Já é de conhecimento de todos que o consumo de frutas é extremamente importante em uma alimentação equilibrada pelos inúmeros benefícios que elas trazem: vitaminas, cálcio, ferro, aumentando imunidade, melhorando o funcionamento do intestino, entre muitos outros que variam de acordo com cada fruta.

De acordo com a nutricionista Carol de Souza Carneiro, do app Personal Virtual, é muito comum que no frio as pessoas diminuam ou até parem de consumir as frutas, já que é muito mais fácil ingeri-las nos dias mais quentes. “Mesmo que seja mais difícil, é importante continuar consumindo sua fruta todos os dias do inverno, mas nesses dias podemos facilitar esse consumo, ou seja, não necessariamente você precisa comer a fruta em sua forma natural”, comenta.

Quer saber como continuar consumindo suas frutas no inverno? Veja as dicas da nutricionista:

Frutas secas

As frutas secas são de fácil consumo naquele dia que está mais frio, pois não possuem aquela sensação fresquinha que fugimos quando os termômetros estão marcando baixas temperaturas. “As mais populares são as passas, ameixas secas e tâmaras. Além disso, hoje o mercado disponibiliza opções de frutas desidratadas, é só ficar atento aos ingredientes, já que algumas podem possuir adição de açúcar”, comenta Carol.

Frutas grelhadas

Que tal grelhar sua fruta favorita? Existem muitas opções que podem dar certo nesse caso. Segundo a nutricionista, abacaxi, banana, maçã e pera podem ficar ainda mais saborosas quando são grelhadas. “Podem ser feitas de maneira pura ou com canela, cacau, tudo depende do gosto de cada um”, explica ela.

Frutas “escondidas”

Frio combina com alimentos quentes e muitos deles podem ser feitos com frutas “escondidas”, mas o que isso significa? “Para quem gosta de comer mingau, por exemplo, existem receitas com aveia e banana, que são práticos, saudáveis e muito saborosos. O mesmo pode ser feito com panqueca, bolo de caneca e outras misturas, sempre prestando atenção em outros ingredientes que não sejam interessantes de ser consumidos em excesso”, finaliza a profissional.