A falta de tempo é uma das principais justificativas que as pessoas utilizam para não se exercitarem. Seja na academia ou na sala de casa, o exercício intervalado de alta intensidade tem se tornado tendência entre os praticantes de atividade física, pois consiste na execução de um treino com carga máxima por um curto período.

Baseado na alternância entre períodos curtos de treino intenso e de recuperação, essa combinação propicia uma redução da necessidade de oxigênio para o sistema aeróbio. Dessa forma, o metabolismo permanece acelerado por até duas horas após o término da aula, e não apenas durante o treino.

Se você ainda não conhece essa modalidade, continue a leitura deste post e descubra como o nosso corpo responde na realização de exercícios intervalados de alta intensidade.

O que é um exercício intervalado de alta intensidade?

O exercício intervalado de alta intensidade é uma modalidade que tem como objetivo proporcionar ao sistema muscular uma maior capacidade de esforço e desempenho respiratório, uma vez que envolve treinos aeróbicos efetuados com elevado nível de força por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.

O nosso corpo funciona por meio de estímulos, portanto, promover um aumento na demanda energética é uma excelente alternativa para quem deseja melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a construção muscular ou potencializar a queima de gordura, devido às adaptações metabólica.

No entanto, a velocidade e o tempo de recuperação podem variar de acordo com a fisiologia de cada indivíduo e com qual exercício está habituado.

Quais as principais características dessa modalidade?

Graças ao seu formato, os treinos intervalados de alta intensidade podem ser realizados em qualquer hora e lugar, não sendo necessário o uso de vários equipamentos. Quem pratica atividade física regularmente sabe o quão importante esse hábito é para a construção de uma rotina mais saudável. Mas como o nosso corpo responde a esse tipo de exercício?

Os exercícios de alta intensidade exigem do nosso organismo um gasto energético maior. Para suprir essa necessidade, o açúcar armazenado nos músculos é utilizado como combustível durante o treino.

Porém, já nos primeiros segundos da atividade, o organismo tende a buscar outras fontes de energia disponível, de modo a responder ao estímulo gerado e, com isso, o glicogênio  uma maneira de estocar glicose nos músculos  é utilizado nesse processo, ativando o sistema aeróbico.

Em razão desse mecanismo homeostático, mesmo horas depois do exercício e durante a fase de recuperação, o metabolismo continua ativo, melhorando a resistência à insulina e estimulando os genes que participam das funções cardiovasculares.

Dentre os principais treinos intervalados de alta intensidade, podemos citar o HIIT com intervalos longos, HIIT com intervalos curtos, treinamento de sprints repetidos (RST) e de sprint intervalado (SIT).

Apesar de oferecer diversos benefícios à saúde, recomenda-se que, antes de iniciar a prática de exercício intervalado de alta intensidade, é fundamental realizar avaliação médica e, além disso, um teste de esforço máximo com monitoração cardíaca, visto que se trata de atividades de alto impacto. Portanto, com a ajuda de um profissional de educação física, você pode optar pela modalidade que mais se enquadra no seu objetivo e estilo de vida.

Gostou deste post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e ter acesso a conteúdos como este diretamente no seu e-mail!