Sabe aquele ditado que diz ”juntar a fome com a vontade de comer”? Pois então: ele faz todo o sentido! Afinal de contas, são duas coisas bem diferentes. Para criar hábitos saudáveis, é fundamental conhecer as reações do próprio organismo com o objetivo de evitar refeições que, na verdade, não precisam ser feitas.

O ato de comer é diretamente relacionado pelo nosso cérebro ao prazer e bem-estar. Portanto, diversos fatores podem causar um desejo desenfreado de beliscar um doce durante o meio da tarde, por exemplo. Além disso, questões como depressão, ansiedade e estresse também estimulam a busca por alimento sem necessidade real.

Para tirar todas as dúvidas e determinar de uma vez por todas se o que você sente é fome ou vontade de comer, continue conosco por aqui e confira o texto na íntegra, pois trazemos dicas especiais!

Afinal, é fome ou vontade de comer?

Antes de mais nada, vale enfatizar que existem dois grandes tipos de fome: a orgânica e a emocional. No começo pode parecer complicado distingui-las, mas a seguir listamos as principais características de cada uma.

Fome orgânica

Também chamada de fisiológica, a fome orgânica é a verdadeira, primordial para o corpo recarregar todos os estoques energéticos. Ela surge de maneira gradativa, nunca repentina, despertando o desejo por uma refeição completa, como almoço ou café da tarde, e não por apenas um alimento em especial. Seus maiores sinais são:

  • dor de cabeça;
  • sensação de estômago vazio;
  • tonturas etc.

Enquanto come, a pessoa se sente bem justamente porque as necessidades fisiológicas estão sendo supridas por completo. Uma vez saciado, o organismo manifesta sinais, evitando excessos.

Fome emocional

Como já mencionamos acima, picos de estresse ou outros gatilhos psicológicos provocam reações desmedidas. É por isso que alimentos doces, ou pães e carboidratos em geral, costumam aparecer na lista das tradicionais ”pescadas” ao longo do dia.

A fome emocional consiste nisso. Por mais que esteja fisiologicamente satisfeita, a pessoa sofre dificuldades para parar. Em seguida, sensações de tristeza e culpa podem se manifestar, ocasionando problemas de ordem mental ou física, como depressão e sobrepeso.

Como controlar a vontade de comer?

O primeiro passo para eliminar um problema é identificá-lo. Na sequência, então, é preciso saber como fazê-lo para que não apareça novamente. Veja abaixo algumas dicas importantes no sentido de controlar a vontade de comer.

Defina o tipo de fome

Além da orgânica e da emocional, há outros tipos de fome. A do hábito, por exemplo, nos leva a procurar por comida em determinado horário, mesmo que o corpo não dê sinais.

Também existe a chamada falsa fome, momento em que o cérebro associa determinada atividade a alguma refeição específica. A combinação cinema + pipoca é a demonstração perfeita da falsa sensação de fome.

Ainda vale mencionar a fome por recompensa: sabe quando você chega em casa cansado após uma longa jornada de trabalho e acha que merece um prêmio? Pois então! Não necessariamente ela fará mal, porém atenção nunca é demais.

Identificado o tipo de fome sentida, fica muito mais fácil controlar o impulso e manter os pés no chão para evitar exageros.

Preste mais atenção no que come

Nós somos o que comemos, portanto, a alimentação deve ser uma das prioridades de todos. Sempre que possível, preze pelo equilíbrio nas refeições e, quando perceber que está passando dos limites, faça aquele esforço até acostumar.

Além do mais, quando a rotina alimentar segue um padrão de qualidade, absolutamente nada impede uma cerveja com os amigos, uma ida à sorveteria ou chocolate na sobremesa. Pelo contrário!

Tente substituir a fome emocional

Notou sintomas clássicos da fome emocional? Então procure alguma alternativa de lazer capaz de substituir esse desejo!

Se está sem fazer nada, preencha o espaço do dia com qualquer atividade que proporcione prazer. Quando terminá-la, você perceberá que está no caminho certo.

E agora, já sabe diferenciar se é fome ou vontade de comer? Considerando as informações do post, busque a implementação de hábitos cada vez mais saudáveis. Isso pode otimizar vários aspectos da sua vida, não só físicos, mas também mentais.

O post foi útil para você? Então aproveite a visita ao blog e conheça o que acelera o metabolismo de forma saudável!