Você, certamente, já ouviu falar da expressão treino de força ou viu alguém o realizando na academia, não é verdade? Pois bem, de forma simplificada trata-se de uma carga pesadíssima, com poucas repetições, na qual a pessoa fica roxa e treme bastante, como se realmente fosse explodir. Porém, saiba que esse treino tem tanto valor quanto os outros.

Para sanar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo com o que você precisa saber sobre o treino de força, como ele é realizado e até mesmo como um aplicativo de consultoria de personal trainer e nutricionista pode impactar positivamente nos resultados. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é treino de força?

Consiste em um treino que tem como foco principal aumentar o recrutamento das unidades musculares. Sendo assim, esse treino faz com que o corpo exija uma quantidade muito maior de fibras musculares para suprir a resistência imposta durante os exercícios.

É comum que as pessoas façam uma confusão entre hipertrofia e treino de força, já que ambas alternativas visam aumentar a força e o diâmetro do músculos. Contudo, cada modalidade dá mais ênfase do que a outra. Na hipertrofia, a ideia é ficar maior, enquanto no treino de força o objetivo é ficar mais forte.

Lembrando que o treino de força é indicado para qualquer pessoa, não importa seu biotipo ou estatura, pois a intenção é melhorar o equilíbrio, velocidade, agilidade, potência, coordenação motora e aumentar a força, por meio de performances realizadas nos treinos cotidianos em esportes.

Como o treino de força é feito?

O treino de força é dividido em alguns aspectos. Neste tópico, mostraremos como executá-lo.

Volume (séries)

Esse é um fator muito relevante, pois quando se pensa em hipertrofia, por exemplo, os indivíduos que treinam séries múltiplas apresentam mais hipertrofia do que os que realizam séries simples.

Repetições

É altamente recomendado que, para desenvolve adaptações musculares em sujeitos previamente destreinados, o número de repetições adequado é de 3-11. Já nos indivíduos intermediários, de 9-11 e de 20-28 em pessoas com maior preparo físico.

Porém, quando o assunto são indivíduos que treinam com frequência, o número de repetições pode variar, o que também está relacionado ao volume de massa de muscular de cada pessoa. Nesse aspecto, é importante considerar a individualidade biológica.

É possível, ainda, que os músculos menores respondam de forma diferente de grupos de grandes músculos. A experiência do personal, aqui, é imprescindível para a escolha de uma rotina de treinamento adequada para cada aluno.

Intervalo de descanso

Os intervalos entre as séries de 30-60 segundos são ótimos para estimular a hipertrofia muscular. Porém, há profissionais que sugerem que descansos mais curtos podem maximizar a hipertrofia de indivíduos longelíneos/ectomorfos, como entre 30 e 45 segundos.

Intensidade

Dependendo do nível do treino de força, a hipertrofia muscular ideal pode variar conforme o nível de preparo do indivíduo. Isto é, algumas pessoas respondem a uma menor intensidade — em torno de 60% de uma repetição máxima — ou cerca de 12 repetições máximas. Já outros sujeitos mais treinados, precisam de aplicação de mais intensidade, como algo em torno de 80% ou oito repetições máximas.

Frequência semanal

Pessoas destreinadas que realizam treinos de cada grupo muscular, ao menos três vezes por semana, têm uma relação dose-resposta mais positiva, enquanto pessoas treinadas que treinam cada grupo muscular somente duas vezes na semana, apresentam uma resposta melhor. Assim, notamos que não é necessário treinar o mesmo grupo muscular mais vezes na semana e esperar que isso aumente a hipertrofia ou a força muscular.

Quais os benefícios de utilizar um aplicativo que oferece serviços de consultoria de personal trainer e nutricionista?

Para concluirmos, vale a pena destacar a importância de poder contar com o trabalho de consultoria oferecido por um app para dispositivos móveis que oferece serviços de personal trainer e nutricionista. Entre eles, podemos citar:

Personalização

Nem sempre o personal trainer pode acompanhar seu cliente em um horário que seja adequado para os dois. Dito isso, um sistema online permite a constante comunicação entre o aluno e o professor, que é realizado por intermédio do app ou pelo site.

Isso permite que a frequência a e adaptação seja favorecida, em especial nos primeiros meses. Outra vantagem, é que esse tipo de sistema conta também com os serviços de um nutricionista para otimizar o controle de consumo de água e outros alimentos.

A ferramenta, ainda, apresenta em gráficos todo o acompanhamento do progresso dos exercícios, além de análises de desempenho, o que é ótimo para que o personal saiba qual a maneira mais adequada para aplicar os exercícios para ganho de massa muscular, emagrecimento ou qualquer que seja o objetivo.

Flexibilidade

Um serviço de personal trainer online via aplicativo proporciona total flexibilidade nos treinamentos e disponibilidade de profissionais a qualquer momento em que os alunos precisem. Graças à internet, você pode contactar um professor de qualquer região do país, que estará disponível sempre que necessário para te acompanhar.

Outro ponto benéfico é que você pode frequentar a academia tranquilamente e realizar seus exercícios com todas as séries personalizadas prescritas pelo profissional, sem que seja necessário marcar um horário específico. Ou seja, falta de tempo não é desculpa.

Economia

No serviço tradicional, o valor é cobrado por hora, o que quer dizer que, para obter um acompanhamento por um profissional diariamente, é preciso desembolsar um valor considerável, somado ao custo da mensalidade da academia, e isso impacta na frequência que se torna inviável que seja realizada como deveria.

No aplicativo, além de ser mais barato, há a possibilidade de contar com valores menores para ter o acompanhamento durante todo o ano, caso você opte pelos planos maiores.

Comunicação direta

Por fim, embora o valor seja mais baixo, não quer dizer que um serviço de consultoria de personal trainer e nutricionista por aplicativo ofereça menor qualidade. O profissional que atua online tem experiência e capacitação assim como o que atua presentemente, o que quer dizer que ele está apto a formular um planejamento de treinamentos com base em suas necessidades físicas e o melhor: com uma comunicação direta com você.

Pelo chat do aplicativo, é possível tirar todas as dúvidas sobre o treino de força, além de obter avaliações físicas iniciais e um teste de aptidão, o que é perfeito para para programação de exercícios mais recomendados de acordo com o seu perfil. O mais interessante é que o app oferece animações para para que você visualize a execução correta do exercício, aumentando o seu rendimento.

As informações abordadas neste conteúdo foram úteis para você? Quer conhecer mais sobre nossos treinos personalizados? Então acesse o nosso site para saber como podemos ajudar!