convencional, que contém glúten e uma quantidade importante de carboidratos.

A sua preparação é simples, bastando picar a couve-flor em pequenos pedaços, similares aos grãos de arroz. Após, é necessário refogá-la, como de costume. Caso seja do seu gosto, pode-se adicionar manteiga ao final. O sabor é incrível!

6. Pão de queijo

Você sabia que o pão de queijo, uma das delícias de Minas Gerais, pode ser um alimento 100% livre de glúten?

Para isso, basta que em sua preparação não se utilize a farinha de trigo, mas polvilho (derivado da mandioca, assim como a tapioca). Assim, seu uso se torna ilimitado pelas pessoas intolerantes à proteína.

7. Ovos e laticínios

Os ovos e os alimentos derivados do leite também podem ser consumidos. Contudo, é preciso certo cuidado com a utilização dos laticínios, sendo ideal consumir apenas:

  • leite sem lactose;
  • leite de origem vegetal;
  • queijos;
  • manteiga (sem aditivos).

8. Castanhas

As castanhas também são alimentos sem glúten e, recentemente, entraram nas principais dietas. Apesar de serem calóricas e apresentarem alto teor de gordura, elas podem ajudar no processo de emagrecimento e são bem saborosas, não é mesmo?

9. Carnes

As proteínas presentes nas carnes também são fundamentais para qualquer dieta., além do alimento não contém glúten. Sendo assim, não deixe de consumi-la, independentemente de sua origem.

10. Farinha de amêndoa

O último dos alimentos sem glúten que destacamos é a farinha de amêndoa. Essa é uma alternativa interessante para empanar alimentos antes de fritar ou assar, substituindo muito bem a farinha de rosca (que contém glúten).

Quais os benefícios do consumo de alimentos sem glúten?

Antes de mais nada, é preciso destacar que pessoas não celíacas não devem excluir o glúten de sua alimentação. Como já destacamos, o ideal é ter uma dieta balanceada e equilibrada.

Contudo, a redução do consumo do glúten (ou sua eliminação, no caso de celíacos) pode sim trazer alguns benefícios. Os principais relatos são de emagrecimento, mas isso somente ocorre por conta da substituição dos alimentos com glúten por opções menos calóricas.

Então, podemos dizer que, além de ajudarem a diminuir a obesidade e reduzirem o inchaço na região da barriga, os alimentos sem glúten também são fundamentais para nos fornecer uma dieta mais saudável. Fantástico, não é mesmo?

E aí, gostou dos alimentos sem glúten que destacamos? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário, será um prazer ajudar você!