A suplementação é uma dúvida recorrente na cabeça das pessoas que treinam, principalmente daqueles que estão iniciando a vida fitness, e, se tem um produto que todo mundo já ouviu falar dentro desse mundo é o whey protein, o mais popular entre os suplementos.

Muitas pessoas associam o whey a corpos musculosos e fortes, ou seja, acreditam que ele só tenha que ser consumido por quem quer massa muscular, mas será que o suplemento deve ser evitado por quem deseja emagrecer?

De acordo com a nutricionista Carol de Souza, do Personal Virtual, isso é um mito. “Primeiro, precisamos entender que o whey protein nada mais é do que uma fonte de proteína, assim como o frango, os ovos, peixes, entre outros alimentos”, comenta ela.

A grande vantagem do whey é ser prático, ou seja, você pode levar a sua dose do suplemento para qualquer lugar e apenas acrescentar água para consumir. “É uma ótima opção para atingir a quantidade certa de proteína que seu organismo necessita, seja para ganho ou manutenção de massa muscular”, complementa ela, que ressalta que essa quantidade é definida por um nutricionista, que irá calcular corretamente o quanto de cada macro e micronutriente o paciente precisa, de acordo com seu corpo e objetivo.

Todo mundo necessita de proteína

Homens e mulheres de todas as idades necessitam de proteína, o que muda é que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente. “Quando falamos do processo de emagrecimento, precisamos ter em mente que o paciente precisa gastar mais calorias do que consome, o que significa que o whey ou qualquer outro alimento podem estar nesse plano alimentar, sendo contabilizados nas calorias totais do dia”. 

Além disso, para emagrecer com saúde e sem perder músculos, o aporte proteico pode ser o grande segredo. “Em um processo de perda de peso, acontece da pessoa acabar perdendo massa muscular, mas essa perda pode ser evitada ou minimizada se a quantidade de proteína estiver ajustada corretamente”, finaliza a profissional.