Equilibrar uma rotina corrida com um estilo de vida saudável muitas vezes é um grande desafio. Encontrar o treino perfeito, alinhado aos seus objetivos, e seguir uma dieta balanceada é o caminho ideal para manter-se saudável. Nesse cenário, investir em exercícios físicos com foco em melhorar a flexibilidade é fundamental.

Na maioria das vezes nem percebemos que a rotina corrida requer um bom preparo físico, principalmente para lidar com os movimentos e compensações naturais do corpo. Por isso, ter músculos alongados e bem flexíveis contribui com a qualidade de vida e, ainda, reduz o risco de lesões.

Só é necessário prestar atenção em como realizar os movimentos para evitar contusões e, também, investir no aquecimento antes de praticar os exercícios, como correr, pedalar ou pular corda.

Quer saber mais? Então continue lendo e confira os melhores exercícios que separamos para você melhorar sua flexibilidade!

Alongamento do flexor do quadril

Como você já deve ter percebido, os alongamentos atuam na melhoria da movimentação corporal, auxiliando no fortalecimento dos músculos, bem como na prevenção de lesões que podem ocorrer após algum exercício, promovendo uma vida mais saudável.

Nesse sentido, uma prática muito indicada é o alongamento do flexor do quadril, para melhorar a flexibilidade da região. Inicialmente, você deve ficar de joelhos e, depois, movimentar uma das pernas para frente, formando um ângulo de 90° com o joelho que está no chão (posição de avanço).

Logo após, coloque as duas mãos sobre o joelho de apoio e incline levemente o quadril para frente, segurando entre 15 e 30 segundos. Assim, retorne a perna de apoio para a posição inicial e repita o procedimento com a outra.

Alongamento de pescoço

O pescoço é uma região que movimentamos constantemente, e adquirir flexibilidade de movimentação auxilia no controle e prevenção de dores cervicais e possíveis torcicolos. Dessa maneira, investir no seu alongamento reflete no estímulo da elasticidade da região, melhorando a rotatividade do pescoço.

Para tanto, fique em pé e puxe delicadamente o pescoço para um lado, em direção ao ombro e mantenha a posição por 30 segundos; depois relaxe e inverta os lados. Lembre-se de deixar a coluna ereta e os ombros para trás, garantindo um bom suporte do tronco.

Alongamento de tríceps

Além dos bíceps, é muito importante alongar os tríceps para manter o equilíbrio corporal em dia. Assim, com o corpo em pé erga os braços acima da cabeça e dobre um cotovelo para trás até que a mão toque as costas e, depois, segure delicadamente o cotovelo com a outra mão.

Após segurar a posição por aproximadamente 15 segundos, relaxe o corpo e faça o movimento com o outro braço.

Abertura de pernas com flexão lateral

Com o intuito de alongar a parte interna da perna e o tronco, esse alongamento é fundamental para manter uma movimentação de qualidade no dia a dia.

Para isso, sente-se no chão e abra ao máximo as pernas, esticando-as. Então, tente encostar as pontas dos dedos da mão direita no pé esquerdo, passando o braço por cima da cabeça. Mantenha a posição por quinze segundos e, depois, repita com o outro lado.

O mais indicado aqui é repetir o exercício no mínimo duas vezes, para estimular bem a região e fortalecer a musculatura.

Agachamento com puxada de pé

Por fim, as pernas também precisam de uma atenção especial, não é mesmo? Nesse exercício, você deve ficar levantado e colocar um dos pés à frente e o outro atrás, dobrando o joelho da perna de apoio traseira.

Depois de sustentar a posição por 20 segundos, retorne a perna de apoio para a configuração inicial e incline o seu corpo para encostar as mãos no pé da frente, puxando as pontinhas dos dedos por 10 segundos. Então, basta repetir o procedimento com o outro lado para terminar a atividade.

Com pequenos exercícios, você consegue melhorar a flexibilidade e elevar sua qualidade de vida. Lembre-se de repetir cada atividade de 2 a 4 vezes, dependendo do seu condicionamento físico, e de conferir bem os movimentos para evitar lesões.

Agora que você já sabe como realizar alguns exercícios em casa, conheça as vantagens de ter um personal trainer online para ajudá-lo a manter uma vida saudável. Boa leitura!