O alongamento é um assunto que ainda divide opiniões. Enquanto algumas pessoas concordam que eles sejam essenciais, outras pulam essa parte do treino. No entanto, segundo José Corbini, personal trainer do app Personal Virtual, alongar ajuda na flexibilidade do nosso corpo e pode trazer benefícios a longo prazo. 

“É comum que muitas pessoas cheguem na academia, realizem seu treino de musculação ou cardio e vão embora sem alongar, o que não deveria acontecer”, afirma ele. De acordo com o profissional, os benefícios que o alongamento traz, devem ser levados em consideração, entre eles, melhora da postura, rigidez e estresse, ativação da circulação sanguínea e aumento da flexibilidade.

Todos esses benefícios ainda vão contribuir para melhores resultados nos treinos, principalmente a longo prazo.

Mas afinal, como realizar esses alongamentos? José explica que, depois que aquecer durante alguns minutos é importante também respirar com calma e prestar atenção na postura para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo, principalmente a coluna.

“Uma boa dica é começar com músculos maiores, ou seja, antes de alongar as mãos por exemplo, alongue os braços e assim por diante”, comenta ele.

Ainda de acordo com o profissional, mesmo que os alongamentos sejam exercícios mais simples, é extremamente importante pedir ajuda para um profissional. “Apenas um profissional poderá passar os alongamentos necessários e te ensinar exatamente como se faz cada um para aproveitar o máximo possível de seus benefícios”, finaliza.