O exercício cardiovascular – HIIT, bike indoor, corrida, entre outros – é uma parte importante do treino de musculação. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, praticar em torno de duas horas e meia semanais desse tipo de exercício pode diminuir até 14% os riscos de doenças cardíacas, mas uma dúvida muito comum que surge, principalmente em quem está começando a treinar é: qual o momento ideal para realizar o cardio? 

Segundo o personal trainer do app Personal Virtual José Corbini, tudo vai depender da rotina e dos objetivos de cada um. “Se o seu foco é ganhar e manter massa muscular, por exemplo, o treino de força é muito importante e, por isso, é melhor ser feito antes do cardio, assim é possível focar na musculação”.

Ainda de acordo com o profissional, se você, por exemplo, corre e só depois faz o treino de força, duas coisas podem acontecer: a primeira é gastar toda a sua energia no que não era prioridade e a outra é acabar desistindo pelo cansaço que os exercícios cardiovasculares causam no corpo, dependendo da intensidade.

“Por isso, para que o profissional decida por colocar o treino de cardio antes ou depois do treino de musculação, é importante primeiro saber qual é o seu real objetivo para, assim, definir uma estratégia”, completa Corbini.

Caso seja possível, é interessante separar os horários de treinos. “Algumas pessoas fazem musculação de manhã e cardio à noite, ou vice e versa. Também é uma ótima solução, mas nem todo mundo tem essa disponibilidade”, finaliza.