Com o novo ano começando é normal estabelecer metas pessoais para o novo ano que se aproxima. Porém, muitas vezes esses objetivos são deixados de lado e esquecidos com o tempo, sendo que é possível que nada do que foi proposto seja cumprido.

Esse não é um costume saudável, apesar de ser comum. Uma das explicações dessa falta de comprometimento está nos objetivos impossíveis e irreais que são estabelecidos, dificultando muito o seu cumprimento. Com a intenção de fazer algo muito bom, esquecemos de avaliar as condições para tal e acabamos desistindo no meio do trajeto.

Pensando nisso, falaremos sobre a importância de estabelecer metas e como elas podem ajudar no desenvolvimento pessoal. Além disso, daremos dicas de como traçar objetivos reais e a importância da saúde nesse contexto. Acompanhe conosco!

Por que as metas são importantes?

As metas pessoais são fundamentais para definir o que você deseja alcançar na sua vida. Elas são uma fonte de motivação contínua e contribuem de forma determinante para o seu desenvolvimento pessoal.

Atletas de alto nível, empresários, profissionais de sucesso estabelecem metas para suas atividades, pois elas são uma forma de avaliar o que deve ser atingido em curto, médio e longo prazo.

Além disso, quando cumpridas, as metas trazem mais autoconfiança e satisfação, pois aquilo que foi planejado está se concretizando. Nada melhor do que realizar aquilo que você deseja, seja profissional, relacionamento, saúde ou qualquer outra área da vida.

De forma geral, as metas facilitam a realização do que foi estabelecido. Quando um objetivo não é colocado como algo a ser alcançado, ele acaba perdendo sua força e atenção ao longo do tempo, sendo muito mais fácil esquecê-lo. Transformar isso em uma meta plausível é uma forma de realizar seus sonhos.

Como definir metas pessoais de forma objetiva?

É bom ressaltar que os benefícios citados acima só são recebidos quando o que é planejado está dentro da realidade. Quando os objetivos são inalcançáveis, produzem efeito contrário, desmotivando a pessoa. Por isso, traremos algumas dicas de como definir metas pessoais de forma objetiva. Confira!

Pensar nas motivações

Por que tal aspecto é um de seus propósitos? Essa é uma pergunta importantíssima no processo de criação de metas e deve ser feita antes de definir qual será o seu rumo. Você precisa entender os verdadeiros motivos desse anseio e qual será a utilidade dele para o futuro.

Não adianta definir objetivos por razões que fujam ao seu interesse, por isso, não estabeleça um objetivo só por moda ou por agradar alguma pessoa ao seu redor. O que serve para alguns pode não dar certo para você. Encontre motivações que tragam inspiração e que façam sentido para a sua vida.

Analisar se a meta realmente pode ser cumprida

Como já falamos acima, uma meta inalcançável é uma forte fonte de desmotivação, portanto, é imprescindível analisar se ela pode realmente ser cumprida. Ao estabelecer um objetivo, verifique o que necessita ser feito, as condições que estarão disponíveis e viabilidade.

Não adianta determinar que você treinará uma hora todos os dias da semana, se você sabe que precisa descansar ou que fará viagens que podem atrapalhar, por exemplo. Ao fazer isso, depois de alguns dias você perceberá que não está cumprindo o combinado da forma correta, e acabará desistindo.

Ser específico na descrição

Outra forma objetiva de estabelecer metas assertivas é ser específico ao descrevê-las. Quando elas são muito vagas, aceitam coisas que não representam realmente o objetivo principal. Além disso, a falta de um caminho para ser trilhado pode desanimar e atrapalhar sua execução.

Uma meta que seja descrita apenas como emagrecer não está bem detalhada. Dessa forma, qualquer quantidade perdida pode ser considerada um sucesso, o que não é muito eficaz e não reflete a realidade. Por outro lado, estabelecer um número mensal ou anual para a perda, dentro do possível, traz mais objetividade e rumo para o que deve ser feito.

Por que a saúde deve estar entre seus objetivos?

Entre várias áreas que podem receber suas metas pessoais, como profissional e emocional, a saúde deve ter espaço prioritário no seu planejamento. Por muitas vezes nossos compromissos nos impedem de cuidar do bem-estar físico e não permitem que tenhamos uma vida saudável.

Porém, não devemos brincar com nossa saúde, pois é ela que nos dá forças para cumprir as outras atividades, além de melhorar a qualidade de vida. Quando as metas de um viver saudável são construídas de forma efetiva e com comprometimento, elas podem ser alcançadas e trazer inúmeros benefícios. Confira algumas sugestões do que fazer!

Melhorar a alimentação

Um dos propósitos mais comuns, mas que nem sempre é muito fácil de ser cumprido, é melhorar a alimentação. Por mais que saibamos o que deve ser feito, os compromissos, a falta de tempo e nossos desejos impedem que nos alimentemos de forma saudável.

A dica é não forçar para os extremos, mas sim, procurar uma transformação dos seus hábitos alimentares. É melhor comer bem durante o ano todo, do que fazer dietas rigorosas por um período determinado. Além de ser mais saudável, os resultados serão duradouros.

Seja qual for a sua intenção, é imprescindível ingerir alimentos saudáveis, como frutas, oleaginosas, sementes, folhas verdes, legumes, saladas variadas, carboidratos controlados, dentre outros.

Praticar exercícios

Essa meta depende do que você já está acostumado a fazer. Se a sua rotina inclui exercícios semanalmente, é possível pensar em aumentar os dias de prática ou a intensidade dos treinos.

Por outro lado, se você está parado, seja realista e defina objetivos que sejam possíveis, como praticar exercícios duas ou três vezes por semana. Lembre-se de que para manter a motivação nos treinos é necessário ter metas realistas.

Neste artigo, vimos a importância de saber como definir metas pessoais para a nossa vida. Elas são uma forma de motivação e contribuem para o desenvolvimento próprio e para a realização de nossos sonhos. Para aproveitar ao máximo o potencial dessas medidas, é fundamental ser realista e estabelecer objetivos que possam ser cumpridos. Desse modo, sua vida será mais plena e a satisfação aumentará, além dos benefícios alcançados pelo cumprimento do que foi planejado.

Gostou de receber dicas para estabelecer suas metas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e conferir mais conteúdos importantes para o seu desenvolvimento!