Com o aumento das opções de restaurantes e a correria do dia a dia, manter uma dieta saudável enquanto almoça ou janta fora de casa pode parecer um desafio. Com isso, muitas pessoas se perguntam se é possível aproveitar uma refeição em um restaurante sem sair do plano alimentar, e a resposta é: sim! 

Eveline Cristina, nutricionista do Personal Virtual, dá dicas de como fazer refeições fora de casa, mantendo o plano alimentar. Confira: 

Opte por opções grelhadas ou assadas

Frangos, peixes e carnes magras são alguns alimentos que podem ser feitos de forma grelhada ou assada, ou seja, com menos gordura.

Esses métodos de preparo são opções mais saudáveis, pois requer menos óleo e gordura, que são extremamente calóricos e podem atrapalhar não só um processo de emagrecimento, como também podem ser prejudiciais para saúde”, comenta ela.

Caso queira uma entrada, peça uma salada

É muito comum o pedido de aperitivos mais calóricos antes do prato principal, mas, é possível optar por uma entrada mais saudável, sem deixar o sabor de lado.

“Há muitas opções deliciosas de saladas, desde a clássica salada verde com alface, tomate e pepino até opções mais elaboradas com ingredientes como frutas, nozes e queijos”, comenta Eveline.

Não fique muito tempo sem comer antes de sair

É importante realizar todas as refeições durante o dia, mesmo que tenha programado ir a um restaurante. “O corpo humano gasta muita energia e nutrientes, portanto, é importante se manter alimentado para que ele funcione adequadamente. Sem falar que, se você não se alimenta da forma correta e vai realizar uma refeição fora de casa, a chance de sair da dieta pode ser maior, já que, seu organismo irá necessitar de uma quantidade maior de nutrientes”, afirma. 

Quer sobremesa? Escolha uma fruta

Após as refeições, a vontade de comer um docinho sempre aparece, e, frutas frescas são opções deliciosas e saudáveis para saciar a vontade. “Os açúcares das frutas podem dar uma sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer um doce fora da dieta, passe”, explica a nutricionista.

Ao escolher guarnições, prefira legumes

Ao escolher guarnições que não vão fazer você sair da dieta, uma excelente opção é dar preferência aos legumes. “É uma escolha saudável, rica em nutrientes essenciais e oferecem uma variedade de benefícios para a sua alimentação equilibrada”, afirma Cristina.

Evite porções 

Eveline ressalta que ao sair com os amigos e família, é muito comum pedir porções, mas é importante se atentar na quantidade de alimento ingerido. “Quando se trata de um plano alimentar regrado, as porções não são uma boa opção, pois não dá para ter um controle da quantidade de calorias que já foi consumida”. 

Prefira alimentos sem molhos

Preferir alimentos sem molhos em uma dieta pode ser benéfico por várias razões. “Molhos frequentemente adicionam calorias extras, gorduras saturadas, açúcares refinados e sódio em excesso. Além disso, muitos molhos comerciais contêm aditivos, conservantes e corantes que podem ser prejudiciais”, finaliza.