A dieta low carb é uma das queridinhas daqueles que desejam emagrecer, mas nem tudo que se fala sobre esse tipo de alimentação é verdade. “Esse tipo de dieta nada mais é do que a baixa ingestão de carboidrato comparado com os outros macronutrientes presentes no plano alimentar” comenta Jaqueline dos Santos, nutricionista do app Personal Virtual.

É importante não fazer dietas da moda sem consultar um profissional, porque independente do objetivo, apenas um nutricionista poderá traçar a melhor estratégia para que o paciente alcance seus objetivos sem comprometer a saúde. opina a nutricionista.

Pensando nisso, Jaqueline falou sobre os mitos e verdades da famosa dieta low carb: 

Não pode comer fruta – MITO

Primeiro de tudo, é importante deixar claro que a dieta low carb tem carboidrato, só que em quantidade menor do que outras dietas. Levando em consideração que as frutas são carboidratos, é fácil entender que elas podem – e devem – ser consumidas em qualquer plano alimentar, independentemente do objetivo, o que vai mudar é a seleção das frutas que contém menor quantidade de carboidratos, por exemplo abacate, morango, coco, melão, abacaxi…

Esse tipo de dieta não é a única forma de emagrecer – VERDADE

A dieta low carb é uma ótima estratégia de emagrecimento? Sim. É a única forma de emagrecer? Não. “Só existe uma forma de emagrecer: estar em déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que consome. Em uma dieta low carb é mais fácil estar em déficit calórico, mas não adianta nada se a quantidade de outros macros e micronutrientes não se ajustarem ao plano alimentar”, comenta Jaqueline.

A pessoa pode sim fazer uma dieta rica em carboidrato, com arroz, feijão, frutas, pães, entre outros, e ainda estar em déficit calórico, que vai depender da rotina e metabolismo de cada um.

Posso comer carboidratos durante a dieta low carb – VERDADE

Como dito anteriormente, a dieta low carb é composta por carboidratos, porém em menor quantidade, o que significa que o arroz, a batata, frutas, entre outros, estão sim liberados. “Se a intenção é emagrecer, é interessante consumir carboidratos que tenham menos calorias. Se for comer fruta, por exemplo, boas opções são  abacate, morango, coco, melão, abacaxi… Já no almoço, as batatas e a mandioquinha podem ser consumidas em mais quantidade do que o arroz, que é mais calórico”, explica.

Dieta low carb serve apenas para emagrecer – MITO

Esse é mais um mito. É claro que ela pode ser uma ótima estratégia para quem deseja perder peso, mas não é exclusiva para isso.

“Esse tipo de dieta pode ser indicada também para tratamento de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, problemas de colesterol e até mesmo para aquelas pessoas que não possuem nenhum problema de saúde, mas optam por diminuir a quantidade de carboidrato. É por isso que apenas um profissional qualificado poderá dizer o que é melhor para cada situação”, pontua ela.

Durante a dieta low carb, posso comer proteína à vontade – MITO

É muito importante ter cuidado com as quantidades de qualquer alimento, mesmo que ele seja saudável. “O excesso de proteína pode sobrecarregar os rins, aumentando os riscos de doenças renais.

Além disso, 1g de proteína e 1g de carboidrato têm a mesma quantidade de caloria e o exagero pode acarretar no aumento do peso. “Procure um nutricionista, é a melhor forma de alcançar seus objetivos com saúde”, finaliza Jaqueline.