Ao se exercitar, é comum fazer sequências de exercícios para atingir os seus objetivos. E os exercícios cardiovasculares não podem ficar de fora dessa lista! Mas, afinal, você sabe para que serve o cardio? 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os benefícios que o exercício pode trazer, e no meio de tantas informações, fica difícil saber o que é o certo. Mas, para ajudar nisso, José Corbini, personal trainer do aplicativo Personal Virtual, lista alguns mitos e esclarece as verdades sobre a prática.

Quanto mais cardio, melhor!

Mito! Por mais que o exercício seja bom para a saúde cardiovascular, permanecer mais tempo na esteira não triplica seus benefícios. “Um plano de exercícios equilibrado, combinando diferentes tipos de atividades, pode ser mais eficaz do que apenas se concentrar em cardio. Além de tornar o treino mais interessante, isso desafia diferentes grupos musculares e sistemas de energia, levando a um progresso mais completo e saudável”, explica o personal.

Cardio é a única rota para queimar gordura

Mito! Por mais que o exercício cardiovascular tenha um papel significante na queima de calorias, ele não é o principal meio para emagrecer. “Os treinos de resistência também possuem um peso importante na perda de peso e aprimoramento do metabolismo. O aumento da massa muscular pode ajudar a acelerar a queima de calorias, fazendo com que o resultado seja alcançado mais facilmente”, enfatiza Corbini. 

Exercícios cardiovasculares são monótonos

Mito! É comum vermos pessoas na academia pulando o cardio por considerarem o exercício tedioso. Mas, é possível realizar a atividade fora do ambiente de musculação. “O cardio pode ser feito em momentos de lazer, como uma dança, ciclismo, natação ou até caminhadas ao ar livre. O exercício tem que ser agradável para que se torne algo motivador!”, finaliza o profissional.

Afinal, para que serve o cardio?

Os exercícios cardiovasculares têm como objetivo fortalecer o sistema cardíaco, os pulmões e os músculos, através de atividades que movimentam o corpo. Ou seja, além dos benefícios específicos, os exercícios contribuem para uma melhor saúde geral, aumentando a longevidade e a qualidade de vida, mas é importante sempre contar com a ajuda de um profissional.