Falta de energia, desatenção e até confusão mental: noites mal dormidas podem gerar um quadro de saúde complicado. Em contrapartida, dormir bem ajuda a melhorar o humor, estimular o raciocínio, reduzir o estresse e até mesmo rejuvenescer a pele. 

Dessa forma, quanto melhor for as suas noites de sono, melhor será a sua qualidade de vida. Contudo, fechar os olhos e dormir profundamente nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, tem dias que isso parece uma missão quase impossível, não é mesmo?  Quer saber, então, como melhorar o sono? Reunimos algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Aposte na prática de atividade físicas

Não é novidade que exercitar-se regularmente contribui com o bom funcionamento dos órgãos vitais e melhora a autoestima e o humor, além de diminuir a ansiedade. No entanto, não é só isso. A prática de atividades físicas também possibilita uma noite de sono mais tranquila e agradável. 

Por isso, não pense duas vezes para acrescentar alguns exercícios físicos na sua lista de afazeres. Vale praticar tanto esportes coletivos, como peteca e vôlei, quanto individuais, como musculação. O fundamental, aqui, é sair da zona de conforto.

É importante frisar que não é recomendado fazer atividade física perto do horário de dormir. O motivo? A adrenalina liberada durante o exercício pode ter um efeito contrário, dificultando o sono. Assim, pratique os exercícios somente até 4 horas antes de ir deitar.

2. Verifique a qualidade do colchão

Pode apostar: a qualidade e características do colchão está diretamente relacionada à qualidade do sono. Se você tem uns quilinhos extras, por exemplo, é recomendado utilizar um colchão mais firme, senão o seu corpo pode afundar na espuma. Já quem é mais magro pode optar por um colchão mais macio. 

Esses são apenas alguns exemplos. O fato é que o colchão deve ser escolhido de acordo com as suas preferências, levando em consideração as suas particularidades. O mesmo raciocínio vale para os travesseiros.

3. Controle a temperatura do ambiente 

Nem muito frio, nem muito quente: o ideal é deixar o ambiente com uma temperatura agradável. Como nem sempre é possível alterar o clima do quarto, vale a pena tomar um banho morno antes de ir dormir. Essa ação diminuirá a temperatura do corpo e deixará você mais sonolento. 

Além do mais, nada melhor do que deitar com aquela sensação de limpeza, não é mesmo? Lembre-se ainda de que as pessoas dormem melhor em quartos mais escuros. Então, trate de apagar as luzes!

4. Desligue os aparatos tecnológicos

Sabia que os aparelhos eletrônicos geram campos eletromagnéticos que são capazes de interromper a produção de melatonina e serotonina, hormônios responsáveis por uma boa noite de sono? Por isso, é importante desligar celular, televisão, computador e afins  até porque eles também podem ser uma distração para você poder pegar no sono. 

Não perca mais tempo e coloque já essas dicas em prática! O resultado? Noites de sono tranquilas e revitalizantes. Assim, você acordará com mais disposição e ânimo para enfrentar as adversidades do dia a dia. 

Gostou das nossas dicas de como melhorar o sono e quer ter acesso a mais informações para tornar o seu estilo de vida mais saudável? Então, nos siga nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e Youtube!