O inverno é uma estação marcante por diversos motivos. Há quem prefira ficar em casa nas noites de sábado assistindo a um filme, enquanto muitos optam por viajar e conhecer novos lugares. Porém, existe uma sensação comum entre todos: a vontade de comer aumenta durante a época mais fria do ano.

E não é coincidência! Quanto menor a temperatura, maior a fome. Para manter o equilíbrio térmico do corpo, o organismo humano faz o gasto calórico subir, gerando a saciedade necessária para compensar.

Uma barra de chocolate e um bom vinho jamais podem ser deixados de lado, mas atenção: a alimentação no inverno exige cuidados para preservar a saúde. Isso parece desafiador, mas dá para equacionar as coisas. Leia o texto com seis dicas valiosas!

1. Consuma refogados

Durante o inverno, é normal olhar para uma salada de alface, tomate e cenoura e não sentir muita vontade. O consumo de verduras e legumes tende a diminuir com temperaturas baixas, mas existem alternativas interessantes, como refogar os alimentos.

O aquecimento das comidas abre o apetite, e várias delas são deliciosas dessa forma, como couve, cenoura, couve-flor, brócolis e agrião. Todas essas opções oferecem nutrientes importantes para o dia a dia e devem estar na sua rotina de alimentação no inverno!

2. Aposte nas gorduras boas

Partindo do princípio de que o ideal é realizar duas refeições grandes e três pequenas diariamente, as chamadas gorduras boas precisam figurar com frequência na sua lista de consumo.

Sementes oleaginosas, a exemplo de castanhas, avelã, nozes e frutas secas, têm riqueza dessa gordura saudável. Capazes de matar a fome, elas evitam as famosas beliscadas em opções ricas em açúcar, farinha branca e doces.

3. Varie nas frutas

Frutas deliciosas não faltam em qualquer lugar do Brasil. Consumi-las em temperatura ambiente sempre consiste em uma alternativa saudável, especialmente durante o inverno. Maçã, banana, uva, pera, morango e laranja são só alguns dos melhores exemplos.

As frutas secas e cristalizadas também podem aparecer na lista e, desde que sem excessos, ajudam a compor uma dieta saudável completando as pequenas refeições ao longo do dia.

4. Beba bastante água

Água, água e mais água. Dias frios diminuem a sensação de sede, mas isso não altera a importância do líquido para o sistema humano. A quantidade é aquela que você já está acostumado a ver, mas sempre vale enfatizar: beba de dois a três litros por dia.

De nada adianta, porém, passar várias horas sem se hidratar e querer compensar mais tarde. O organismo exige o consumo constante e dosado de água para absorvê-la da maneira adequada, garantindo todos os benefícios que ela oferece.

5. Lembre-se das fibras e da vitamina C

Fundamentais para a atuação saudável e controlada do intestino, as fibras ainda apresentam outra característica importante: oferecem sensação de saciedade. Portanto, substituir o arroz branco pelo integral ou com quinoa, por exemplo, pode causar um impacto positivo, e o mesmo vale para outros alimentos.

Chia e linhaça também são ótimos, já que têm ômega 3, substância anti-inflamatória. Além disso, a vitamina C desempenha papel vital na alimentação no inverno, auxiliando a combater problemas como gripe e resfriado. Laranja, abacaxi, limão, maracujá, espinafre e brócolis consistem em excelentes alternativas ricas em ”vita C”.

6. Saiba o papel das bebidas

Entre as mais populares opções de bebidas estão os chás. Eles dão a sensação de saciedade depois das refeições, e quanto mais quentes melhor. Como se não bastasse, ainda ajudam na perda de peso e gordura, prevenindo doenças cardíacas. De alho com limão, de maçã com canela ou verde, chás devem ser frequentes na sua rotina!

Também vale lembrar do vinho, muito consumido na estação mais fria do ano. O ideal é intercalar cada taça com um copo d’água, tomando cuidado com quantidade e constância do hábito.

Manter o equilíbrio da alimentação no inverno é positivo em inúmeros aspectos. O fortalecimento do sistema imunológico evita doenças, e uma rotina alimentar saudável faz bem para a mente, o que, de quebra, traz bem-estar e prazer ao cotidiano. Não se esqueça das atividades físicas, complementos perfeitos para uma boa rotina.

Se gostou do post, aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos via e-mail!