Você já deve ter ouvido falar que o descanso é muito importante durante os treinos, e uma dúvida que surge frequentemente é: qual o tempo ideal de descanso entre as séries? De acordo com José Corbini, personal trainer do app Personal Virtual, tudo vai depender do objetivo de cada um. “O descanso é essencial em todos os casos, mas o tempo ideal varia de pessoa para pessoa, de treino para treino”, comenta ele.

O intervalo entre as séries pode variar de 30 segundos até 2 minutos e isso não tem nada a ver com a preferência do seu professor. “Quando falamos em treinos com maior índice de carga, o tempo de descanso é maior para o músculo se recuperar e conseguir manter a performance ao longo dos exercícios”, explica. 

Já quando falamos em treino para iniciantes, os descansos também costumam ultrapassar o tempo de um minuto, afinal, estamos falando de pessoas que ainda estão aprendendo a dominar a execução de cada exercício e adquirindo força e resistência muscular.

Hipertrofia, força e resistência

O objetivo de grande parte das pessoas que estão na academia é o ganho de massa muscular, ou seja, a hipertrofia. “Existem muitas formas de aumentar o volume de músculo no corpo, mas todos eles necessitam levar o músculo ao limite”, comenta Corbini. Pensando nisso, os intervalos nesse caso variam. “Em treinos com menos carga e mais repetição, os intervalos podem ser de 30 a 60 segundos, mas quando optamos por menos repetições e mais carga, o ideal é descansar um pouco mais, entre 60 segundos e até 2 minutos”, completa ele.

Para o aumento de força, mantendo a massa magra, o treino será parecido com o de hipertrofia, mas a pausa pode passar de 2 minutos, chegando até 5 minutos de descanso, já que a recuperação precisa ser ainda maior. “Muitos treinos de força podem ter pouquíssimos exercícios, mas sempre com muita carga e descanso”, opina o personal trainer.

No caso daqueles que desejam aumentar a resistência física, o tempo parado já cai drasticamente, sendo menor do que 90 segundos, podendo ser tão curto a ponto de não passar de 20 segundos. “Tem casos que falamos até em descanso ativo, quando você descansa um músculo trabalhando em outro, por exemplo, descansando uma série de supino (para peitoral), na esteira”.

Perdendo peso

Emagrecer também é o foco de muitas pessoas que começam a treinar, mas, nesse caso, o tempo de descanso entre as séries não tem muita influência e está mais relacionado a uma combinação de estilo de vida. “Pensando em um treino para perda de emagrecimento, o foco é queimar gordura, o que acontece independente do tempo de descanso, mas combinando uma estratégia que conta também com exercícios aeróbicos e HIIT”, finaliza.