De manhã, à tarde ou à noite? Essa é uma dúvida muito comum entre os frequentadores das academias. No entanto, definir qual o melhor horário para malhar pode influenciar diretamente nos resultados dos treinamentos.

Para compreender em qual horário o exercício pode ser importante precisamos entender o nosso ritmo circadiano, visto que ele está associado a muitos aspectos do desempenho físico, saúde e bem-estar.

Logo, existem momentos nos quais as nossas células musculares são capazes de utilizar oxigênio para produzir energia com uma maior eficiência, melhorando, assim, a nossa performance.

Continue a leitura deste post e saiba como identificar o melhor horário para você frequentar a academia.

Qual o melhor horário para malhar?

Em função de uma rotina atribulada, muitas pessoas optam por ir treinar no meio do dia ou após o trabalho. Se exercitar no período da noite promove uma melhora na qualidade do sono, pois ajuda a reduzir os níveis de estresse. Já no período da tarde é mais provável que a academia esteja vazia.

Entretanto há quem goste de malhar logo cedo, uma vez que essa prática proporciona um aumento nos níveis de energia ao longo do dia, deixando você com a mente mais alerta e aguçada.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe um horário ideal para praticar atividade física. Cada horário traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para alavancar seus treinos, sem prejudicar a saúde.

Quais as principais características dos horários para malhar?

Independentemente de serem realizados, pela manhã, tarde ou noite, todos sabemos da importância de praticar exercícios físicos regularmente. Escolher o horário adequado e cumpri-lo auxilia no desenvolvimento de um hábito saudável e de longa duração.

Confira, a seguir, algumas características que devem ser consideradas para treinar de acordo com cada horário.

Manhã

Quem optar por treinar na parte da manhã tem como grande vantagem despertar o metabolismo mais cedo, além de ganhar mais disposição para executar as tarefas diárias. Outro fator que devemos considerar é que a maioria dos hormônios do corpo são liberados pela manhã.

No entanto, vale lembrar que é preciso redobrar os cuidados com a alimentação. Isso porque, após um tempo sem se alimentar, o corpo precisa elevar os níveis de glicose no sangue, de modo a evitar fraquezas ou desmaios durante o exercício. Portanto o ideal é realizar uma refeição uma hora antes de malhar.

Tarde 

O período vespertino é um ótimo horário para aqueles que gostam de realizar o treino com tranquilidade, pois geralmente academia costuma estar mais vazia. Além disso, em virtude de uma série de fatores metabólicos e hormonais, esse é um período no qual o corpo tem mais disposição para executar as atividades.

Além do mais, nesse horário a temperatura corporal também tende a permanecer mais alta, o que é uma vantagem para quem tem como objetivo a perda de peso.

Noite 

Uma ótima alternativa para aliviar o estresse acumulado no decorrer do dia. Entretanto, para algumas pessoas, essa prática pode se tornar um grande problema na hora de dormir.

Adrenalina, endorfina e cortisol são algumas das substâncias produzidas durante a realização de exercícios físicos e que podem deixar você um tanto agitado, atrapalhando o seu sono. Em contrapartida, o cansaço gerado após o treino faz com que outras pessoas apresentem maior facilidade para dormir.

De qualquer maneira, o mais recomendado é praticar atividade física de 2 a 3 horas antes do horário de dormir. Esse intervalo garante que o corpo desacelere e volte à sua temperatura normal, propiciando uma noite tranquila.

Incluir a prática de exercício físico na rotina não é uma tarefa fácil, mas para alcançar seu objetivo, seja perder peso ou hipertrofiar os músculos, é fundamental reservar alguns minutos do seu dia. Diante disso, se o período da manhã é o único horário que você tem disponível, realizar exercícios de alta intensidade pode ser uma boa opção.

Portanto é importante salientar que não existe uma resposta definitiva. É preciso saber quais são suas prioridades e, com isso, identificar o melhor horário para malhar de acordo com a sua realidade.

E aí, gostou do post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e ter acesso a conteúdos como este diretamente no seu e-mail!