A má alimentação com o uso crônico de antibióticos e laxantes pode ocasionar vários danos à nossa microbiota intestinal, pois reduz consideravelmente o número de bactérias benéficas no intestino. Para manter o equilíbrio é fundamental optar por alimentos com ação probiótica. Dessa forma, alguns dos benefícios dos probióticos são promover a melhora das funções intestinais, aumentar a absorção de nutrientes e, ainda, proteger o sistema imunológico.

Encontrados com maior frequência em leites fermentados, iogurtes e formulações farmacêuticas, os probióticos atuam diretamente no equilíbrio intestinal, uma vez que estimulam a proliferação de bactérias desejáveis e reduzem o desenvolvimento de patógenos.

Continue a leitura deste post e conheça 3 benefícios do consumo de probióticos para sua saúde.

O que são os probióticos?

Os probióticos são microorganismos vivos que estão presentes principalmente em seu intestino. Eles são responsáveis por melhorar a nossa saúde de modo geral, pois facilitam a digestão e a absorção de nutrientes, fortalecendo, assim, o sistema imunológico.

O nosso sistema digestivo hospeda cerca de 2.000 tipos diferentes de bactérias. Quando acontece um desequilíbrio da flora intestinal após o uso de antibióticos ou por uma alimentação rica em alimentos açucarados e/ou gordurosos, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins e, desse modo, o organismo fica suscetível ao surgimento de várias doenças.

Ao contrário do que muitos pensam os derivados lácteos não são a única opção capaz de oferecer essas bactérias do bem. Existem outros alimentos com função probiótica que são fáceis de serem incluídos no cardápio do dia a dia, como kombuchá, picles, dentre outros.

Quais os benefícios dos probióticos para a saúde?

Estimular o funcionamento correto do intestino é um dos principais benefícios oferecidos pelos probióticos. Além disso, proporciona a redução do colesterol ruim e aumenta a absorção de vitaminas do complexo B, além de aliviar os sintomas de sensibilidade à lactose.

1. Auxilia na prevenção de doenças

Além dos benefícios para o intestino, os probióticos auxiliam na prevenção da diabetes, no controle das doenças cardiovasculares, entre outras.

A chegada das bactérias no intestino desencadeia a ativação das células de defesa que, nesse momento, ainda não têm certeza sobre as suas intenções.

Em razão disso, o sistema imunológico permanece ativo e capaz de reagir contra possíveis causadores de doenças que possam surgir.

2. Contribui para a perda de peso

Emagrecer de maneira saudável é essencial para conseguir manter o peso e para a saúde do organismo. Mas, como os probióticos podem contribuir para a perda de peso? Nesse caso, algumas bactérias intestinais exercem um papel fundamental na regulação do peso, pois inibem a absorção de gorduras alimentares, aumentando sua eliminação pelas fezes.

Além disso, os probióticos também podem combater a obesidade e o excesso de peso, por meio do aumento nos níveis de liberação de leptina – hormônio secretado pelo tecido adiposo – que gera uma redução do apetite.

3. Melhora a digestão

Para que o nosso sistema gastrointestinal funcione corretamente, é primordial que a microbiota intestinal esteja em equilíbrio. Dessa forma, os probióticos ajudam na neutralização dos efeitos negativos de certas escolhas alimentares, doenças ou medicamentos.

Por esse motivo, manter uma alimentação equilibrada e consumir a quantidade adequada de probióticos tem um papel fundamental para o bom funcionamento do processo digestivo, pois ele exerce grande influência sob as bactérias do intestino, podendo ajudar a prevenir e combater alguns problemas, com a disbiose intestinal.

Na prática esportiva, os probióticos têm se tornando cada vez mais populares entre os atletas. Além dos benefícios para a flora intestinal e sistema imunológico, o consumo dessa substância pode contribuir para maior desempenho no exercício, melhorando a carga de treinamento e reduzindo o risco de doenças respiratórias.

Inúmeros são os benefícios dos probióticos, porém seu consumo deve estar associado à prática de hábitos saudáveis. Logo, antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação, é importante contar com auxílio de profissionais capacitados para te ajudar.

Gostou do post? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram!