Atualmente, vivemos em uma sociedade na qual a aparência é muito valorizada. A cobrança em corresponder a um padrão de beleza acabar se tornando um pesadelo na vida de muita gente, especialmente na das mulheres. Entretanto, a não aceitação do corpo pode chegar a níveis extremos, podendo contribuir para o desenvolvimento de distúrbios alimentares, alterações de humor, além de quadros de depressão e ansiedade.

O fato de não conseguirmos nos adequar ao corpo dito como ideal, seja por qualquer motivo, financeiro, genético ou mesmo pessoal, pode acabar interferindo na nossa autoestima. Logo, desenvolver formas de autocuidado significa aceitamos o nosso corpo como ele é, além de buscar estratégias que visam a nossa qualidade de vida, como praticar exercício físico e ter uma alimentação balanceada.

Neste post, abordaremos sobre autoestima e aceitação do corpo, e sobre como a prática de atividade física e uma alimentação saudável podem auxiliar nesse processo.

Aceitação do corpo

A aceitação do próprio corpo é um assunto que tem sido muito discutido nos últimos anos, visto que têm aumentado os casos de óbito devido a procedimentos estéticos realizados por profissionais não qualificados ou com uso de produtos inadequados. Além do risco físico, tornar-se escravo da beleza pode trazer sérios riscos à saúde mental. Portanto, é necessário repensarmos a construção da nossa autoestima e segurança.

Dentre os fatores que vem contribuindo pela busca do padrão de beleza, podemos citar, principalmente, as redes sociais. Os meios de comunicação em geral têm poder suficiente para conseguir com que uma menina pare de comer para ter o corpo igual àquele da modelo da capa da revista, ou que um menino frequente a academia todos os dias para se parecer com os atores da novela.

Adequar a um padrão de beleza é bastante relativo, uma vez que ele se modifica ao longo do tempo. Para proporcionar ao seu corpo tudo que ele merece, uma ótima maneira é começar por tentar entendê-lo. Sendo assim, é fundamental não se preocupar com a imagem, mas sempre buscar melhorias para a nossa saúde física e mental.

Alimentação saudável e a prática de exercícios

Ao contrário do que muitos pensam, aceitar não significa ficar de braços cruzados, mas começar o dia gostando de si e entendendo a beleza que esconde dentro de si, não aquela beleza idealizada da mídia. Para ajudar nisso, a prática de exercícios regularmente, aliada a uma alimentação saudável, pode proporcionar muitos benefícios para o corpo e para a mente.

Os exercícios físicos são essenciais quando queremos melhorar nossa relação com o corpo e com a autoestima. Embora muitas pessoas almejem a famosa qualidade de vida, está mais que bem estabelecido que, para que tenhamos uma boa saúde, é preciso associar a prática de atividade física a uma alimentação adequada.

Além do mais, alimentos ricos em triptofano, uma substância necessária para a produção de serotonina, podem ajudar a espantar a tristeza, levantar seu astral e a sua autoestima.

Por fim, salientamos novamente que a aceitação do corpo está em encontrar o equilíbrio entre o hábito de se manter fisicamente ativo e as escolhas alimentares saudáveis. Dessa forma, exercitar e comer bem são estratégias que auxiliam na busca por uma melhor saúde e qualidade de vida.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais e, com isso, levar informação para seus amigos!