Ao pensar em se matricular na academia, é comum que a maioria das pessoas já tenham em mente algumas metas, como emagrecer, definir os músculos ou ganhar massa muscular, além de ter uma vida mais saudável. Logo, com objetivos tão diferentes, não se pode esperar que os mesmos treinos de academia funcionassem todas elas.

Na maioria das academias, os exercícios de musculação podem ser realizados de duas formas — em aparelhos ou com pesos livres. O treino com aparelhos consiste em auxiliar na realização do movimento correto. Já o exercício com peso livre requer mais equilíbrio e atenção à postura, uma vez que o movimento é sustentado pelo próprio corpo.

Se você anda inseguro sobre qual o treino mais adequado para você, este é o texto ideal. Nele, você vai encontrar algumas particularidades de cada treino e conferir quais são suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Métodos de treinos de academia

Encontrar motivação para manter uma rotina de treinos é sempre um grande desafio. Corrida, crossfit e musculação são ótimas opções de treinamento que ajudam a garantir uma boa forma física. Ao se decidir, é indispensável analisar diversos fatores, como biótipo, histórico e tempo.

O debate entre utilizar aparelhos ou peso livre na academia já existe há décadas. No entanto, independentemente da sua escolha, é importante avaliar qual o melhor método de treino para você, baseado nos seus objetivos.

Com peso livre

Haltere, bola de ferro com alça ou a barra olímpica, os pesos livres são equipamentos que podem ser levados para qualquer lugar com facilidade. Considerado um exercício mais completo quando comparado ao que utilizam máquinas, pois eles possibilitam que você treine grandes grupos musculares de uma só vez.

Grande parte dos indivíduos praticantes de crossfit começou a treinar em academias tradicionais e, muito provavelmente, faziam uso de aparelhos fixos. Contudo, ao adotarem essa nova modalidade de treino, descobriu-se que é possível praticar uma gama de movimento que antes eram restritos.

Outro ponto importante é que os pesos livres possibilitam maior liberdade de rotação para que o exercício seja muito mais confortável e natural. Embora gere controvérsias, se o seu objetivo é desenvolver a musculatura de maneira mais rápida, então você deve usar peso livre na maior parte de seu treinamento. No entanto, isso não significa que a uso dos aparelhos seja inútil.

Com aparelhos

Executar um exercício utilizando os aparelhos da academia é uma ótima estratégia para os atletas iniciantes e para aqueles que querem treinar com máxima segurança ou realizar uma reabilitação. De modo geral, essa prática consiste no levantamento de pesos de equipamento fixo com uma delimitação do movimento.

Os aparelhos são desenhados com o objetivo de centralizar todo o esforço de treino em um único grupamento muscular, não utilizando a musculatura acessória. Isto é, como a maior parte do nosso corpo fica bastante estável no equipamento, é possível se concentrar nos grupos musculares maiores de maneira mais eficiente. Além disso, o uso do aparelho permite que mais repetições sejam realizadas.

Ao contrário do que muitos pensam indivíduos que têm um nível de experiência baixo ou estão se recuperando de alguma lesão, podem utilizar os aparelhos para aumentar a resistência de forma rápida e segura. No entanto, é importante ter em mente ao utilizá-los de pode de maneira correta, eles também ajudam a evitar certas lesões e, por isso, são ideais para ser praticado por pessoas idosas.

Principais vantagens e desvantagens de cada modalidade

Confira, a seguir, as principais vantagens e desvantagens ao treinar com o peso livre e com os aparelhos.

Treino com aparelhos

Uma dúvida que paira na cabeça de muitos, principalmente dos que estão começando a musculação agora, é sobre quais as vantagens de malhar utilizando os aparelhos da academia. Os equipamentos, em sua maioria, centralizam o esforço em único grupamento muscular, evitando que músculo acessório entre em fadiga.

Uma vantagem dos aparelhos é que eles dão apoio, suporte e equilíbrio ao movimento, principalmente para exercícios como o agachamento e avanço — que é realizado com a barra apoiada nos ombros e desvio do centro de gravidade. Ou seja, quando existe um suporte fixo, é possível aumentar a carga do exercício sem correr o risco de sofrer lesão.

Em contrapartida, esse método apresenta como desvantagem a restrição de alguns movimentos, uma vez que existe uma sequência que deve ser seguida.

Treino com pesos livres

Engana-se quem pensa que o levantamento de pesos trabalha apenas a estrutura dos músculos. Uma das principais vantagens de treinar com pesos livres é a sua maior amplitude em alguns movimentos, exercitando as fibras musculares que não são solicitadas quando utilizamos os aparelhos.

Outro detalhe importante, especialmente, para aqueles que gostam de diversificar o treino, é que os exercícios com pesos livres podem proporcionar uma grande variedade de movimento. Além disso, devido a uma maior solicitação muscular para estabilizar e manter a postura correta, o organismo acaba queimando mais calorias durante o treino.

Apesar dos benefícios apresentados, uma desvantagem ao utilizar este método de treino são as lesões. Isso acontece devido o mal o posicionamento da coluna e dos joelhos na hora de realizar os movimentos. Sendo assim, é importante contar com auxílio de um profissional capacitado.

Relação do tipo de treino com objetivo de cada pessoa

Por muito tempo a musculação foi vista como sendo uma modalidade para obter-se o máximo de ganhos musculares por fins estéticos, ou para competições. Entretanto, se o seu objetivo é hipertrofia muscular ou perder peso, pois saiba é preciso ter muita dedicação e paciência.

Quem deseja ganhar massa muscular precisa optar por exercícios que possibilitem o maior número de repetições, alta intensidade e, principalmente, ser focado em grupos musculares específicos. Contudo, se o seu objetivo é emagrecer, você deve optar pelo treino com pesos livres, visto que trabalhar uma grande variedade de músculos proporciona um maior gasto energético.

Por fim, salientamos que no treino com aparelhos ou com pesos livres é importante contar com auxílio de um profissional capacitado, além de possibilitar maior eficiência nos resultados. Dessa forma, antes de escolher entre os melhores treinos de academia, é essencial avaliar alguns fatores, como risco de lesões, intensidade etc.

E aí, gostou do nosso post? Entre agora mesmo no Play Store do seu celular, baixe o nosso aplicativo e confira as novidades que preparamos para você.