O estilo de vida fitness está em alta hoje em dia. Com diversas influências nas redes sociais, a cada dia encontramos pessoas que adotam esse modelo e adquirem uma vida mais saudável. Um dos pilares fundamentais para melhorar a sua qualidade de vida e investir de vez nesse estilo é apostar na alimentação saudável.

Afinal, é com ela que você garante um bom funcionamento orgânico e um equilíbrio corporal, encontrando mais energia para lidar com uma rotina corrida, além de prevenir doenças e melhorar o humor.

Inserindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, carboidratos, água e gordura saudável, você garante uma qualidade de vida muito melhor. Abaixo separamos as principais vantagens de se dedicar a ter uma alimentação saudável. Confira!

Aumenta a energia e disposição

É muito comum encontrar relatos de pessoas que se sentiram muito mais dispostos para lidar com as situações cotidianas assim que modificaram sua alimentação. Isso acontece porque ingerir alimentos maléficos — aqueles ricos em açúcares, farinha branca e os processados — estimula o cansaço, deixando o corpo mais pesado por serem de difícil digestão.

Mesmo que logo após seu consumo haja um grande aumento da energia, ela se dissipa rapidamente, prejudicando o se dia. Os alimentos benéficos fazem justamente o oposto: aumentam a energia de forma gradual e proporcionam mais disposição durante o dia.

Isso também é um excelente reforço para manter a dieta nos trilhos até se tornar um hábito, garantindo uma qualidade de vida constante e sempre equilibrada.

Por isso, investir nos bons hábitos alimentares com uma dieta regulada e apresentando um equilíbrio entre vitaminas, proteínas, grãos integrais e carboidratos é fundamental para estimular o seu corpo a manter-se bem e a gastar a energia absorvida pela comida de maneira gradativa.

Previne doenças crônicas

Assim como uma boa alimentação reflete no aumento da disposição, ela também atua diretamente na prevenção de doenças.

Em função dos agrotóxicos e altos índices de açúcar e sódio nos alimentos não orgânicos e processados, há uma desregulação no organismo, baixando a imunidade e facilitando o desenvolvimento de doenças, como hipertensão, diabetes, gastrite, doenças cardíacas, obesidade e até câncer.

Ingerindo alimentos ricos em vitaminas, nutrientes, proteínas e gorduras insaturadas você estimula o sistema imunológico do seu corpo, provendo os elementos necessários para que ele combata com facilidade os agentes maléficos.

Combate as dores corporais

Outro benefício comprovado de uma alimentação saudável é o combate às dores corporais. A movimentação do dia a dia e a prática de atividade física ocasionam dores inevitáveis. No entanto, uma má alimentação também gera desconfortos musculares e, por consequência, indisposição para enfrentar o dia.

Optando por pratos benéficos, você auxilia o organismo a prevenir o desgaste muscular e, ainda, facilitar a regeneração dos músculos após uma atividade física ou um movimento mais brusco.

Além disso, existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como gengibre, peixe e abacate, que podem ser inseridos na sua reeducação alimentar. Dessa maneira, você garante um corpo saudável capaz de lidar com os desconfortos musculares.

Aumenta a qualidade do sono

Uma rotina corrida alinhada à má alimentação e à prática escassa de atividade física pode influenciar — e como! — na sua qualidade do sono. A ingestão de alimentos pesados antes de dormir, como carnes e carboidratos, interfere diretamente na sua digestão e mantém o corpo inchado, facilitando a chegada da insônia.

Por isso, uma das grandes vantagens de alimentar-se bem é melhorar a qualidade do seu sono, diminuindo o estresse e a ansiedade que a privação de uma noite bem dormida causa.

Além disso, você acorda com mais disposição para o dia seguinte e tende a manter o plano alimentar com mais facilidade, já que experimenta na pele os diversos benefícios que ele apresenta.

Uma boa dica para potencializar a ação da boa alimentação é evitar o consumo de qualquer alimento antes de dormir, optando por líquidos leves como água ou chá de ervas para ativar a digestão e acalmar o organismo.

Melhora o humor

Ainda não está convencido de que uma alimentação saudável traz diversos benefícios para o dia a dia? Então, você precisa saber que ela também atua diretamente no seu humor. Só por melhorar a qualidade do sono, baixar os níveis de estresse — ao liberar cortisol — e proporcionar motivação para enfrentar a rotina, ela já é capaz de trazer alterações de humor.

A alimentação saudável também contribui para o equilíbrio hormonal, sobretudo daqueles que regulam o humor, como a serotonina, dopamina e endorfina. Invista em alimentos como banana, oleaginosas, laranja, aveia, arroz integral, leite e pimenta — com moderação! — para promover o bem-estar.

Estimula uma pele saudável

As inflamações e alergias na pele podem ser resultantes de uma má alimentação. Os pratos que contêm altos índices de açúcar refinado e farinha branca, como os fast-food, inibem a metabolização, permitindo a inflamação do corpo.

Com uma boa alimentação você diminui as alergias e inflamações, sobretudo na pele, e garante uma vida melhor. Além disso, com o corpo desinchado, a tendência de aparecer estrias e celulites diminui.

Para isso, listamos alguns alimentos que não podem faltar no seu plano para garantir os benefícios citados:

  • azeite de oliva: rico em ácidos graxos, ômega 3, 6 e 9. Auxilia na regeneração da pele;
  • amêndoa e nozes: ricos em vitamina A e F, previnem o envelhecimento precoce;
  • pimentão vermelho: alta quantidade de licopeno, um antioxidante importante para o combate contra os radicais livres;
  • cranberry: indicado para quem sofre com processos de cicatrização, como as estrias.

Previne o envelhecimento precoce

Envelhecer de forma saudável é o objetivo de qualquer pessoa, não é mesmo? Com uma alimentação balanceada, você previne o envelhecimento precoce e aumenta a sua expectativa de vida.

Para isso, é preciso inserir nos seus hábitos diários alimentos que estimulam o sistema imunológico, como brócolis, espinafre, cenoura, cebola e aveia. Além desses, os derivados do leite são excelentes para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose, assim como as fibras e os grãos, que atuam na regulação do sistema digestivo e excretor.

Por fim, não deixe de consumir vitamina A, C e E, zinco e selênio — presentes em peixes, ovo, manga, couve, legumes e tubérculos —, uma vez que eles são antioxidantes e combatem os radicais livres no organismo.

Adquirir um bom estilo de vida implica investir em uma alimentação saudável, que traga um aumento da qualidade de vida e diversos benefícios como ter mais energia e disposição no dia a dia, bom humor e um sistema imunológico funcionando perfeitamente.

E então, gostou do nosso artigo? Que tal ter uma consultoria nutricional para te ajudar a ter uma alimentação mais saudável? Conheça o Personal Virtual!