Quando se pensa em montar um treino, logo vem à cabeça exercícios que nos fazem movimentar. No entanto, existe outra modalidade que é o contrário disso e auxilia tanto na construção dos músculos quanto para queimar gordura.

Se você deseja tonificar o corpo, a melhor opção são os exercícios isométricos, pois a base está na tensão muscular, sem realizar movimentos. Essa técnica tem como finalidade manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo, ou seja, os seus músculos se contraem, mas você continua parado.

Neste post, vamos explicar o que são exercícios isométricos e como eles se diferenciam dos convencionais. Então, acompanhe a leitura e confira!

O que são exercícios isométricos?

Conhecidos como treinamento de força estática, os exercícios isométricos formam uma categoria que envolve ações musculares, onde o comprimento do músculo não varia e não promove nenhum movimento nas articulações. Logo, o seu principal objetivo é o aumento da força muscular. A maioria dos instrutores de academia trabalha com exercícios chamados de isotônicos, que tem com característica a constante contração e extensão dos músculos gerando força.

Por outro lado, a isometria pode ser utilizada para melhorar o condicionamento em geral, onde o fortalecimento muscular é possível, mesmo sem a necessidade de aplicação de tensão indevida sobre a articulação. Em razão disso, o isométrico se diferencia dos exercícios convencionais por trabalhar com os músculos de forma estática, prevenindo lesões no treino e fazendo a manutenção diária de más posturas.

Pranchas

Ter uma barriga tonificada e completamente achatada é o objetivo de muita gente, junto com o desejo definir e fortalecer a musculatura abdominal. Para isso, a prancha é uma ótima substituta para os abdominais tradicionais, já que ela também tonifica as costas e os glúteos, por exemplo. Para iniciar o exercício, o primeiro passo é apoiar os cotovelos no chão e fincar os pés no solo. O objetivo é tentar se manter na mesma posição pelo máximo de tempo possível, ou realizar várias séries por um curto período, dependendo do seu nível.

Agachamento isométrico

Se você frequenta a academia há mais tempo, provavelmente já deve ter realizado uma série do agachamento isométrico e sofrido com as horríveis dores causadas pelo exercício. Contudo, apesar de terminar o dia com os músculos doloridos, o agachamento é um excelente exercício físico para definição muscular. Embora, esse exercício pareça muito simples e fácil de realizar, com auxílio de uma barra ele trabalha muito a musculatura corporal. 

Flexão isométrica

Ao contrário do que muitos pensam, a execução da flexão isométrica é semelhante à da regular, no entanto, o que as diferenciam é que o movimento é interrompido na metade do exercício. Ao dobrar os cotovelos, é fundamental permanecer estático nessa mesma posição pelo maior tempo possível. Além disso, as costas devem estar em linha reta em relação aos quadris e às pernas.

Wall sits

O wall sit é uma forma extremamente simples de aumentar a força dos quadríceps. Esse exercício tem como objetivo sentar contra a parede, melhorando assim seus níveis de condicionamento físico.

Quais são os benefícios ao praticar?

Independentemente da modalidade esportiva, praticar atividade física proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde. Incluir a isometria na sua rotina de treino ajuda a prevenir lesões, aumenta a potência e a resistência muscular, além de poder se exercitar com o seu próprio peso, sem a necessidade de equipamentos.

A isometria tem sido introduzida em muitos treinos, seja para hipertrofia ou perda de peso, como uma acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura. Dessa forma, os exercícios isométricos formam uma das opções para as pessoas se manterem fisicamente ativas, além de desfrutarem dos benefícios oferecidos no treino.

Agora que você já sabe o que são exercícios isométricos, que tal inseri-los no seu treino? Se você gostou das nossas dicas ou tem dúvidas, deixe o seu comentário!