Fazer exercícios pode se tornar uma fonte de insatisfação quando a pessoa não percebe os resultados. No entanto, o número isolado que aparece na balança nem sempre serve como bom indicativo.

Realizar avaliações de desempenho em exercícios físicos é importante para medir o seu progresso, uma vez que cada indivíduo busca objetivos diferentes, seja ganhar ou perder peso.

Traçar metas no treino é algo bastante comum entre os praticantes de atividades físicas. Porém, focar em pontos que não condizem com os objetivos traçados pode atrapalhar nos resultados desejados. Aumentar o peso no equipamento não pode ser considerado um progresso quando o seu intuito é emagrecer, por exemplo.

Continue a leitura deste post e descubra como qual é a importância de analisar o seu desempenho ao praticar exercícios físicos!

Qual é a importância de analisar o desempenho em exercícios físicos?

A avaliação de desempenho tem a finalidade de estabelecer parâmetros físicos individuais, medir sua evolução e analisar a adequação aos objetivos pretendidos. Com essas informações, o profissional consegue direcionar a melhor atividade para o aluno, além de determinar a frequência e intensidade dos exercícios, sem ultrapassar a zona de treinamento.

Qualquer atividade física deve ser programada de acordo com as características de quem a pratica. Portanto, empregar métodos e protocolos eficientes requer uma avaliação bem-feita. Assim, é possível dar um pontapé inicial com direcionamento, segurança e certeza dos resultados.

No entanto, a avaliação física não termina por aí; é fundamental realizar reavaliações a cada dois ou três meses para quantificar os resultados, melhorar a capacidade respiratória e corrigir eventuais falhas na prescrição do treino.

Quais são os principais fatores que devem ser analisados?

Iniciar a prática de uma atividade física é um dos principais caminhos para uma vida mais saudável. Porém, para ter uma rotina eficaz de exercícios, é importante sempre considerar as necessidades e condições identificadas na avaliação.

Os métodos que constituem o processo de avaliação de desempenho podem fornecer várias informações sobre a evolução dos praticantes de atividades físicas.

Na maioria das vezes, o progresso não está apenas associado ao peso. Por essa razão, é necessário adicionar outros parâmetros para a avaliação do desempenho em exercícios físicos, como realizar as medidas das principais partes do corpo e, com isso, ter uma maneira de acompanhar a evolução do indivíduo.

Confira a seguir os principais fatores que devem ser analisados.

Medidas corporais

Existem diferentes métodos para medir o percentual de gordura, como balanças com bioimpedância, adipômetro e relação peso-altura, entre outros. Desse modo, para entender os resultados obtidos por meio dos treinos, alimentação e hábitos, é fundamental acompanhar a evolução das medidas corporais.

Com o auxílio dessas informações, é possível avaliar e promover possíveis alterações na execução dos exercícios físicos. Para que o objetivo de perda ou ganho de massa seja cumprido, adaptações podem ser realizadas conforme a avaliação corporal do indivíduo.

Em muitos casos, a perda de peso não pode ser considerada um bom resultado; por isso, é preciso atrelar as medidas corporais. Além disso, é importante avaliar histórico médico, ritmo de treino, alimentação e saúde, pois qualquer alteração pode indicar disfunção da tireoide ou metabólica.

Taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal se refere à quantidade mínima de energia que o nosso corpo necessita para executar todas as funções vitais em repouso, como a respiração durante o sono e o bombeamento do sangue. No entanto, ela muda conforme os percentuais de gordura e músculo de cada pessoa.

Dessa forma, o metabolismo basal deve ser considerado na avaliação de desempenho, pois os músculos têm um gasto energético três vezes maior que a gordura.

Em indivíduos com baixo percentual de gordura, a taxa de metabolismo é maior, se comparada a dos que têm alta quantidade de tecido adiposo em sua composição.

Dentre os diversos aspectos que definem a taxa metabólica basal estão a faixa etária, os fatores genéticos, o peso, a altura e a frequência de atividade física. Todavia, vale ressaltar que ela não se aplica ao gasto energético do corpo quando está acordado.

IMC

Como já mencionado, fazer uma avaliação da evolução física do indivíduo ajuda o profissional a estabelecer metas e identificar possíveis déficits, seja no desempenho esportivo, na redução do peso ou percentual de gordura.

Logo, um dos principais fatores que devem ser analisados para avaliar o desempenho em exercícios físicos é o índice de massa corporal (IMC), que tem como objetivo ponderar o peso do indivíduo em relação à sua altura e, com isso, classificá-lo de acordo com a faixa ideal, sendo que ele pode estar acima ou abaixo do recomendado.

O acompanhamento do IMC e dos demais parâmetros antropométricos deve ser feito periodicamente, pois permite obter informações sobre o progresso do praticante de atividade física, além de ajudar na melhora dos hábitos alimentares e da intensidade do exercício.

O valor do IMC pode ser obtido por meio da seguinte fórmula matemática:

Peso ÷ altura x altura

RCQ

A relação cintura quadril (RCQ) é um parâmetro utilizado para analisar a distribuição da gordura dos segmentos superiores em relação aos membros inferiores e, assim, identificar possíveis riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Portanto, antes de iniciar a prática de uma atividade física, é importante avaliar o seu estado de saúde.

O cálculo do RCQ deve ser feito com a ajuda da seguinte fórmula matemática:

Cintura (cm) ÷ Quadril (cm)

Com a utilização dos dados fornecidos após a análise do progresso, é possível ter segurança e conseguir melhores resultados, tanto na saúde quanto no desempenho.

Que a atividade física oferece diversos benefícios à saúde não é novidade para ninguém. No entanto, para alcançar os resultados desejados, é necessário ter o acompanhamento de profissionais capacitados.

Com o auxílio da tecnologia, várias ferramentas foram desenvolvidas para registrar e avaliar o desempenho em exercícios físicos. Um bom exemplo disso é o aplicativo Personal Virtual, que disponibiliza acompanhamento online com um personal trainer e um nutricionista. Eles ajudarão você a entender os seus resultados.

Gostou do post? Então, conheça o Personal Virtual e analise seus dados de maneira rápida e eficiente.