O nosso organismo gasta energia sempre que consumimos algum alimento, pois ele precisa transformá-lo em nutrientes que serão utilizados por nossas células. Porém, algumas opções trazem mais benefícios quanto ao gasto calórico, que são os alimentos termogênicos naturais.

Qualquer objetivo na área da saúde deve estar associado à prática de atividades físicas regulares e uma dieta saudável. O consumo de termogênicos contribui para aumentar o metabolismo e potencializar os efeitos dos treinos e dos cuidados com a alimentação.

Neste artigo, vamos entender o que são os alimentos termogênicos naturais e conhecer as principais opções que podem ser acrescentadas em nossa alimentação. Acompanhe a leitura!

O que são alimentos termogênicos?

Podemos definir como alimentos termogênicos aqueles que têm substâncias capazes de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Esse fenômeno acontece porque a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e alterações nervosas que podem contribuir para o emagrecimento e o controle da obesidade.

Quando consumimos algum produto que tenha essa característica, a perda de peso pode ser alcançada, caso seja esse o seu objetivo principal. Entretanto, esse não é o único benefício que os termogênicos podem oferecer. Além de auxiliarem no processo de emagrecimento, eles também podem favorecer quem pratica alguma atividade física.

Como alteram o metabolismo e os batimentos cardíacos, os termogênicos impulsionam a vasodilatação nas veias e artérias. Isso permite que o sangue circule em maior quantidade e velocidade, transportando de maneira mais eficiente os nutrientes necessários para que você mantenha a energia durante os exercícios.

Devemos considerar que os termogênicos sozinhos não surtem o efeito esperado. Eles precisam estar associados a atividades físicas regulares e uma dieta equilibrada para atingirem o potencial máximo em nosso organismo.

Quais são os principais alimentos termogênicos naturais?

Agora que entendemos o que são os alimentos termogênicos naturais, vamos conhecer algumas das principais alternativas. É interessante entender que esses alimentos só alcançam o efeito esperado quando fazem parte da alimentação cotidiana, sendo que o consumo em alta quantidade em uma ocasião não traz resultados positivos. Confira as nossas sugestões!

1. Canela

A canela, tanto em pedaço ou em pó, é um exemplo de alimento que contém ação termogênica, pois apresenta um grau maior de dificuldade para ser digerida pelo organismo, deixando o metabolismo acelerado. Isso, somado ao alto teor de cálcio mineral, favorece o emagrecimento.

Ela também contribui para reduzir a taxa de açúcar no sangue e é antioxidante. Além disso, pode trazer benefícios para quem malha e pratica outros exercícios, já que também atua como um ótimo anti-inflamatório, amenizando as dores musculares ocasionadas durante as atividades e treinos.

2. Chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais eficientes para acelerar o metabolismo, sendo uma das opções que mais promovem a queima de gordura corporal, sem comprometer a saúde. Ele aumenta a produção de adiponectina, hormônio que reduz inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina, além de favorecer a queima de gordura.

Embora não seja sua substância principal, ele também é fonte de cafeína, um termogênico natural que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal. Sua função estimulante também aumenta a energia para realizar atividades físicas, enquanto seu efeito diurético contribui na redução do inchaço.

Por ser uma bebida com cafeína e estimulante, o consumo deve ser controlado, sendo importante evitar tomá-la no período noturno, pois pode atrapalhar a noite de sono, além de causar dores de cabeça.

3. Pimentas

Devido à presença de uma substância chamada capsaicina, as pimentas aumentam a produção de calor no organismo, elevando a transpiração. Elas têm um alto potencial de aceleração do metabolismo e queima de gordura.

Dessa maneira, as pimentas são alimentos que podem ser utilizados como tempero durante as refeições. A melhor opção é contar apenas com pimentas frescas, pois os molhos podem trazer ingredientes que diminuem a ação termogênica natural.

4. Gengibre

Os benefícios do gengibre não se limitam à ação termogênica, já que ele também é usado no tratamento contra gripes, tosse e resfriados. Desintoxicante, com ação bactericida e poder afrodisíaco, esse alimento tem um forte poder emagrecedor, já que também acelera o metabolismo. Ele contém óleos que produzem calor, ativam a circulação e proporcionam a queima calórica.

O gengibre também é rico em cobre, potássio, magnésio e vitamina B, nutrientes muito importantes na alimentação de qualquer pessoa, principalmente as que malham regularmente.

5. Pó de guaraná

O pó de guaraná é um energético natural que costuma estar presente na dieta de quem precisa produzir muito em pouco tempo e espantar o sono. A ação se dá pela alta concentração de cafeína.

O guaraná estimula também a liberação de adrenalina e dopamina no sangue, ajuda a combater o cansaço físico e mental, além da obesidade. O consumo pode ser diário, porém, é preciso tomar cuidado com a ingestão durante o período noturno, pois pode provocar a insônia por ser um estimulante.

6. Feijões

Os feijões são formados principalmente por proteínas, em vez de carboidratos. A proteína é o nutriente com maior porcentagem de efeito termogênico se comparada a outras classes de alimentos. Eles também contêm fibra, o que potencializa ainda mais o efeito termogênico.

Uma boa opção é servir o feijão como acompanhamento, pelo menos uma vez por dia, já que ele é rico em vitaminas e minerais. Além disso, trazem pouca gordura ou colesterol, o que os torna opções interessantes para quem está buscando uma alimentação saudável.

Esses são alguns exemplos de alimentos termogênicos naturais que podem trazer benefícios importantes para a sua saúde. É sempre interessante ressaltar que o consumo deles deve estar associado à uma alimentação adequada e prática de atividade física, caso contrário o feito não será o mesmo. Com esses elementos aliados, você conseguirá excelentes resultados em seus treinos, além de conseguir uma vida mais saudável.

Gostou de aprender mais sobre os alimentos termogênicos naturais? Então aproveite para ler outro artigo do nosso blog, que fala sobre o que comer antes e depois do treino!