Perder peso figura como uma das principais preocupações das pessoas hoje em dia. Por isso, fazer treinos para emagrecer é um objetivo bastante comum. No universo da saúde, todavia, não existe uma regra, o que exige a interligação de diversos fatores para melhorar os resultados e atingir as metas traçadas.

Antes de mais nada, vale enfatizar a importância do exercício físico como hábito benéfico independentemente da condição do indivíduo. O emagrecimento é só uma das suas vantagens, que ainda englobam o fortalecimento ósseo, a diminuição da pressão arterial e a minimização de problemas como ansiedade, depressão e estresse, por exemplo.

Musculação, treinamento funcional, aeróbico… É bem possível que você conheça esses termos de tanto ouvir falar, mas talvez não saiba ao certo no que cada um deles consiste. Se você tem dúvidas a respeito da alternativa adequada para emagrecer, continue conosco, pois neste texto vamos abordar os tipos de treino para ficar em dia com a balança!

Musculação

Por mais que o senso comum possa dar a impressão contrária, a musculação não serve somente para quem busca o ganho de massa muscular. A tendência é pensar em caras fortões puxando pesos altíssimos, mas esse tipo de treino vai muito além da ideia de hipertrofia e força, reduzindo o risco de diabetes, otimizando a postura corporal e qualificando o condicionamento respiratório.

Como qualquer outro exercício físico de intensidade elevada, a musculação exige gastos energéticos bem altos. Sabe qual é a principal consequência disso? A queima de calorias! O número sempre varia de acordo com a pessoa, o tempo e as atividades desempenhadas, porém uma hora de prática pode resultar no consumo de cerca de 350 calorias.

Todos os componentes da musculatura humana precisam de muita energia para atuar, o que ocasiona esse processo de necessidade de energia e posterior queima de calorias. Figurando como um dos melhores treinos para emagrecer, a musculação acelera o metabolismo do organismo e incentiva o gasto calórico mesmo após o encerramento da atividade.

Aliados aos movimentos clássicos, envolvendo máquinas e halteres, existem alguns estímulos complementares, que veremos a seguir nos tópicos de funcional, aeróbicos e HIIT.

Treinamento funcional

Cada vez mais em evidência no Brasil, o treino funcional oferece características bastante atrativas para quem deseja perder aqueles quilinhos extras. Isso porque as limitações e principais metas individuais são aspectos centrais do planejamento das atividades.

O funcional se diferencia pela mescla de vários exercícios, agregando dinamismo ao tempo na academia. Corda naval, trenó e agachamento livre consistem em bons exemplos de práticas mais divertidas e leves.

Sob a ótica do processo de emagrecimento, o treino funcional ganha ainda mais pontos. Afinal de contas, uma hora dessa modalidade pode consumir em média 800 calorias. Como se não fosse suficiente, há um estímulo de melhora da flexibilidade e ganhos de força e equilíbrio corporal.

Marcado pelos famosos circuitos, o funcional trabalha atividades de resistência aliadas a exercícios aeróbicos, possibilitando a perda de peso sem deixar de tonificar os músculos. É interessante lembrar, contudo, que a exigência de um bom preparo físico aumenta, ou seja, iniciantes devem passar por um período de adaptação.

Aeróbico

Entre os treinos para emagrecer, não podemos deixar de listar o bom e velho aeróbico. Altamente importante para otimizar a capacidade oxidativa muscular e o metabolismo de gorduras, esse tipo de atividade libera endorfina, substância estimulante do bem-estar, combate problemas psicológicos e qualifica a circulação sanguínea.

Uma ótima opção de exercício aeróbico é a corrida, por exemplo. Em valores aproximados, uma hora de corrida a cerca de 10 km/h faz o organismo queimar 700 calorias. Não se esqueça, caso opte por essa alternativa, de prezar por um tênis confortável e realizar alongamentos preparatórios.

A pedalada figura como outro aeróbico de grande potencial para o processo de perda de peso. Toda a musculatura da perna é ativada ao andar de bicicleta, recebendo estímulos importantes para o fortalecimento e o ganho de massa. Além disso, basta meia hora de atividade para queimar em média 250 calorias a cerca de 20 km/h.

Pular corda, subir e descer escadas e dançar também são aeróbicos bem úteis para o emagrecimento, trabalhando diversos grupos musculares e melhorando o funcionamento do corpo.

HIIT

Opa, talvez essa sigla você não conheça! Mas calma, porque vamos explicar os motivos pelos quais ela tem aparecido tanto. Em inglês, HIIT significa High Intensity Interval Training, ou Treino Intervalado de Alta Intensidade.

O objetivo principal é incrementar o esforço em menos tempo de treino. A intensidade dos exercícios aeróbicos, no HIIT, apresenta eficácia, em especial, por conta da aceleração metabólica não apenas durante a atividade, mas também até cerca de 24 horas após o final dela.

Assim, o processo de perda de peso recebe um incentivo considerável relacionado à continuidade. Outra grande vantagem do HIIT é a flexibilidade de locais para realizá-lo. Afinal de contas, nenhum equipamento é exigido, possibilitando a prática na academia ou até mesmo ao ar livre. Isso ainda agrega rapidez ao treino.

De acordo com o protocolo, vale mais a pena fazer cinco séries de 15 segundos de corrida em elevada intensidade, descansando outros 15 segundos entre elas, do que perder mais tempo do dia com esforços demorados e menos intensos.

Listados quatro treinos para emagrecer, é muito importante ressaltar que não existe nenhuma fórmula mágica para promover a perda de peso. As opções são várias e você pode escolher o modelo que lhe dê mais prazer e motivação, mas todas as atividades têm eficácia diretamente proporcional ao seu esforço diário para atingir os resultados em médio e longo prazo.

Antes de começar o processo de emagrecimento, procure um médico e se certifique a respeito da sua condição de saúde. Vale mencionar, ainda, o papel primordial desempenhado pela alimentação, pois o que você come dita o ritmo dos resultados oriundos dos treinos. O auxílio de um profissional especializado é o que faz a diferença em diversos aspectos!

E então, gostou do texto? Aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco: oferecemos treinos personalizados e modelos de cardápio para você alcançar suas metas!