A campanha Outubro Rosa tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre como prevenir o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil. Esse quadro poderia muito bem ser revertido caso algumas medidas fossem tomadas antes do diagnóstico, como a inclusão de atividades físicas na rotina diária.

A seguir, entenda como a prática de exercícios pode contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Como surgiu o Outubro Rosa?

O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, nos EUA, com o objetivo de arrecadar fundos para a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Porém, só a partir de 2008 que as iniciativas se tornaram mais frequentes, com diversas entidades envolvidas transmitindo a mensagem sobre a necessidade da prevenção. A campanha também objetiva proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da taxa de mortalidade.

Um em cada três casos de câncer tem chance de cura caso seja diagnosticado no início. Por isso é fundamental que as mulheres, principalmente, realizem periodicamente o autoexame da mama, ficando atentas ao menor sinal da doença.

Como prevenir o câncer de mama?

O câncer de mama se desenvolve em consequência da multiplicação desordenada de células da mama. Com isso, há a formação de um tumor, que caso não tratado precocemente, pode se espalhar pelo corpo. Alguns tipos de câncer de mama se desenvolvem mais rápido do que outros. Um dos motivos para o desenvolvimento da doença é o excesso de estrogênio, que pode ser causado pela obesidade, sobrepeso e sedentarismo. 

Os principais sintomas da doença são o surgimento de um caroço na região do peito, axilas ou no pescoço (que em geral não causa dor), alterações nos mamilos, secreções e edema na pele, parecido com uma casca de laranja. 

A prática de atividades físicas, aliada ao acompanhamento nutricional, é considerada a melhor forma de prevenção da doença, além de ser muito recomendada para quem está em tratamento. Ao fazer exercícios, a pessoa diminui a taxa de estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormônios sexuais, causando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias.

Por que os exercícios ajudam na prevenção?

Realizada por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, o estudo “Mortality and years of life lost due to breast cancer attributable to physical inactivity in the Brazilian female population (1990-2015)” mostra que, se as mulheres adotassem o hábito de se exercitarem pelo menos meia hora por dia, cinco vezes por semana, conseguiriam diminuir em cerca de 10% a taxa de mortalidade pelo câncer de mama.

Isso acontece porque a atividade física mexe diretamente com o metabolismo das pessoas, melhorando o sono, dando mais disposição e resistência à dor e controlando o peso.

E opção é o que não falta. Desde atividades mais simples como uma caminhada e alongamento, até as de maior intensidade, como musculação ou qualquer esporte. O importante é sair dar o primeiro passo. Porém, antes de começar qualquer atividade física é importante ter um acompanhamento profissional, já que um exercício mal executado pode causar lesões graves.

Como os exercícios ajudam no tratamento?

Após ser diagnosticada com câncer, a paciente pode começar a ter uma degeneração muscular que atrapalha na realização de tarefas cotidianas e aumenta o cansaço físico. Além disso, o tratamento da doença pode ser pesado, dependendo do estágio de avanço do tumor.

Por isso, a prática de atividades físicas também é recomendada para quem já está fazendo o procedimento médico. Os exercícios liberam neurotransmissores que trazem prazer e bem-estar e atenuam as reações adversas, ajudando a paciente a suportar o tratamento, além de fortalecer o organismo.

Gostou do post sobre como prevenir o câncer de mama com a prática de atividades físicas? Então não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!