O cansaço excessivo faz parte da vida de muitos brasileiros. Segundo pesquisa do Ibope, duas em cada três mulheres, entre 20 e 29 anos, se queixam de cansaço.

A diferença entre o cansaço normal e o excessivo é definida pela constância. Fadiga que persiste por mais de 6 meses, mesmo com uma boa alimentação e com a prática de exercícios físicos, deve ser investigada.

As principais causas desse problema são a baixa qualidade do sono, a alimentação incorreta e a falta de atividades físicas. Neste post, comentamos sobre cada uma delas e oferecemos dicas que podem contribuir para uma vida mais saudável. Confira!

Quais são as causas do cansaço excessivo?

A fadiga constante é multifatorial, mas o fato é que o tripé de uma vida saudável e cheia de energia se concentra em noites de sono relaxante, alimentação equilibrada e treino.

Veja, a seguir, alguns fatores que podem desencadear o cansaço excessivo e como evitá-los!

Noites mal dormidas

Durante o sono, ocorrem importantes processos metabólicos para a manutenção da saúde física e mental. Quando não dormimos bem, todo o organismo se desequilibra, gerando cansaço e várias doenças.

Para melhorar a qualidade do sono é importante observar alguns aspectos, como o relaxamento antes de se deitar, a utilização de colchão e travesseiro adequados e evitar comidas pesadas, entre outros.

Sensibilidade alimentar

Pessoas sensíveis a determinados alimentos podem apresentar sintomas como problemas digestivos, erupções cutâneas e fadiga. Entre os alimentos que mais contribuem para tal transtorno estão os laticínios, o glúten, a soja e o milho.

A sensibilidade alimentar pode ser evitada por meio de uma alimentação saudável. Dessa forma, é importante consumir alimentos naturais e leves, incluindo, pelo menos, 3 porções diárias de frutas, verduras e legumes.

Também é necessário dar atenção especial aos que contém vitaminas do complexo B, como:

  • abacate;
  • amêndoas;
  • banana;
  • batata;
  • bife de carne;
  • espinafre;
  • feijão;
  • fígado;
  • laticínios;
  • salmão.

Deficiência de proteína

O baixo nível desse elemento no organismo causa cansaço excessivo, dores musculares, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, rugas na pele e baixa imunidade.

A proteína é um nutriente essencial, que atua na construção da massa magra e na manutenção das funções metabólicas e fisiológicas, bem como na oxigenação do corpo.

Para assegurar os níveis satisfatórios, é importante consumir alimentos como os laticínios e as carnes. No entanto, a fim de evitar quedas bruscas e picos de glicemia, seu consumo deve estar associado ao de carboidratos.

Desidratação

A desidratação provoca diversos distúrbios, como cansaço, raciocínio lento, pedras renais, entre outros transtornos. Portanto, a reposição de água é imprescindível para uma boa disposição e saúde em geral.

Nosso organismo é composto por 70% de água, sendo responsável por todas as reações químicas que envolvem o seu bom funcionamento. É fundamental para a eliminação de toxinas, o controle da temperatura corporal, o equilíbrio da pressão arterial e a manutenção da saúde dos cabelos, pele e unhas.

É possível saber a quantidade de água necessária para o organismo, multiplicando o peso corporal por 0,03. Aplicando o cálculo para uma pessoa com 60 quilos, obtemos uma necessidade diária de 1,8 litros.

Sedentarismo

A falta de atividades físicas é uma das principais causas do cansaço excessivo. Alguns hábitos, como preferir elevador ao invés de escadas ou utilizar o carro para pequenos trajetos são exemplos de uma vida sedentária, que podem trazer consequências severas à saúde, como a atrofia muscular, o diabetes, o infarto, a hipertensão, a obesidade e até a morte súbita.

Fugir do sedentarismo nem sempre é fácil, porém com algumas pequenas mudanças na rotina é possível exercitar o corpo. Fazer alongamentos diariamente, caminhadas ao ar livre, subir escadas e adotar pausas de 15 minutos a cada 1 hora de trabalho, são atividades que contribuem para o bem-estar físico e mental.

Conforme pudemos verificar, o cansaço excessivo tem como principais causas as noites mal dormidas, a má alimentação e o sedentarismo. Mas é possível evitá-lo com a adoção de hábitos saudáveis, como os que indicamos acima. Caso perceba que o cansaço ainda persiste, busque ajuda profissional.

Gostou deste artigo? Quer aprender mais sobre como combater o cansaço e ganhar mais qualidade de vida? Então, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!