Realizar exercícios de mobilidade são extremamente importantes para o treino de musculação. De acordo com José Corbini, personal trainer do app Personal Virtual, muitas vezes as pessoas se concentram apenas nos agachamentos, supino e etc, mas dedicar um tempo para exercícios específicos antes de iniciar o treino, proporciona diversos benefícios significativos para o corpo e para o desempenho na academia. 

“As pessoas acabam pulando essa importante parte do treino, principalmente pelo tempo e preguiça, mas com apenas 10 minutos diários, o corpo já é beneficiado”, explica o profissional, que listou 5 vantagens de realizar exercícios de mobilidade. Confira:

Amplitude

Ao longo do tempo, os exercícios de mobilidade ajudam a melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento em determinadas articulações do corpo. Com isso, os músculos passam a trabalhar de maneira mais eficiente durante a musculação. “A longo prazo, isso deixa seu treino ainda mais eficiente, aumenta a força e ajuda a prevenir lesões relacionadas à falta de flexibilidade ou movimentos restritos”, explica Corbini.

Ativação neural

Segundo José, a ativação neural é outra vantagem nesses casos, mas o que isso significa? “Exercícios de mobilidade envolvem padrões de movimento complexos, ativando neurônios responsáveis pela coordenação motora e estabilidade, essenciais para os músculos”, comenta ele.

Realizando esses exercícios antes da musculação, você “acorda” os músculos e prepara o sistema nervoso central para movimentos subsequentes. 

Aquecimento

Podemos usar os exercícios de mobilidade para um aquecimento eficaz antes do treino mais pesado. “Eles ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações, elevam a temperatura corporal e preparar o corpo para a musculação, também ajudando a prevenir lesões”, pontua ele.

Correção de desequilíbrios

Algumas pessoas podem ter alguns desequilíbrios musculares que podem ser causados por diversos fatores: má postura, sedentarismo ou até mesmo padrão de movimento inadequado. Mais uma vez os exercícios de mobilidade aparecem para ajudar.

“Os benefícios desse tipo de exercício ajudam a corrigir o problema, fortalecendo músculos fracos e alongando aqueles mais encurtados”, explica o personal, que ressalta a importância dessa correção para melhores resultados na musculação.  

Redução de estresse e relaxamento

Além de inúmeros benefícios físicos, podemos destacar também um outro lado dos exercícios de mobilidade: eles têm um impacto positivo na mente. “Como estamos falando de movimentos suaves e controlados, eles servem também para acalmar, como uma espécie de meditação, diminuindo a agitação e melhorando o foco”, finaliza o profissional.