Não é nenhum mistério que a conquista de um corpo mais saudável faz parte do propósito de vida de grande parte da população. Afinal, é possível perceber que cada vez mais jovens e adultos estão buscando estratégias eficientes de alimentação e de práticas físicas que colaboram não só para a perda de gordura, mas para uma melhor qualidade de vida.

Por isso, o treino HIIT — também chamado de treino intervalado de alta intensidade — ganhou diversos adeptos ao redor do mundo, tendo em vista a sua capacidade de gerar resultados eficientes em menos tempo e sem colocar em risco a sua saúde.

Pensando em aprofundar o seu conhecimento nessa técnica inovadora, nós desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre o HIIT, explorando suas técnicas e seus benefícios. Acompanhe!

O que é o treino intervalado de alta intensidade?

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade. Esse treino nada mais é do que uma atividade física baseada na alteração entre exercícios intensos e períodos de descanso ativos e passivos.

Nesse sentido, o treino HIIT tende a apresentar um tempo menor de realização, já que demanda muita energia do seu sistema cardiorrespiratório e, é claro, força física. Assim, o seu corpo potencializa a absorção de oxigênio, estimula a explosão muscular e utiliza a sua reserva de gordura para atingir a alta eficácia.

É por isso que os intervalos são tão importantes durante o treino, tendo em vista a sua capacidade de controlar os batimentos cardíacos e manter a queima de calorias, ainda que em repouso. Para compreender melhor o que estamos falando, separamos o que sustenta cada sessão.

Atividades de alta intensidade

Aqui, você precisa realizar exercícios que se aproximam do seu limite máximo de consumo de oxigênio. Normalmente são atividades aeróbicas.

Tempos de recuperação

Podem ser ativos e passivos, sendo que o primeiro consiste em realizar exercícios de baixa intensidade, como as atividades anaeróbicas, enquanto que o segundo diz respeito ao total descanso físico.

Como o treino HIIT trabalha o seu corpo?

Agora que você já entendeu o que é o treino HIIT, é natural questionar-se sobre como ele trabalha o seu corpo. Afinal, queremos conquistar bons resultados com a prática física, não é verdade? Como ele demanda o equilíbrio entre os exercícios intensos e os períodos de recuperação, é possível alinhar diversas modalidades.

Em outras palavras, o personal trainer consegue adaptar o treino à sua realidade, utilizando exercícios de alta performance a partir das suas capacidades físicas. Nesse sentido, é comum encontrar atividades como pular corda, subir escadas e realizar agachamentos em um mesmo circuito.

Além disso, existem diversos protocolos que os professores utilizam para estimular a sua musculatura e potencializar seus resultados.

Tabata

Apresenta 8 séries de 20 segundos com exercícios de alta intensidade intercalados com 10 segundos de recuperação. Assim, é possível investir em exercícios aeróbicos e anaeróbicos no mesmo protocolo.

Método Little ou Gibala

Com 27 minutos de treino e 3 minutos de aquecimento antes da prática, o método utiliza 12 séries intensas de 60 segundos equilibradas com 75 segundos de descanso ativo.

Timmons

Apresenta 3 séries de 2 minutos pedalando em baixa intensidade, alinhados com 10 segundos de atividade máxima.

Quais são os objetivos do treino HIIT?

Como você já deve ter percebido, o treino HIIT tem como principal objetivo a queima de calorias — que pode durar até 24 horas após a prática, já que o seu organismo aumenta o consumo de oxigênio que estimula o seu metabolismo. Além disso, a principal característica do treino é a realização de exercícios eficientes em curtos períodos, acelerando a conquista de resultados.

Essa pequena transformação é fundamental para aqueles que não têm muito tempo livre na sua rotina e não conseguem ir à academia todos os dias, por exemplo. E mais: a possibilidade de perceber um bom resultado em pouco tempo mantém a sua motivação em alta e estimula a continuidade da prática física.

Existe alguma recomendação para realizar o treino intervalado de alta intensidade?

Você já deve ter percebido que o HIIT é uma atividade que demanda muito do seu sistema cardiorrespiratório e da sua capacidade muscular. Para garantir que o exercício gere somente benefícios, é fundamental ficar de olho nas recomendações para realizá-lo corretamente.

Isso não envolve somente as orientações do seu personal trainer, ok? Para aqueles que apresentam problemas de respiração, como asma e bronquite, ou ainda patologias cardíacas, é importante informar o seu professor e optar por atividades mais leves no início do treino.

Assim, você evita diversas lesões que a explosão muscular pode causar, além de impedir o desenvolvimento de crises respiratórias ou até mesmo taquicardia. Além disso, caso o seu corpo você não se encaixe em nenhum desses quadros, mas o seu estilo de vida seja sedentário, também indicamos a evolução gradual na prática.

É possível conquistar resultados ainda melhores quando você adapta o seu corpo ao nível certo de exercício, já que ele não é desgastado no processo, ainda que o cansaço apareça. E mais: quando o treino é realizado em grupo, você consegue acompanhar a turma e o seu nível de motivação continua alto.

Quais são os benefícios desse tipo de treino?

Para finalizar o nosso conteúdo, não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios do HIIT. Afinal, de nada adianta compreender o que ele é e como ele trabalha com o seu corpo se você não consegue avaliar os resultados, não é mesmo? 

Além daquela que já comentamos — ótima performance em pouco tempo —, é possível conquistar outras vantagens, como:

  • diminuir a pressão sanguínea;

  • melhorar o sistema cardiovascular;

  • equilibrar os níveis de oxigênio no corpo;

  • aprimorar a sua consciência corporal;

  • estimular a sensibilidade do organismo à insulina, auxiliando a musculatura a utilizar a glicose para produzir energia e realizar os movimentos de alta eficácia;

  • aperfeiçoar o perfil de colesterol;

  • queimar mais calorias do que em um treino normal;

  • acelerar o metabolismo por até 24 horas pós-treino;

  • reduzir o apetite ao estimular a produção de hormônios que simulam a saciedade, como o peptídeo YY e a grelina;

  • favorecer a crescimento de massa muscular;

  • aprender a respirar corretamente;

  • estimular a superação dos seus limites físicos e pessoais;

  • otimizar a sua rotina sem perder de vista a qualidade de vida que a prática esportiva oferece.

Ainda que o treino HIIT apresente diversas vantagens, é fundamental contar com a ajuda de um profissional qualificado para que você consiga atingir melhores resultados sem colocar a sua saúde em risco. Lembre-se que estamos falando de atividades intensas e que demandam um excelente controle corporal.

Ao investir em um acompanhamento especializado, você consegue um treino personalizado para as suas características e necessidades, encaixando-o na sua rotina de maneira prática e funcional. De quebra, todos os benefícios físicos são atingidos e você conquista as suas metas.

O treino HIIT é uma atividade capaz de colocar todo o seu corpo em movimento, estimulando cada músculo de forma diferente para aprimorar a sua força e o seu desempenho. Lembre-se, no entanto, de contar com a ajuda de um profissional qualificado para orientar a realização dos exercícios e garantir a conquista de todos os resultados, combinado?

O que achou do nosso conteúdo? Aproveite para continuar o aprendizado e descubra o que pode acelerar o seu metabolismo de forma saudável para melhorar ainda mais o seu treino!