A busca por resultados nos treinos é constante, sendo que muitas pessoas dedicam mais de uma hora para treinar diariamente. Mesmo que você não tenha todo esse tempo disponível, é possível conseguir evoluir ao praticar o treino de 30 minutos, desde que isso seja feito da forma correta.

A qualidade do treinamento, em muitos casos, é mais importante que o período dedicado para ele. Mesmo com um tempo reduzido para treinar, é possível conseguir cumprir os seus objetivos, mas para isso, é preciso utilizar os métodos certos e a intensidade correta.

Neste artigo, vamos conhecer as vantagens que o treino de 30 minutos proporciona e como você pode realizá-lo. Confira nossas sugestões!

Quais são os benefícios do treino de 30 minutos?

Para que o treino de 30 minutos tenha os efeitos esperados, é necessário praticar exercícios de alta intensidade. Confira as vantagens que essa modalidade oferece!

Ajuda a queimar gordura corporal

Os exercícios de alta intensidade exigem um gasto energético maior do nosso organismo. Portanto, o açúcar armazenado nos músculos é utilizado como combustível durante o treino.

O organismo tende a buscar outras fontes de energia disponíveis, de modo a responder ao estímulo gerado e, com isso, o glicogênio — uma maneira de estocar glicose nos músculos — é utilizado nesse processo, ativando o sistema aeróbico.

Por causa disso, mesmo horas depois do exercício e durante a fase de recuperação, o metabolismo continua ativo, ajudando a queimar gordura corporal e estimulando os genes que participam das funções cardiovasculares.

Previne doenças cardiovasculares

A menor quantidade de gordura corporal, por sua vez, é importante para a prevenção das doenças cardiovasculares. O treinamento mais intenso ajuda a condicionar o corpo do atleta, ajudando a criar velocidade na hora de realizar as atividades, além de melhorar a frequência cardíaca e a respiração. Com os exercícios de alta intensidade, aumenta a resistência do coração contra infartos, arritmias e outros tipos de problemas que podem afetar esse órgão.

Auxilia no ganho de massa muscular

Quando executado de forma correta, com uma alimentação balanceada, proporciona uma ótima definição muscular, pois o praticante consegue ampliar sua massa magra, dando um aspecto mais saudável e definido aos músculos.

Aumenta o condicionamento físico

Uma das principais vantagens das atividades de alta intensidade é aumentar o condicionamento e resistência física. Além de moldar o corpo de forma que ele fique mais belo, o praticante de treinos intensos também sente mais conforto e consegue aproveitar melhor seus momentos de relaxamento.

Otimiza o tempo do treino

Essa é uma forma de gastar menos tempo treinando. Pessoas que têm um dia a dia mais corrido, com poucos momentos para dedicar-se a exercícios e outras atividades, podem utilizar esse método para continuar treinando e não abandonar a academia.

Como otimizar a rotina de treinos?

Depois de ver como o treino de 30 minutos pode trazer benefícios, também é importante saber de que forma ele pode ser feito sem perder a intensidade. Para otimizar a rotina de treinos e diminuir o tempo de cada um, você pode seguir algumas dicas. Confira!

Reduzir a quantidade de exercícios e aumentar a intensidade

Para quem está acostumado a treinar por várias horas, a primeira alternativa a ser feita é reduzir a quantidade de exercícios e aumentar a intensidade. É possível treinar com séries menores e com menos repetições, o que pode ser tão efetivo quanto outros que priorizam o volume.

Mesclar as atividades do dia

É muito difícil manter a intensidade nos treinamentos realizando os mesmos exercícios por longos períodos. Por isso, é interessante mesclar as atividades do dia, atuando em vários músculos, não somente em uma região. Você pode, por exemplo, mesclar a corrida com abdominais e agachamentos, o que já diminuirá o esforço em cada um dos exercícios, além de tornar a atividade mais dinâmica.

Realizar exercícios multiarticulares

Uma forma de diminuir o tempo na academia é escolhendo movimentos que envolvam mais de uma articulação. Eles são bons para fortalecer vários músculos simultaneamente e permitem que alguns exercícios sejam retirados do planejamento.

O supino e a flexão de braço, por exemplo, são bons para os músculos do peito, mas ao mesmo tempo trabalham tríceps e ombros. O agachamento também se encaixa nisso, pois mexe com os músculos da coxa, dos glúteos e das panturrilhas simultaneamente, portanto, a variedade é o segredo do sucesso nessa modalidade.

Manter a frequência dos treinos

Esse tipo de treino é recomendado que seja feito, pelo menos, quatro vezes na semana, pois, dessa forma, é possível dividi-lo por grupos musculares, permitindo maior ênfase nos músculos ativados pelo exercício.

Passar muito tempo na academia é realmente necessário?

Durante muito tempo acreditou-se que treinos de média a longa duração eram os que traziam mais resultados. No entanto, muita coisa mudou. Estudos mais recentes mostram que o treino curto de alta intensidade pode ser tão eficaz quanto o longo.

Atualmente, sabemos que os exercícios eficazes podem ter menor duração, porém, para oferecerem os mesmos benefícios, eles precisam ter picos de intensidade. É preciso entender que a musculação trabalha com o ciclo de estímulo e recuperação. Se um deles é ineficiente, os resultados não aparecem. Portanto, para que tenhamos um treino de 30 minutos que seja de fato efetivo, precisamos de estímulos altamente intensos.

Portanto, passar muito tempo na academia nem sempre é o único método capaz de oferecer os resultados esperados. Mesmo apresentando diversas vantagens, o treino de 30 minutos deve ser feito com o acompanhamento de um profissional qualificado para que você consiga atingir os objetivos estipulados sem colocar a sua saúde em risco. Lembre-se de que estamos falando de atividades intensas e que demandam um excelente controle corporal.

Neste artigo, vimos como o treino de 30 minutos pode trazer benefícios para a preparação física e a saúde. A desculpa de ter pouco tempo para treinar não deve mais ser utilizada, pois, com os exercícios corretos, é possível alcançar resultados semelhantes ou até superiores em treinos de pouca duração.

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato e veja como podemos otimizar a sua rotina de treinos!