O chamado período pós-treino é tão importante quanto as atividades praticadas na academia. Afinal de contas, os músculos trabalhados exigem alguns cuidados, visando a resposta ideal aos estímulos sofridos durante séries de exercícios.

A recuperação pós-treino não é apenas metabólica, mas também psicológica. Aceitar os próprios limites e dar ao corpo um intervalo otimiza bastante os resultados, além de evitar problemas como o surgimento de lesões, por exemplo.

Pequenas mudanças na rotina são capazes de melhorar consideravelmente o desempenho em curto e longo prazo. Você se interessa pelo tema e quer ficar por dentro? Então continue conosco por aqui e confira as dicas listadas no texto!

Alimentação

O pós-treino recupera a musculatura e, ao mesmo tempo, a faz crescer. Portanto, a alimentação deve ser o principal foco após o fim da atividade. Ingerir carboidratos e proteínas na mesma proporção figura como a melhor alternativa, de preferência cerca de 45 minutos depois do treino.

Com a intenção de repor a energia gasta durante o exercício, fontes de carboidrato são fundamentais para evitar que o organismo use parte da massa muscular para reabastecer as reservas de glicogênio. Já as proteínas auxiliam na restauração das fibras musculares, estimulando vários processos benéficos para o organismo.

Combinações envolvendo exemplos como banana com aveia, batata-doce, ovos, carnes de aves, pão integral e leite são ótimas opções para qualificar a alimentação no período de recuperação pós-treino.

Hidratação

Água é vida, sem ela o corpo humano simplesmente não funciona. No pós-treino a hidratação ganha ainda mais importância, pois supre a perda de líquido que acontece por meio do suor.

Auxiliando no transporte de nutrientes, eliminando resíduos desnecessários e regulando a temperatura corporal, a água atua como uma espécie de combustível do nosso sistema. Consumir em média de dois a três litros por dia já causa um impacto bastante positivo.

Alongamento

Alongar o corpo após a prática de exercícios traz várias vantagens. Além de aliviar as dores comuns, essa atividade relaxa a musculatura e reduz a tensão, irrigando os vasos sanguíneos. Como consequência, a absorção de nutrientes é otimizada e o processo de recuperação pós-treino recebe um tremendo estímulo.

Permanecer por cerca de 30 segundos em cada posição ajuda a impedir lesões e aumenta a amplitude dos movimentos. Considerando a fadiga natural do corpo depois do treino, é importante ser moderado nos alongamentos para extrair o máximo de todos esses benefícios.

Descanso

Se engana quem pensa que o período de recuperação pós-treino dura somente algumas horas. O descanso noturno, por exemplo, é uma das etapas mais relevantes do processo de otimização dos resultados.

Em meio ao sono profundo, o organismo produz os hormônios necessários para a formação da musculatura, como o famoso GH, responsável pela regeneração dos músculos.

Oito horas por noite representam o tempo ideal de sono. Já com relação ao intervalo entre treinos, 24 horas costuma ser a média indicada para que o corpo garanta a condição de voltar à carga sem prejuízos.

Auxílio profissional

Aspectos como postura, quantidade de séries, extensão e amplitude dos movimentos e alternância entre músculos exigem acompanhamento profissional, certo? Pois, o processo de recuperação pós-treino também passa a ser muito melhor quando há intervenção especializada.

A condição física e motora, além dos objetivos individuais, fazem com que cada pessoa apresente peculiaridades. Portanto, tenha em mente o impacto positivo de investir na ajuda profissional para assegurar resultados satisfatórios.

Hábitos saudáveis de recuperação pós-treino são tão simples quanto eficientes. Percebeu como bastam alguns ajustes na rotina para acrescentar ainda mais benefícios à sua vida? Não deixe para depois e tire os proveitos a partir de hoje!

E aí, gostou do post? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber, em primeira mão, outros conteúdos relevantes!