O período de fim de ano é uma maravilha, não é mesmo? A família toda se reúne e todos celebram o fim de um ano e o começo de um novo, sempre com votos positivos de saúde, sucesso e prosperidade. No entanto, se há um momento em que os esforços e sacrifícios em nome da saúde e de uma boa forma são colocados em prova, é nas festas de fim de ano.

São muitas tentações durante os almoços e ceias de Natal e Ano Novo, nesse período também é comum que a maioria das academias sequer abram as portas. Ou seja, a combinação de muita boa comida, confraternizações e a preguiça de sair de casa fazem com que o fim do ano seja a hora perfeita para ganhar peso.

Claro, não é nada fácil manter a linha nessa situação. No entanto, é possível tomar algumas medidas e evitar armadilhas que não façam você perder o foco preservado por tanto tempo. Para te ajudar com isso, a seguir, vamos oferecer algumas dicas para que você aproveite, mas consiga manter a forma nas festas de fim de ano. Vamos lá?

1. Mantenha o equilíbrio

Não há nenhum problema em aproveitar as suas festas de fim de ano e comer todos os pratos deliciosos propícios dessa época. A quantidade, porém, é o grande problema. Manter o equilíbrio e não comer tudo de uma vez é primordial. Para isso, não é preciso se privar desses momentos que são únicos na nossa vida, mas sim frear a gula e se controlar nesse instante.

Dentro dessa linha de pensamento, você pode, por exemplo, aproveitar um pouco mais um dia e optar por escolhas mais leves no dia seguinte. Dessa forma, seu organismo não sofre tanto ao processar o que você comeu.

Uma boa dica é fazer refeições saudáveis durante o dia ou a noite que precedem uma farta refeição, como a ceia de Natal e o almoço de Réveillon, por exemplo. Assim, na hora que todos estiverem aproveitando aquela mesa maravilhosa, você não vai ser o chato que não come nada. E o melhor, sem culpa alguma.

2. Prefira as carnes magras

As carnes magras combinam muito mais com as festas de fim de ano do que as mais pesadas, não é mesmo? Por conta disso, não é tão difícil fazer boas escolhas nessa questão. Nas confraternizações, varie no que há disponível, como o peru e o chester, por exemplo.

Ao contrário das carnes bovinas, as citadas acima, também como os peixes e frangos, são mais leves e menos calóricas e ajudam na manutenção da massa magra, por conta da sua boa quantidade de proteína.

3. Atente-se à sobremesa

A sobremesa é o momento propício para enfiar o pé na jaca, e esse pode ser o grande pecado. Os doces, no geral, são extremamente calóricos e carregam uma combinação muito ruim de alto índice de gorduras e poucos nutrientes. Ou seja, são alimentos vazios, que somente oferecem um sabor bastante agradável.

Ter cuidado com as sobremesas não impede de saboreá-las, especialmente se um familiar preparou aquela iguaria com todo carinho do mundo. Mas lembre, sempre com equilíbrio. Se consumiu uma sobremesa tradicional de fim de ano, nos dias seguintes escolha uma salada de frutas, — que também é muita saborosa —, e regula melhor a entrada calórica.

4. Não pule refeições

Pense nisso, se você manteve durante todo o ano uma rotina de alimentação, com refeições bem distribuídas, não é no fim do ano que você deve mudar. Se o seu organismo perceber que você está saltando refeições ao ficar sem comer por muito tempo, na sua próxima alimentação — que pode ser uma ceia de Natal ou um almoço de Réveillon — ele vai segurar o máximo de nutrientes possíveis, o que vai levar ao ganho de peso.

Isso acontece por conta da quantidade que você vai querer comer ao pular refeições. Por isso, é muito importante manter o plano, ou seja, começar o dia com um bom café da manhã, cheio de fibras, que te saciem por mais tempo. E sempre que tiver um espaço entre as refeições principais, no meio da tarde ou antes do jantar, ingira alimentos que são fontes de vitaminas, minerais e vão te oferecer energia para esse período do ano.

5. Não esqueça os exercícios

Aqui, não há desculpas. Parar de repente com as atividades físicas pode causar perdas importantes de condicionamento e reflexos na sua forma atual. Ainda que as academias estejam de portas fechadas, há muitas outras opções de fazer o coração trabalhar um pouco.

Reserve alguns minutos durante a semana para fazer caminhadas, andar de bicicleta, brincar com as crianças ou mesmo curtir a praia. O importante é não ficar parado por muito tempo.

A areia da praia, inclusive, é um ótimo espaço para se exercitar — até mesmo jogar algum esporte —. São opções simples e eficientes para não jogar tudo para o ar e preservar a boa forma.

Como você viu, é plenamente possível manter a forma nas festas de fim de ano e aproveitar esses momentos de descanso e harmonia com a família. Uma boa dica final fica para depois das confraternizações: a dieta detox. Para recuperar o organismo e começar o ano com tudo, desintoxicar o organismo é essencial. Um regime assim é capaz de diminuir o inchaço, emagrecer e acelerar o metabolismo de volta ao seu ritmo normal.

Para isso, é preciso consumir bastante água — entre 2 e 3 litros diariamente —, apostar nas frutas vermelhas e cítricas, que são repletas de antioxidantes, além de inúmeros chás, vegetais e oleaginosas em geral. Essa poderosa combinação vai ser capaz de combater e eliminar enzimas e toxinas que foram consumidas durante as festas de fim de ano.

Agora você já sabe como manter a forma nas festas de fim de ano, vale a pena conferir nosso artigo e entender mais a fundo a importância do nutricionista na sua saúde