Ao longo dos treinos, dá para perceber uma mudança no seu condicionamento físico, não é mesmo? Afinal, aquele movimento que parecia impossível no início já se tornou mais fácil e rápido de realizar hoje. Justamente por causa disso, é fundamental promover mudanças nos exercícios para garantir a progressão dos seus resultados.

É aqui que entra a grande dúvida: devo investir em mais peso ou mais repetição para alcançar meu objetivo? Pois a resposta para essa pergunta vai depender muito do que você está procurando.

Se você ainda não sabe o que deve aumentar para que as suas atividades se tornem mais desafiadoras, continue lendo o nosso artigo! Veremos o que é mais recomendado a partir das principais motivações e resultados possíveis, caso a caso. Vamos lá?

Emagrecer com saúde

Não é nenhum mistério que um dos objetivos que mais leva pessoas às academias é o emagrecimento saudável. Atualmente, são muitos os que buscam uma qualidade de vida superior, com uma alimentação equilibrada e uma rotina consciente de atividades físicas.

Nesses casos, como dissemos, os exercícios começam a se tornar comuns com o tempo, exigindo menos esforço muscular e garantindo mais facilidade e menos suor durante as atividades. Isso, por si só, não é um grande problema, já que estar habituado à prática física é fundamental para ter mais qualidade de vida. O problema surge quando o desafio não é mais suficiente para atingir emagrecer com saúde.

Se você sentir que precisa fazer pouca força para realizar um abdominal ou um treino de tiros de corrida, por exemplo, pode estar na hora de adaptar a sua rotina de atividades e investir em práticas que potencializam os seus resultados.

O mais indicado nesse cenário é priorizar as repetições e deixar o peso para os treinos mais específicos. Afinal, seu objetivo é perder peso, e para isso é necessário trabalhar com atividades aeróbicas que gastem muitas calorias.

Isso não quer dizer que você não pode aumentar a carga ao longo do tempo, mas a primeira modificação ainda deve ser feita no número de repetições. Se está fazendo um treinamento funcional, por exemplo, você pode inserir no seu circuito um ou dois exercícios de corrida e, em um futuro próximo, aumentar a carga do abdominal.

Ganhar mais resistência física

Outro objetivo bastante comum nas academias é o de aumentar a resistência física. Normalmente, quem busca isso são os atletas, mas pessoas que querem desenvolver um hábito de corrida, por exemplo, também precisam trabalhar esse aspecto.

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, para ganhar resistência o ideal é trabalhar com a repetição e ir modificando a carga aos poucos. Isso aumenta os níveis de batimentos cardíacos e o seu fôlego, garantindo mais disposição no dia a dia.

Em outras palavras, as primeiras modificações devem ser feitas no número de repetições, aumentando a quantidade e a amplitude de cada movimento. Então, quando você sentir que está começando a ficar fácil, é hora de aumentar um pouco a carga e alterar o número de repetições novamente, sempre de forma progressiva.

Tonificar o corpo e ganhar volume muscular

Também encontramos nas academias muitas pessoas que buscam exercícios para aumentar o volume muscular, realçando as partes e curvas mais bonitas dos seus corpos. Nesses casos, o que é recomendado? Mais peso ou mais repetição?

Se a modificação estética é mais intensa, é preciso investir no peso em cada exercício. Isso porque, quanto mais força você faz para realizar um movimento, mais explosão muscular você produz — consequentemente, mais volume é gerado.

Esse procedimento é bastante comum nos exercícios tensionais, por exemplo. Basicamente, o praticante realiza cerca de três séries de seis a doze repetições do mesmo movimento, com uma carga próxima do seu limite máximo de força, descansando por dois minutos entre cada uma.

Aliás, vale lembrar aqui que é fundamental executar essas atividades com a carga certa para que não haja nenhuma lesão grave durante o treino. Você pode identificá-la com treinamentos mais leves e testes rápidos antes de elevar o peso da sua série.

Também é importante ter em mente que existem algumas diferenças para os treinos de hipertrofia de homens e mulheres, já que o objetivo de cada um é diferente. Enquanto os homens costumam tonificar seus braços, ombros e abdômen, as mulheres geralmente preferem tonificar o bumbum e as pernas e afinar a cintura.

Nesse sentido, a orientação do treino para as pernas, braços e bumbum precisa potencializar a carga, enquanto os movimentos para afinar a cintura e definir o abdômen devem aumentar o número de repetições.

Desenvolver mais flexibilidade

A flexibilidade é outra característica que deve ser desenvolvida em qualquer pessoa. Capaz de trazer mais amplitude aos movimentos e auxiliar os músculos a trabalhar da forma certa, ela garante mais saúde e qualidade de vida, além de evitar dores e dificuldades de equilíbrio.

Seja para diminuir as chances de lesão durante os treinos, seja para melhorar a sua performance ou, simplesmente, para aprimorar a sua consciência corporal, o treinamento voltado para a flexibilidade deve investir em exercícios que priorizam as repetições e a isometria.

O intuito aqui é esticar os músculos, tensionando-os e relaxando-os ao longo das atividades, para que sejam ativados e aumentem a sua amplitude de movimento. Um bom exemplo disso é o alongamento do flexor do quadril, que trabalha costas, pernas e ombros de uma só vez.

Nele, você precisa manter uma perna flexionada e apoiada no chão, levando a outra para frente e inclinando levemente o quadril na mesma direção. Em seguida, basta segurar essa posição entre 15 e 30 segundos para ter um bom resultado, repetindo o mesmo procedimento com a outra perna. Vale lembrar que isso pode ser feito de duas a três vezes na semana, para proporcionar uma melhora constante no seu desempenho físico.

Corrigir a postura

Quem nunca sofreu com alguma dor nas costas que atire a primeira pedra! Um dos grandes males do século, os problemas de postura sempre trazem dificuldades no dia a dia, causando mal-estar e proporcionando uma vida com baixa qualidade. Justamente por isso, não é difícil encontrar quem busque acompanhamento físico e invista em treinos na academia para resolver esse problema.

Se esse é o seu objetivo, o mais indicado é investir em exercícios de força, com foco na isometria — isso é, mantendo o corpo na mesma posição por um determinado tempo. Isso garante o fortalecimento dos músculos posturais, aprimorando a sua consciência corporal e garantindo o alinhamento das articulações de forma natural.

Para garantir uma boa melhora da sua postura, insira na sua rotina de treinos uma pequena série de cinco exercícios, sendo três de força e dois de alongamento.

Preparar o corpo para uma competição

Se a motivação do seu treino diz respeito a uma competição, o primeiro passo para saber se você precisa de mais peso ou mais repetição é justamente avaliar o tipo de prova será realizada. Seu foco será resistência, força ou os dois?

Apenas ao observar o real objetivo da competição é que será possível analisar o que precisa ser aprimorado no seu planejamento, desenvolvendo um treino capaz de suprir essas necessidades. E vale lembrar que isso independe do nível de experiência do atleta. Afinal, resistência e força são os pilares que sustentam a prática de um esportista, orientando toda a sua atividade durante a prova. Justamente por isso, é importante alternar entre esses treinos para garantir um desempenho satisfatório.

Enfim, viu como escolher entre aplicar mais peso ou mais repetição no seu treino não é um grande desafio? Basta identificar o seu objetivo e encontrar formas que potencializem o seu resultado. Só não se esqueça de manter um acompanhamento profissional, seja qual for o seu caso, para ter resultados sempre melhores!

Então, gostou da leitura? E gostaria de ter um acompanhamento profissional na elaboração dos seus treinos, então conheça o Personal Virtual e tenha um Personal Trainer para elaborar seus treinos.