Manter uma alimentação equilibrada é importante, mas também muito difícil para algumas pessoas que estão em fase de emagrecimento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) e o Instituto Datafolha, 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer, o que pode ser um grande erro na opinião de Ana Carolina Benaglia, nutricionista do Personal Virtual.

Pensando nisso, a profissional listou alguns dos principais sabotadores quando o assunto é emagrecer. Confira:

Restrição

Dieta para emagrecer não é sinônimo de restrição alimentar, mas muitas pessoas ainda optam por esse caminho. “Não existe mágica, emagrecer é gastar mais calorias do que consome e isso pode ser feito comendo pão, arroz, feijão, chocolate. Tudo vai depender da preferência de cada um junto com uma estratégia feita por um nutricionista”, explica Ana Carolina.

É claro que, se a pessoa deseja emagrecer, precisa fazer escolhas, mas a restrição demais não é o caminho e pode até mesmo causar alguns problemas de saúde, como deficiência de nutrientes, estresse, entre outros.

“Compaixão” demais

Sair da dieta é normal e faz parte do processo de emagrecimento. Isso significa que não tem problema em comer uma pizza, um hambúrguer ou um doce de vez em quando. “Comer fora do plano alimentar também é saúde, afinal, precisamos fazer isso, alimentação vai além de fazer dieta”, comenta a profissional.

O problema é que é comum termos “compaixão”demais com nós mesmos. O que isso significa? “Hoje eu trabalhei muito, mereço um descanso” ou “Estou estressada, vou comer uma pizza”: se frases como essas são ditas com muita frequência, significa que está sendo muito fácil sabotar treinos e dieta, o que acaba afetando o emagrecimento.

Desorganização

Deixar as coisas sempre para última hora não é uma opção inteligente para alcançar seus objetivos. As pessoas que não organizam sua rotina vão errar mais fácil do que aquela pessoa que deixa pronto o jantar para “não comer qualquer besteira” depois de um dia de trabalho.

Segundo Ana Carolina, a dica é pegar um dia da semana para se organizar. “No domingo, por exemplo, planeje sua semana, faça as compras necessárias, prepare a comida e deixe congelada, ou compre marmitas em um lugar confiável. Organização é a  chave para o sucesso”, pontua.