A alimentação pré-treino é uma dúvida comum de quem malha. Apostar em carboidratos e alimentos que dão mais energia são fundamentais para um bom desempenho, mas é necessário ter atenção, pois alguns deles podem atrapalhar seu treino, causando desconforto ou dores.

De acordo com Eveline Cristina Dana, nutricionista do Personal Virtual, cada corpo reage de uma forma e tudo deve ser testado. “A banana, por exemplo, é um alimento muito utilizado antes do treino, mas por algum motivo, algumas pessoas podem sentir um desconforto, como refluxo”, explica ela. Além disso, Eveline comenta que o pré-treino também depende do horário em que ele ocorre. “Se a pessoa treina logo pela manhã, em jejum, o pré-treino dela é o jantar do dia anterior, mas essa mesma refeição atrapalharia o treino se fosse feita 30 minutos antes”. 

Pensando nisso, a profissional listou cinco alimentos que, de maneira geral, devem ser evitados antes dos treinos. Confira:

Carne vermelha

Quando falamos em carne vermelha, podemos incluir diversos tipos de carne: filé mignon, patinho, alcatra, picanha, entre outros. Todas elas são ricas em proteínas e, se optarmos por opções com menos gordura, é uma ótima opção para a dieta.

O problema é que dependendo do momento do dia em que a carne vermelha é consumida, alguns prejuízos podem aparecer. “A absorção desse tipo de carne ocorre lentamente e pode atrapalhar sua performance. Além disso, as opções com mais gordura diminuem ainda mais o rendimento”, explica a profissional.

Oleaginosas

A combinação “perfeita” de uma alimentação pré-treino é composta por carboidratos e proteínas. “Apesar das oleaginosas, como castanhas, serem excelentes para dietas, elas são fonte de gordura e pobres em carboidratos”, opina.

Feijão

O feijão também é um alimento rico em muitos nutrientes e deve estar presente no plano alimentar de todo mundo, mas antes do treino é necessário tomar cuidado. isso porque, segundo a nutricionista, o feijão deve ser inserido na alimentação com 1 a 2 horas antes do treino, pois trata-se de um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja,  libera de forma mais lenta o açúcar para que o corpo possa usar como energia.

“Caso não tenha um intervalo grande entre o consumo do feijão e o treino, ele pode causar desconfortos abdominais e, automaticamente, prejudica o desempenho”, afirma.

Refrigerante

Por se tratar de um alimento industrializado, o refrigerante deve ser evitado por todas as pessoas e não apenas antes do treino, mas, se consumido no pré-treino, pode atrapalhar o desempenho. 

“A composição dos refrigerantes é rica em açúcar, conservantes e aditivos que, além de aumentarem riscos de doenças, também podem inchar o abdômen, gerando desconforto”, explica a nutricionista. “Para quem gosta desse tipo de bebida, o ideal é substituir por água com gás, chás e sucos naturais”, completa.

Fibras

Sim, as fibras – presentes em alimentos como brócolis, couve-flor, aveia, frutas e grãos integrais – são extremamente importantes para o corpo e devem fazer parte da alimentação de todos, mas não antes do treino.

“As fibras podem ser difíceis de digerir, causando desconforto intestinal. Por isso, é importante que não sejam ingeridas pouco tempo antes do treino”, finaliza ela.