O  nosso comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. Entender a importância do nutricionista é fundamental para ter uma vida saudável, já que um dos principais fatores é a boa alimentação. Logo, esse profissional consegue nos passar orientações nutricionais, direcionadas para cada metabolismo.

A alimentação não é apenas uma fonte de energia para o corpo, ela também ajuda na prevenção de muitas doenças. Portanto, o nutricionista atua diretamente com a medicina preventiva por meio da alimentação, buscando promover uma melhor qualidade de vida e a criando novos hábitos alimentares.  

Continue a leitura deste post, entenda a importância do nutricionista na sua saúde e confira os motivos para buscar a orientação de um profissional. Vamos lá!

O que faz o nutricionista?

O nutricionista é responsável por nos orientar sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar que se adapte de acordo com o organismo de cada um, auxiliando nas escolhas saudáveis e melhorando diversos aspectos da vida.

O trabalho do nutricionista envolve coletar informações sobre a nossa saúde e rotina alimentar, calcula a quantidade dos nutrientes necessários para suprir a demanda energética e elabora o plano alimentar, orientando sobre a combinação correta de alimentos, horários das refeições, o que priorizar e o que evitar.

A área de atuação de um nutricionista é ampla e está em constante expansão à medida que vão surgindo novos mercados, visto que a alimentação saudável ocupa uma posição primordial na promoção da saúde humana. Entre as atuações do nutricionista podemos citar a  nutrição hospitalar, saúde coletiva, consultoria nutricional, nutrição esportiva, clínica, junto a indústria de alimentos e desenvolvimento de pesquisa.

Qual a importância do nutricionista?

Cada pessoa precisa de quantidades individuais de macro e micronutrientes para manter o funcionamento correto do organismo e o equilíbrio do corpo. Por essa razão, as escolhas alimentares diárias influenciam diretamente na saúde e no bem-estar. Portanto, o nutricionista auxilia nas escolhas inteligentes dos alimentos, visando  a manutenção, a recuperação da saúde ou a prevenção de doenças.

Manter bons hábitos alimentares

A prática de atitudes simples e saudáveis, como hábitos alimentares com ingestão de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, pode ser realizada para melhorar o desempenho no trabalho, na academia e no ambiente social, aumentando tanto a nossa disposição quanto a concentração. Por isso, uma boa nutrição é uma parte relevante do processo de formação de novos hábitos.

Melhorar a qualidade do sono

Quando nos alimentamos de forma correta, ingerimos alguns nutrientes que contribuem para uma noite de sono tranquila, beneficiando nosso momento de descanso e tornando-o mais agradável, já que isso propicia o equilíbrio das funções do organismo. Entretanto, um sono de má qualidade reflete em alterações no metabolismo, uma diminuição no gasto energético e, além disso, altera o mecanismo que regula o apetite, tendo como consequência o aumento na ingestão alimentar.

Auxiliar na prática de esporte

Os praticantes de atividade física têm necessidades nutricionais de acordo com a modalidade esportiva realizada, logo, requerem a ingestão de nutrientes adequados, com o objetivo de suprir as necessidades calóricas, visando sempre o desempenho físico e a manutenção da saúde. Dessa forma, o nutricionista tem o papel de manter a saúde dos praticantes de atividades físicas ou atletas, pois uma alimentação equilibrada favorece o desempenho e condicionamento físico.

Proporcionar disposição e bem-estar

As escolhas alimentares afetam diretamente a saúde e o bem-estar. Manter uma alimentação equilibrada é fornecer ao organismo os nutrientes essenciais para obter energia. No entanto, o cansaço e a falta de energia podem se associar a uma alimentação de baixo valor nutricional, levando a ausência de algumas substâncias no organismo. Mediante o equilíbrio alimentar, o indivíduo se torna mais produtivo no trabalho, com mais disposição para exercer as tarefas cotidianas.

Acompanhar no controle de peso

É possível perceber um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados. Grande parte desses alimentos têm grande teor de açúcar, corante, aditivo alimentar, trigo e sal. Controlar a quantidade de calorias ingeridas diariamente não é uma tarefa fácil. Entretanto, para manter o controle do peso, é necessário um equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético. Sendo assim, a orientação nutricional é essencial no planejamento de uma dieta balanceada e na reeducação alimentar.

Prevenir doenças

Uma refeição rica em nutrientes, com uma variação de carboidratos, proteínas e minerais, é capaz promover o aumento da resposta imune, fundamental na prevenção de doenças. Por esse motivo, o acompanhamento profissional contribui com a nutrição correta do organismo, compreendendo os distúrbios e as necessidades do ser humano.

Melhorar o funcionamento do intestino

O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, especialmente para absorção de nutrientes e para o funcionamento adequado do sistema imunológico, que é colonizado por bactérias patogênicas e bactérias benéficas.

Contudo, uma alimentação inadequada, rica em gorduras e açúcares, favorece um maior crescimento de bactérias patogênicas no intestino, levando ao quadro disbiose intestinal. Esse distúrbio promove o aparecimento de vários sintomas, como deficiências de vitaminas e minerais, estresse, maior vontade de consumir doces, flatulência, micoses, processos alérgicos, entre outros.

O nutricionista tem um papel fundamental no funcionamento intestinal, pois, por meio de uma alimentação adequada ou de suplementação de probióticos, que são as bactérias benéficas que habitam intestino, o quadro de disbiose intestinal pode ser revertido, gerando maior conforto ao paciente.

Proporcionar um envelhecimento tranquilo

Para cada fase da vida existem orientações nutricionais específicas que trazem benefícios ao longo dos anos. As alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento acontecem de maneira individual. Essas alterações levam a situações comuns, como a perda de peso, fadiga muscular e sistema imune vulnerável.

Ao chegar à terceira idade, o corpo sofre mudanças devido ao envelhecimento das células, logo, algumas adaptações na alimentação precisam acontecer, como a suplementação de minerais e vitaminas.

A busca por uma vida mais equilibrada levou ao aumento na procura por profissionais de nutrição. Aliviar problemas, ter motivação para exercícios físicos, melhorar o humor e prevenir doenças são mais alguns benefícios que os nutricionistas podem proporcionar.

Por esse motivo, a importância do nutricionista se resume em orientar os pacientes na escolha de alimentos mais saudáveis, além de criar estratégias personalizadas para a manutenção de peso e na reeducação alimentar.

Agora que você já sabe sobre a importância do nutricionista para sua saúde, entre em contato conosco e adquira mais qualidade de vida.