O estilo de vida saudável está disseminado na nossa cultura. A cada instante encontramos novos perfis nas redes sociais divulgando a importância de ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência. Essa conscientização, além de aproximar mais pessoas da realidade fitness, trouxe outra consequência muito importante: a relação entre atividade física e saúde mental.

Afinal, com tantas pessoas deixando para trás hábitos nocivos à saúde, muitos pesquisadores começaram a investigar a relação da prática física com a saúde mental, descobrindo uma ligação intensa entre essas duas esferas. Para aprofundar o seu conhecimento, preparamos este conteúdo sobre como equilibrá-las e quais benefícios você conquista com essa ação. Acompanhe!

Existe uma relação entre atividade física e saúde mental?

Se você acredita que a resposta dessa pergunta é sim, então acertou em cheio! Como comentamos, diversas pesquisas foram realizadas no campo da Psicologia, Medicina, Enfermagem e Nutrição para assegurar que a realização constante de atividade física realmente traz impactos positivos na saúde mental dos praticantes.

Por exemplo, este estudo publicado no Congresso Nordeste de Ciências do Esporte mostrou que pessoas que realizam frequentemente alguma atividade apresentam uma menor tendência em desenvolver depressão. Outra pesquisa já aponta que a prática contribui para o controle da perda cognitiva em pacientes com Alzheimer.

Para além dos resultados científicos, é possível perceber a própria necessidade do corpo em colocar-se em movimento. Muitas vezes, sentimos uma grande vontade em fazer alguma atividade, como caminhar ou até mesmo movimentar aleatoriamente alguma parte do corpo, sobretudo em quem passa horas sentado e segue uma vida sedentária.

Isso é um sinal que o seu corpo emite: o próprio organismo incentiva a realização de alguma atividade para esticar a musculatura e provocar certo esforço físico. Isso faz com que o cérebro ative partes importantes de produção de hormônios, liberando endorfina, serotonina e dopamina para que os músculos funcionem corretamente.

Então, qual é o impacto que isso tem na saúde mental? A resposta é muito simples: aumentando o nível desses hormônios no corpo, tendemos a nos sentir mais satisfeitos e felizes, aumentando a sensação de bem-estar após realizar alguma atividade. Tem mais, diversos esportes permitem a aproximação com outras pessoas, potencializando suas habilidades de socialização e garantindo uma rede social divertida e unida.

Para concluir, a prática também melhora a sua autoimagem e autoestima, possibilitando uma vida com menos julgamentos e autocríticas. Isso contribui não só para a melhora da sua saúde mental, como também para o fortalecimento da sua esfera profissional, amorosa e familiar.

Quais são os benefícios psicológicos de praticar um esporte?

Como você já deve imaginar, qualquer atividade física contribui para o aprimoramento do seu condicionamento físico, não é verdade? Para além disso, realizá-la com frequência melhora a sua capacidade cognitiva, reduz os níveis de estresse e ansiedade e fortalece a sua autoestima e percepção de imagem corporal.

Tudo isso faz com que você se sinta mais confortável com o próprio corpo, além de conquistar mais disposição para encarar os desafios pessoais e profissionais que aparecem no seu dia a dia. Ainda, quando alinhada a algum tratamento psicológico, como psicoterapia, a atividade física diminui os riscos de desenvolver algum transtorno psíquico, aumentando sua qualidade de vida.

Nos próximos tópicos, explicamos quais são os principais benefícios que você conquista ao incluir na sua rotina alguma atividade que traga prazer e movimento para sua realidade. Confira!

Redução do estresse e ansiedade

A rotina corrida do trabalho, na maioria das vezes, vem carregada com altos níveis de estresse. Com as metas e os prazos a serem seguidos, alinhados à sobrecarga de tarefas e pressão externa, muitos profissionais sentem-se prejudicados e desenvolvem sintomas de ansiedade em função da realidade que vivem.

O fato é que encarar esses dois fenômenos psicológicos não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário: envolve o fortalecimento da sua inteligência emocional. No entanto, a atividade física pode ser uma ferramenta excelente para combater seus sintomas, já que liberam hormônios que causam bem-estar e auxiliam no controle respiratório.

Tem mais, a prática auxilia no alívio da tensão muscular, principalmente as aeróbicas, como corrida e caminhada. Isso facilita o controle corporal e promove um relaxamento mais intenso, essencial para quem convive com um forte aperto no peito e um fluxo constante de pensamento. Afinal, quando o corpo relaxa, a mente tende a seguir o mesmo caminho.

Melhora da qualidade do sono

A insônia é um dos males mais comuns entre os adultos. Associada ao estresse e ansiedade, esse fenômeno diminui drasticamente a qualidade de vida e facilita o surgimento de transtornos psicológicos, como a depressão, além de trazer consequências sérias na esfera profissional e familiar.

Com a atividade física, você consegue cansar o seu corpo com mais frequência, permitindo a chegada do sono com mais facilidade. Além disso, por melhorar o seu humor, condicionar o seu organismo em relação ao controle de horários e regular os ciclos hormonais, a prática consegue combater a insônia e permite uma vida mais saudável.

Aumento da disposição

Um dos melhores benefícios da prática física é o aumento da disposição. Ainda que o corpo fique cansado, a longo prazo você percebe que está muito mais preparado para encarar as dificuldades do dia. Isso acontece em função do aumento da produção de endorfina, que permite o relaxamento do corpo e o aumento da autoestima.

Com esses dois aspectos equilibrados, você sente-se mais seguro para concluir as tarefas e alcançar todas as suas metas. Além disso, a disposição está associada ao fator de socialização que a atividade física oferece, afinal, a maioria dos esportes são realizados em grupos e facilita a criação de novas amizades que significam grande parte da sua vida, oferecendo novos propósitos a serem seguidos.

Prevenção de doenças

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a prevenção de doenças, não é mesmo? Além das tradicionais, como diabetes e problemas cardiorrespiratórios, a atividade física reduz a probabilidade de desenvolver alguma psicopatologia, como o estresse crônico e os transtornos de humor e ansiedade.

Isso ocorre não só em função do equilíbrio hormonal, como também dos fatores psicossociais alinhados à prática. Em outras palavras, estar em um grupo animado e que tem objetivos semelhantes oferece uma melhora no seu bem-estar a partir do momento de cria um ambiente cheio de motivação e realização de um propósito.

Como escolher a melhor atividade física?

Com tantos benefícios em mente, é natural questionar-se sobre as melhores formas de escolher a atividade física certa para você. O fato é que a prática que trará resultados mais positivos no seu dia a dia é aquela que garante um grande prazer e senso de realização. Por exemplo, existem pessoas que preferem movimentos mais lentos e marcados, como a musculação.

Por outro lado, há pessoas que buscam atividades mais intensas, como a corrida. Ainda, existem aquelas que não gostam de práticas tradicionais e preferem arriscar-se na dança, trekking, ciclismo, natação e treino funcional. Existem diversas possibilidades disponíveis, o ideal é experimentar aquelas que mais combinam com o seu estilo de vida e identificar qual é a que garante mais prazer.

A atividade física e a saúde mental estão em constante relação, e manter esse equilíbrio não precisa ser um desafio. Basta encontrar aquela prática que condiz com seus gostos e sua realidade para, então, conquistar todos os benefícios que essa união oferece. Lembre-se, no entanto, de contar com o auxílio de um profissional capacitado para garantir que os movimentos serão realizados corretamente, combinado? 

Então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar aqueles amigos que também buscam uma vida mais saudável!