Manter a rotina de treinos ativa pode ser um desafio e tanto, não é verdade? Afinal, todos sabemos que de vez em quando bate aquela preguiça de ir até a academia. Sem a motivação necessária fica difícil atingir os resultados, por isso os exercícios em dupla figuram como ótima alternativa!

Insistir contra as próprias amarras para dar regularidade às atividades é muito importante, causando reações positivas não apenas no corpo, mas também em outros aspectos. Se para você malhar sozinho atrapalha esse processo, encontrar alguém para acompanhá-lo consiste em uma saída bastante promissora.

Caso esteja pensando em chamar aquele amigo ou amiga para iniciar o próximo Projeto Verão, continue conosco por aqui! Ao longo do texto, listamos uma série de informações relevantes sobre o treino em dupla, além de exemplos de atividades propícias. Confira!

Quais as principais vantagens dos exercícios em dupla?

Contar com um familiar, outra pessoa próxima ou até um conhecido da academia com objetivos semelhantes na hora do treino oferece vários benefícios no sentido de otimizar o desempenho. A seguir mostramos os melhores.

Motivação

O tempo que passamos na academia não é gasto integralmente praticando exercícios. Tem a chegada, a passada no vestiário para trocar de roupa e os intervalos entre séries, por exemplo. Será que esses pequenos períodos ociosos não podem interferir na sua motivação?

Uma companhia durante o treino torna cada atividade mais interessante. Se o papo rola solto sem atrapalhar a performance dos outros, é claro, as risadas e o clima alegre fazem o exercício passar em um piscar de olhos. Quando faltar energia, inclusive, o companheiro estará ali para dar aquela força extra!

Competitividade

Não importa se seu objetivo é emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente realizar uma atividade física. Na academia, a competitividade sempre cai bem, elevando o desempenho individual a cada treino.

Aumentar a carga no agachamento e correr mais rápido em menos tempo na esteira, por exemplo, são evidências de que o esforço está valendo a pena. Tudo isso fica bem mais fácil com um (a) parceiro (a) ao lado! Os dois buscam melhorar a cada dia, às vezes sem nem perceber tanto ganho de competitividade.

Auxílio na execução

Fazer exercícios em dupla também ajuda na prática correta deles e no auxílio mútuo. Dividindo um mesmo aparelho, é comum precisar mudar o peso constantemente, e a presença de uma companhia agiliza bastante.

Dar uma conferida na execução dos movimentos, medir o tempo, contar repetições e adicionar ou remover cargas são algumas das tarefas que a parceria pode muito bem cumprir.

Quais os melhores exercícios em dupla?

Nem toda atividade de musculação exige um equipamento ou halteres para ser realizada. Usando apenas o peso corporal se pode tirar muito proveito, em especial com a presença de alguém para ajudar. Siga a leitura e saiba mais!

Abdominal

Para executar o movimento adequado do músculo abdominal, uma pessoa segura a outra ou os dois enroscam as pernas, criando estabilidade.

Se ficar fácil demais, vale estender o braço e deixá-lo alinhado à cabeça, fazendo com que o abdômen produza uma quantidade ainda maior de força para subir por completo.

Agachamento

Conhecido por ser uma das atividades mais eficientes da musculação, o agachamento ganha bastante estabilidade quando feito em dupla.

Sem jamais esquecer de manter a postura correta, segure as mãos do parceiro e agache, evitando ainda que os joelhos se dobrem para dentro. Realizar o exercício com uma perna só é uma pedida excelente para dificultá-lo!

Remada

Na remada, um dos dois se agacha e fica firme. Enquanto isso, o outro segura sua mão e se inclina para trás, puxando repetidamente apenas com a força promovida pelos braços. Lembre-se: o tronco deve continuar sempre reto.

Para impedir problemas, ambos precisam ter pesos semelhantes. Quem segura desenvolve também a musculatura da perna e fortalece o core, o que torna a remada uma atividade bem completa.

Com tantos benefícios a oferecer, os exercícios em dupla demandam, entretanto, atenções básicas. Cada pessoa deve seguir seus objetivos individuais e, caso haja distinções em determinado aspecto, todas elas precisam ser respeitadas para que ambos saiam ganhando!

Já que estamos falando no assunto, aproveite a visita no blog, acesse este post e saiba qual o melhor horário para malhar!