Emagrecer, aumentar a resistência ou definir o corpo são algumas das principais metas de quem busca uma vida saudável. Entretanto, quando assunto é qual o melhor treino para alcançar esses objetivos, diversas dúvidas surgem na cabeça dos atletas.

Antes de começar a malhar, pular e correr, é preciso entender as diferenças entre exercício aeróbico e anaeróbico e como o nosso corpo reage a eles, tendo em vista que no treino aeróbico o organismo utiliza o oxigênio disponível para gerar energia.

Dessa forma, se o seu objetivo é eliminar a gordura corporal, ambas as modalidades proporcionam resultados incríveis, uma vez que estimulam as funções metabólicas, produzindo um déficit calórico que obriga o organismo a metabolizar as reservas de tecido adiposo.

Continue a leitura deste post, descubra as diferenças entre um treino aeróbico e anaeróbico e como alinhar esses treinos à musculação. Boa leitura!

Quais as diferenças entre o treino aeróbico e anaeróbico?

Compreender a diferença entre o treino aeróbico e anaeróbio é fundamental para identificar qual atividade se enquadra no seu objetivo. Os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam oxigênio, obtido pela respiração, e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para gerar energia para o tecido muscular.

Além disso, é empregado em atividades de longa duração e que apresentam intensidade de leve a moderada, como pedalar ou pular corda.

Em contrapartida, os exercícios anaeróbicos não utilizam o oxigênio como fonte energética, ou seja, a energia fornecida é oriunda do metabolismo, alático e lático, realizado no próprio músculo. Diante disso, esse mecanismo é usado para exercícios de curta duração e com intensidade moderada a alta, sendo associado a treinos de ganho de massa muscular e enrijecimento da musculatura.

Como alinhar a prática de exercícios aeróbicos à musculação?

A maioria dos atletas, cujo objetivo é o aumento da massa magra, costuma torcer o nariz para atividades aeróbicas. Entretanto, quando o assunto é a perda de peso, o plano de treinos costuma vir acompanhado de exercícios de musculação e, nessas horas, surgem diversos questionamentos. Afinal, o objetivo do meu treino é emagrecer e não ganhar músculos, certo?

O treino aeróbico atua melhorando o funcionamento do nosso sistema cardiovascular, além de promover o aumento no tamanho e número de mitocôndrias, que são responsáveis pela produção de energia na célula muscular. No entanto, a musculação proporciona um estímulo para sistema músculo esquelético, aumentando assim a força e a massa muscular.

Por esse motivo, quando a prática de exercícios aeróbicos é realizada após a musculação, favorece o fortalecimento dos músculos e a diminuição no estoque de glicogênio muscular, além de elevar o consumo de oxigênio pelas células, estimulando o metabolismo de gordura e, consequentemente, a perda de peso.

Além disso, é importante ressaltar que é preciso equilibrar o aeróbico para que o desempenho no exercício de resistência não seja comprometido. Por isso, é essencial contar com o auxílio de um profissional para montar o plano de treino adequado para você.

Para manter uma vida saudável é fundamental buscar alternativas que auxiliem na manutenção das funções do nosso organismo. Dessa forma, praticar exercícios físicos é uma boa opção para melhorar o condicionamento físico, bem como a perda de calorias e gordura corporal.

Considerando todo o conteúdo apresentado ao longo deste texto, fica evidente que, de modo geral, a diferença entre o exercício aerobico e anaeróbico baseia-se no combustível usado para a produção de energia. Diante disso, o treino aeróbico é indicado para indivíduos que desejam melhorar seu sistema cardiorrespiratório e vascular.

Gostou do post? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!