Você sente cansaço mesmo sem ter feito grande esforço? Não consegue render como antes? Talvez seu problema seja sua alimentação. Uma alimentação pouco balanceada ou carente de alimentos que dão energia deixa o corpo cansado e sem disposição.

Muitas pessoas buscam rendimento com excesso de café e outros estimulantes de caráter temporário que não colaboram para sanar o problema. Na verdade, o ideal é modificar toda a rotina alimentar e seguir uma dieta que garanta aquele gás necessário para encarar a correria do dia a dia.

Neste artigo, listaremos quatro alimentos que cumprem muito bem esse papel. Venha conferir!

1. Açaí

O açaí é uma fonte de vitaminas C, B1, B2 e antioxidantes. As propriedades dele são usadas de diversas maneiras, como em remédios e cosméticos. Além disso, ele é uma fruta extremamente energética. O seu consumo equilibra o bem-estar e contribui para o bom funcionamento do organismo.

Caso você não queira consumir a fruta in natura, há uma grande variedade de receitas com açaí. Ele costuma ser incluído em smoothies, cremes e sorvetes. Seria ótimo adquirir mais energia e ainda aprender uma nova receita, não é mesmo?

2. Água

Pode parecer banal o aconselhamento para beber água, mas é sempre importante reforçar. Um estudo demonstrou que mulheres com taxa de hidratação média tendem a se sentir mais cansadas. A água é uma grande aliada para aumentar a disposição, já que ela transporta nutrientes para as células que usamos para obter energia.

O mais recomendado é consumir dois litros de água por dia, contando os alimentos ingeridos nesse período. Para se hidratar já no começo do dia, beba um copo de água assim que acordar.

3. Chocolate

Quem não gosta de um bom chocolate? A maioria da população, não? A boa notícia é que ele é um estimulante natural. Tem em sua composição a teobromina (um similar da cafeína), que melhora a disposição e o humor. Além disso, ele é rico em flavonoides que ajudam na saúde do coração.

Além de estar na lista de alimentos que dão energia, o chocolate também é uma fonte de antioxidantes e retarda o envelhecimento precoce. Vale lembrar que quanto maior a porcentagem de cacau, maior será a estimulação da disposição e do humor. É bom evitar comprar chocolates com baixa quantidade de cacau ou sem especificações quanto a isso. De fato, esse alimento oferece vários benefícios, mas cuidado para não exagerar!

4. Ovos

Os ovos já foram alvo de várias pesquisas e dietas controversas. Eles aumentam ou diminuem o colesterol? Qual a real diferença entre os tipos de ovos? E assim segue a lista. Porém, uma coisa é certa: os ovos são uma grande fonte energética. Se você precisa de energia, essa é uma das melhores opções.

Os ovos têm muito ferro e proteína — substâncias que auxiliam na obtenção de energia e nas funções cerebrais. Procure consumir alimentos com base em ovos, preferencialmente, no café da manhã.

Não existe preparo mais recomendável. Pode ser cozido, omelete, frito (nesse caso, sugerimos o uso de óleo de coco ou outra gordura natural), entre outras alternativas. Enfim, você pode optar pela receita que agrade mais. O que importa é trazer disposição para o dia!

Viu como existem diversos alimentos que dão energia e disposição? Eles conseguem atender a todos os gostos. Neste texto, apresentamos apenas algumas opções, mas todas são ótimas fontes de vitaminas e proteínas. Sem contar que são adaptáveis para quem tem uma rotina corrida, mas não abre mão de cuidar da saúde.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas com as mesmas dúvidas que você!