Quando o assunto é alimentação, várias expressões entram e saem de moda. Você provavelmente já deve ter ouvido falar que comer de 3 em 3 horas é fundamental para se manter saudável, não é mesmo? Pois é, tão importante quanto o que comer é o intervalo entre as refeições, já que esse período por influenciar diretamente nos níveis de saciedade.

Ao passarmos longos períodos sem se alimentar, o nosso corpo não dispõe de energia necessária para executar suas atividades e manter o equilíbrio corporal, uma vez que o alimento é considerado uma peça essencial para nossa sobrevivência. Portanto, realizar de 5 a 6 refeições por dia é a maneira mais indicada para promover funcionamento adequado do organismo.

Quer saber mais? Continue a leitura deste post e descubra a importância de ter alimentação adequada ao longo do dia!

Por que comer de 3 em 3 horas?

Quem nunca ouviu a frase que diz que “saco vazio não para em pé”? Para manter a saúde em dia é fundamental desfrutar de uma alimentação rica em macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídios e em micronutrientes, como vitaminas e minerais.

Permanecer por um certo período em jejum faz com que o metabolismo funcione mais lentamente, prejudicando assim a queima de gordura. Isso acontece devido ao corpo começar a estocar mais energia e gastar menos. Além disso, a ausência de nutrientes para gerar força ocasiona na degradação dos músculos, e, com isso, as chances de perder massa muscular é ainda maior.

Em contrapartida, alimentar-se em uma maior frequência favorece o ganho de peso, visto que o gasto calórico não tem relação com o número de refeições, mas sim, com o tipo e a quantidade do alimento consumido. Por essa razão, vale ressaltar que para manter o peso corporal em dia, os lanches feitos entre as principais refeições, café da manhã, almoço e jantar devem ser leves e saudáveis.

Confira, a seguir, as principais razões do porque devemos comer de 3 em 3 horas.

Aumenta o metabolismo

Metabolismo refere-se à quantidade de calorias que queimamos para desempenhar nossas funções rotineiras. Nesse caso, se o metabolismo apresentar níveis baixos, significa que estamos queimamos poucas calorias. Por outro lado, se estiver alto, quer dizer que muitas calorias são queimadas.

Então, ao contrário do que alguns pensam, comer de 3 em 3 horas não influencia de modo significativo na perda de peso. O que acontece é que cada vez que ingerimos um alimento, o nosso organismo gasta certa quantidade de energia para digeri-lo. Por esse motivo, cada vez que comemos, estimulamos o gasto calórico.

Evita ataques de fome

Um hábito bastante comum entre aqueles que apresentam uma vida atribulada é se alimentar poucas vezes ao dia. Ou seja, a ausência de uma rotina alimentar leva a maioria das pessoas a realizar uma refeição apenas quando estão com fome ou mesmo quando se lembram de comer — e isso pode levar a um consumo exagerado de comida.

Diante disso, para evitar possíveis ataques de fome, é essencial alimentar-se de 3 em 3 horas, pois fracionar as refeições cria a tendência de comer menos e somente o suficiente para a saciedade. Outro fator importante é a mastigação. Caso você coma com pressa, pode não prestar atenção à mastigação, e ingerir alimentos rapidamente faz com que você consuma mais.

Ao programar refeições, por outro lado, faz com que você tenha tempo para mastigar bem, o que colabora com a sensação de saciedade e torna a digestão mais eficiente.

Mantém os níveis de energia constantes

Indivíduos que permanecem muitas horas sem comer apresentam sinais de moleza e cansaço. Isso ocorre devido à privação do alimento, pois a falta dos nutrientes oriundos da alimentação ocasiona um desequilíbrio energético. Logo, para estimularmos a produção de energia, é importante comermos de 3 em 3 horas. Lembre-se de dar preferência a comidas mais saudáveis, certo?

Diminui a armazenamento de gordura

Um das principais razões para aumentarmos o número de refeições ao longo do dia é diminuir o armazenamento de gorduras. Isso se dá porque todas as vezes em que o nosso o cérebro entende que estamos sem comer, ele desencadeia o mecanismo de sobrevivência, de modo a evitar que o corpo fique sem energia.

Entretanto, quando voltamos a comer, o organismo atua em mecanismos que estocam essa energia em forma de gordura, para ser utilizada quando necessário. Melhor evitar que isso aconteça!

Qual a importância de definir o ritmo da alimentação?

Independentemente se o atleta é profissional ou amador, para manter as atividades do dia a dia é indispensável elaboração do programa alimentar que considere as suas necessidades energéticas básicas. Sendo assim, praticar uma alimentação saudável está inteiramente ligado a sua eficácia nos exercícios físicos.

Uma dúvida muito comum entre os praticantes de atividade física é sobre a importância de definir o ritmo da alimentação, uma vez que ela é essencial tanto para quem tem como objetivo a perda de peso quanto para quem deseja ganhar massa muscular.

Cada organismo apresenta uma necessidade nutricional específica, e, por isso, o que funciona para você pode não funcionar para os outros e vice-e-versa. Logo, é importante priorizar alguns grupos alimentares e dispensar outros, para que o corpo apresente seu melhor rendimento.

Portanto, a maneira mais adequada de se alimentar vai depender do seu objetivo. Para quem deseja emagrecer, pode-se esperar uma hora depois do treino para comer. Já para aqueles que querem ganhar massa muscular, o ideal é comer carboidratos com alto valor glicêmico e proteínas após o exercício físico.

Assim como a alimentação pré-treino, a alimentação pós-treino é primordial na prática esportiva, pois ela auxilia na recuperação do organismo e na formação dos estoques de energia. Logo, para compreender as suas necessidades nutricionais, é fundamental se consultar um bom nutricionista, e assim, estabelecer uma rotina alimentar ideal para o seu tipo de treino.

Atualmente, existem diversas ferramentas de apoio que podem te ajudar nesse processo. Dentre elas, podemos citar o aplicativo do Personal Virtual, ele disponibiliza consultorias nutricionais de maneira simples e prática.

São muitas as razões sobre a importância de comer de 3 em 3 horas, que vão desde a redução no armazenamento de gordura corporal até benefícios em relação ao metabolismo. Mas para que isso aconteça, os cuidados com a alimentação também são fundamentais!

Então, gostou do nosso post? Agora que você sabe as razões de comer de 3 em 3 horas que tal uma consultora nutricional para ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável? Conheça o Personal Virtual!