A importância de seguir uma dieta rica e equilibrada está longe de ser segredo. Para alcançar objetivos de vida, como a melhora dos resultados da musculação, por exemplo, bons hábitos alimentares desempenham papel vital.

Nesse sentido, os alimentos termogênicos naturais fazem bastante diferença. Capazes de otimizar a resistência e estimular a perda de gordura, eles ainda contribuem para o ganho muscular, elevando a temperatura do corpo e acelerando o metabolismo.

É claro que não existe fórmula mágica, e os termogênicos precisam ser potencializados por uma rotina saudável. Gastando mais energia e queimando uma quantidade maior de gordura, fica mais fácil emagrecer. Siga a leitura e confira exemplos de ótimos alimentos termogênicos!

Canela

Além de saborosa, essa especiaria aumenta a sensação de saciedade e reduz o desejo de comer doces. A canela ainda controla a insulina liberada pelo pâncreas, incentivando o consumo calórico durante o processo digestivo e metabólico.

O elevado teor de cálcio desse alimento é fundamental para o emagrecimento e, como se não bastasse, o impacto anti-inflamatório da canela a torna uma excelente alternativa para pessoas obesas. Vale a pena incluí-la na rotina usando sobre frutas ou em bebidas quentes, como café, leite e chá.

Gengibre

O poder anti-inflamatório e de diminuição do apetite consiste nos principais benefícios do gengibre. Por conter gingerol, termogênico que eleva o gasto de energia corporal, esse ingrediente precisa estar na lista de quem deseja perder peso e melhorar os resultados dos treinos.

Acelerando o metabolismo, o gengibre também auxilia no trato digestivo, combate problemas comuns como gases e azia, e é diurético. Ele pode ser consumido cru ou como tempero de refeições, combinando bem com sopas, chás, sucos e ervas.

Pimenta vermelha

Capsaicina: o nome é estranho, mas os benefícios são primordiais. Essa substância está presente na pimenta vermelha, alimento importante para reduzir o peso por meio da quebra de gorduras no chamado tecido adiposo. Outro componente, a piperina, cumpre papel antioxidante.

O processo de digestão figura como outra vantagem do consumo da pimenta vermelha, visto que a produção de melatonina e ácido gástrico é estimulada. Em média três gramas diárias desse nutriente, sempre prezando pela moderação nas doses, já podem fazer boa diferença. Saladas e pratos quentes são ótimas oportunidades de incluí-lo na rotina.

Café

Marca registrada da história do Brasil, o café consiste em uma opção prática e eficiente na lista dos alimentos termogênicos naturais. Útil para promover inúmeros benefícios ao organismo, como o ganho de energia, a redução da fadiga e a otimização do rendimento esportivo, essa substância tem alto poder de emagrecimento.

Seguindo a linha dos outros exemplos do post, a cafeína também acelera o processo metabólico. Além disso, aumenta a atenção do sistema nervoso e inibe o sono — portanto é vital saber o momento certo de ingerir. Ao consumir, opte por não acrescentar açúcar.

Chá verde

A adiponectina é um dos hormônios de maior relevância do corpo humano. Capaz de diminuir inflamações, acelerar o metabolismo da glicose e regular a insulina, ele ainda incentiva a queima de gordura, facilitando o processo de emagrecimento.

Pois o chá verde eleva bastante a produção da adiponectina, motivo pelo qual deve estar na sua rotina alimentar. Por possuir boa quantidade de cafeína, o chá verde também age como neuroestimulante. Cerca de cinco xícaras diárias desse nutriente já podem entregar excelentes resultados.

Aveia

A aveia exige uma boa dose de energia do organismo para ser digerida. Afinal de contas, a conversão dos grãos em aminoácidos e glicose não é um processo simples. Ótima fonte de fibras, esse cereal ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, além de dar a importante sensação de saciedade.

Como se não bastasse, a aveia ainda controla os índices de açúcar e insulina no sangue, incentivando o consumo calórico em forma de gordura. A dica é misturá-la com frutas, como banana cortada ou amassada, por exemplo.

A lista de alimentos termogênicos naturais poderia seguir com vinagre de maçã, água gelada, linhaça, amêndoas e outras opções saudáveis, mas paramos por aqui. Percebeu como é possível fazer o corpo funcionar com qualidade ingerindo comidas gostosas e acessíveis?

Se gostou do texto, aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber, via e-mail, outros conteúdos relevantes!